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Navegando por Autor "Xavier, Pedro Bezerra"

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    Artigo
    O desenvolvimento do trabalho colaborativo durante a pandemia: o cenário mundial da atenção primária à saúde
    (Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Lemos, Daniel Carlos de; Guedes, Dimitri Taurino
    Identificar na literatura como se desenvolveu o trabalho colaborativo durante a pandemia da COVID-19 no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos:Revisão integrativa da literatura, com a finalidade de sintetizar resultados de estudos já realizados. Pesquisa realizada no PubMed, Portal CAPES e BVS, com os descritores; “primary health care”; “interprofessionality”; “COVID-19”, com o operador booleano “AND”. Setenta e nove artigos foram encontrados. Após leitura crítica, utilizando os critérios de exclusão, obtiveram-se 07 artigos. Resultados:Observa-se a notoriedade das práticas interprofissionais na APS no cenário mundial, demandando profissionais capacitados e que exerçam um trabalho colaborativo; foco centrado na comunidade; liderança e resolução de conflitos na equipe, consolidando a assistência prestada pela APS na pandemia. Observou-se a readaptação do serviço para atender a população, além das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde. Considerações Finais: Encontram-se algumas evidências capazes de ratificar a interprofissionalidade como ferramenta essencial à prática colaborativa, potencializando a APS nos diversos países, consolidando os sistemas e as redes de atenção à população e promovendo melhorias significativas na assistência. Este trabalho contribuirá para o desenvolvimento da sistematização do processo de trabalho interprofissional, melhorando a assistência prestada e favorecendo o bom funcionamento das unidades de saúde.
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    Artigo
    Digital health interventions and quality of home-based primary care for older adults: a scoping review protocol
    (Frontiers Media SA, 2023) Uchôa, Severina Alice da Costa; Silva, Ísis de Siqueira; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Lopes, Rayssa Horácio; Araújo, Aguinaldo José de; Figueirêdo, Renan Cabral de; Bay Jr, Osvaldo de Goes; Lapão, Luís Velez; Xavier, Pedro Bezerra
    Introduction: The use of digital health interventions has expanded, particularly in home-based primary care (HBPC), following the increase in the older adult population and the need to respond to the higher demand of chronic conditions, weakness and loss of autonomy of this population. There was an even greater demand with COVID-19 and subsequent isolation/social distancing measures for this risk group. The objective of this study is to map and identify the uses and types of digital health interventions and their reported impacts on the quality of HBPC for older adults worldwide
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    TCC
    Formação do sanitarista e a inserção prática no SUS: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Stéfanie Aparecida Oliveira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466; http://lattes.cnpq.br/8854485180071740; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507; Xavier, Pedro Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2088975311359852
    O presente estudo tem como objetivo mapear a inserção prática dos estudantes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que analisou 22 PPCs de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os dados foram coletados por meio de fontes públicas e sistematizados em planilha, com posterior análise temática. Os resultados mostraram que, a maioria dos cursos atende a carga horária mínima de 3.200 horas estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), e 81,8% cumprem a exigência mínima de 500 horas para o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A inserção prática ocorre principalmente por meio dos ECS, das atividades práticas e do estágio não obrigatório. Os principais componentes curriculares práticos são, em sua maioria obrigatórios (91,2%) e ocorrem de forma distribuída ao longo da graduação, embora ainda existam cursos que concentram as práticas apenas nos períodos finais. Os cenários de práticas incluem atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, gestão em saúde, espaços educacionais e espaços comunitários, como quilombos, aldeias e indígenas. As atividades desenvolvidas abrangem desde diagnósticos situacionais e ações de promoção à saúde até o monitoramento de políticas públicas. Além disso, o estudo revela um alinhamento progessivo as DCNsCGSC e evidencia avanços na formação integrada, embora persistam desafios como a padronização das nomenclaturas, a inserção profissional dos egressos e a escassez de preceptores da própria área. O estudo indica a necessidade de futuras pesquisas que devem incorporar a percepção de coordenadores, preceptores, gestores e alunos, buscando aprimorar a qualidade e a efetividade da articulação ensino-serviço. Conclui-se que a articulação ensino-serviço tem potencial para fortalecer a formação do Sanitarista e contribuir com o fortalecimento da atenção à saúde no SUS, mas ainda demanda esforços para consolidação institucional e reconhecimento profissional.
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    Artigo
    Impactos da covid-19 no trabalho colaborativo na atenção primária à saúde
    (2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Magalhães, Adriana Gomes; Guedes, Dimitri Taurino
    O estudo tem como tema o impacto da pandemia no trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde. O objetivo é analisar os impactos da pandemia da COVID-19 no trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, tendo como campo de investigações as Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande, Paraíba. A amostra do estudo foi composta por profissionais de saúde vinculados à Estratégia Saúde da Família. Entre as equipes selecionadas, foram entrevistados 31 participantes. Os resultados evidenciam que a pandemia da COVID-19 causou impactos significativos em diversas ações de saúde, especialmente aquelas relacionadas às interações em grupos, como prevenção e vigilância em saúde. A dinâmica do trabalho das equipes foi alterada, diante da necessidade de reorganização das atividades, afetando diretamente o trabalho interprofissional e as práticas colaborativas em saúde. Os achados deste estudo também apontaram que antes do advento da pandemia, o trabalho interprofissional já estava sofrendo modificações, influenciado principalmente pelo cenário político. Conclui-se que há a necessidade da reorganização dos papéis de cada membro da equipe da APS, para alcançar o domínio e a execução das práticas colaborativas, fundamentais para promover o cuidado em sua integralidade. Esses resultados são relevantes, e poderão contribuir para as decisões futuras acerca da temática, este estudo revela ações, que foram prejudicadas durante a pandemia, e que necessitam de maior atenção e fortalecimento no atual momento
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    TCC
    A importância do profissional sanitarista no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Medeiros, Kaynara Isabelle Ginani de; Junior, Jose Jailson de Almeida; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Vieira, Henry Walber Dantas; Xavier, Pedro Bezerra
    Ao sanitarista se atribui um papel abrangente e estratégico: a responsabilidade pela direção do processo coletivo de trabalho, tanto na dimensão epidemiológica e social de apreensão e compreensão das necessidades de saúde, quanto na dimensão organizacional e gerencial de seleção e operação de tecnologias para o atendimento dessas necessidades. O estudo teve por objetivo pesquisar na literatura a importante atuação do profissional sanitarista no Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, na qual foram utilizadas as seguintes bases de dados: Lilacs, Scielo e Medline. A partir da definição dos descritores Sistema Único de Saúde (Unified Health System) e Formação de Recursos Humanos (Staff Development) e Saúde Coletiva (Public Health), combinados com os operadores booleano AND nas bases. e da elaboração de estratégia de pesquisa, foi feita uma seleção com os resultados obtidos nas bases consultadas. Dentre as principais conclusões, destaca-se que o sanitarista surge para suprir a demanda por profissionais capacitados e que atuem no planejamento, gestão e ações de promoção à saúde.
