Navegando por Autor "silva, Jéssica Luana da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Avaliação na educação infantil: relatórios avaliativos na perspectiva de professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) silva, Jéssica Luana da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917Este estudo tem como objetivo compreender a avaliação na educação infantil e a perspectiva de professoras sobre os relatórios avaliativos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com 4 (quatro) professoras da rede municipal de educação do município de Natal/RN, que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Dessa forma, foi enviado um questionário online. O artigo em questão traz reflexões sobre as especificidades do processo avaliativo, destacando a perspectiva das docentes, os desafios encontrados, bem como a relevância de se ter um olhar sensível, atento e reflexivo sobre a sua prática. Através dos resultados da pesquisa, constatou-se que há uma necessidade de se discutir a avaliação na Educação Infantil na perspectiva das professoras, as quais lidam com esse processo diariamente, pois trata-se de algo complexo que requer aprofundamento e entendimento sobre a criança e suas especificidades. Para a elaboração do trabalho, recorremos a autores como Hoffmann (2012), Micarello (2010), Pinazza e Fochi (2018), Kramer (2015), entre outros. Através das reflexões, concluímos que ao pesquisar os relatórios como instrumento avaliativo, na perspectiva das professoras compreendemos o quão é importante a avaliação na educação infantil e como as profissionais utilizam esse e os múltiplos registros no cotidiano. No entanto, o uso de relatórios como instrumento avaliativo é valioso, mas não suficiente por si só. Ele deve ser integrado a estratégias que contemplem a individualidade das crianças e também do professor que avalia.