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    Artigo
    Trabalho na atenção básica durante a pandemia da Covid-19: percepções dos profissionais de saúde acercada atuação da gestão municipal
    (Zenodo, 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Brandão, Gisetti Corina Gomes; Guedes, Dimitri Taurino
    Este trabalho tem como tema a investigação da percepção dos profissionais de saúde acerca da atuação da gestão municipal durante a pandemia da COVID-19. O objetivo do estudo é analisar a percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde acerca do processo de trabalho e da atuação da gestão municipal de saúde durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A amostra do estudo é composta por profissionais de saúde que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município da Paraíba. A realização da coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro a abril de 2022. Obteve-se como resultado deste estudo que mediante o cenário de crise sanitária causado pela COVID-19, observou-se que o processo de trabalho em saúde foi afetado em diversos aspectos, a comunicação na equipe multidisciplinar foi destacada como relevante para o processo de trabalho para os entrevistados. No que se refere à relação dos profissionais com a gestão, os resultados apontam que o posicionamento dos gestores influenciou no funcionamento dos serviços de saúde, assim como nas condições (insalubres) de trabalho dos profissionais da APS. Os resultados deste estudo evidenciaram, a partir da ótica dos profissionais da APS, que houve negligência por parte da gestão municipal no que diz respeito ao suporte, disponibilização de EPIs, capacitações, suporte emocional e ações coordenadas para o enfrentamento adequado da pandemia
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    Dissertação
    Trabalho na Atenção Primária à Saúde sob a luz da interprofissionalidade no contexto da pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-15) Xavier, Pedro Bezerra; Guedes, Dimitri Taurino; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/7575524707167845; http://lattes.cnpq.br/2088975311359852; Magalhães, Adriana Gomes; Brandão, Gisetti Corina Gomes
    A complexidade dos entraves no contexto da assistência em saúde e a necessidade de tornar trabalhosos sistemas mais responsivos às demandas dos cidadãos desencadeiam debates sobre as formas mais adequadas de organização do cuidado em saúde. Para tanto, a partir do cenário pandêmico em decorrência da COVID-19, foram evidenciadas maiores demandas e práticas em saúde, aumentando a sobrecarga de trabalho e a complexidade das atividades em saúde, criando também um contexto de instabilidade e vulnerabilidade. Por isso, faz-se necessário compreender estas mudanças e assim, traçar meios de efetivar o trabalho colaborativo e integrado, a partir do estabelecimento de um diálogo interdisciplinar, respeitando a autonomia dos usuários. Este estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da pandemia da COVID-19 no trabalho interprofissional das equipes da Atenção Primária à Saúde. E dessa maneira, é desenvolvido através de dois estudos. O primeiro artigo é uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), com a finalidade de sintetizar resultados de estudos já realizados. Pesquisa realizada no PubMed, com os descritores; “primary health care”; “interprofessionality”; “COVID-19”, com o operador booleano “AND”. Obteve-se o total de 79 artigos. Após leitura crítica dos documentos, utilizando os critérios de exclusão, obtiveram-se 07 artigos. Este artigo buscou contribuir para o bom desenvolvimento da sistematização do processo de trabalho interprofissional nas equipes de saúde, melhorando a qualidade da assistência prestada à população e favorecendo o bom funcionamento das unidades de saúde. O segundo artigo tratase de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, que teve como campo de investigações as Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande, Paraíba. A amostra do estudo foi composta pelas equipes de saúde vinculadas à ESF. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro a abril de 2022. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin, com auxílio do software Atlas ti. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) e aprovada sob o CAAE de número 54029521.0.0000.5568. A partir da análise de conteúdo, através do gerenciamento de dados por meio do Atlas ti., foi realizado o processo de codificação das entrevistas, que gerou 4 categorias: competências interprofissionais, consequências da pandemia da COVID-19, gestão e gerenciamento, organização do processo de trabalho. As categorias revelam que as principais atividades afetadas pela pandemia são as atividades de promoção, prevenção e vigilância em saúde. Nessa perspectiva, os resultados apontam que a pandemia causou impactos no trabalho interprofissional na APS, entre eles pode-se citar o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, fragmentação das atividades de prevenção, mudanças nas práticas colaborativas, ausência de capacitações fornecidas pela gestão, problemas de ordem estrutural, distanciamento entre o serviço, os profissionais e a comunidade e impactos diretos no trabalho em equipe e na qualidade da assistência. Este estudo revela ações que foram prejudicadas durante a pandemia, e que necessitam de maior atenção.
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