Navegando por Autor "Xavier, Maria Rita Pereira"
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Dissertação O amor em tempos de internet: as expectativas amorosas na rede social Badoo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-19) Xavier, Maria Rita Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/2651505894469251; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; Silva, Vergas Vitória Andrade da;A pesquisa propõe-se a analisar o fenômeno dos relacionamentos amorosos através da observação da Rede Social Badoo. Como meio para atingir este objetivo, foram realizadas entrevistas qualitativas em profundidade on-line. O principal questionamento é entender como se configuram as expectativas amorosas na modernidade líquida. Agregado a isto ainda há como categorias de análise a visão sobre relacionamentos e as experiências amorosas proporcionadas pelo uso da Rede Social Badoo. São três as hipóteses iniciais: 1) vivencia-se um momento de transição, no qual o amor líquido nos termos propostos por Bauman (2004) estaria ganhando terreno e, como consequência, os relacionamentos estariam se apresentando mais curtos, mais abertos e com outras propostas interativas para as relações. 2) As práticas de consumo da modernidade líquida conseguem interpelar as práticas relacionais moldando-as de acordo com a sua lógica. 3) Supõe-se que o raciocínio, inerente ao mercado, do uso seguido do descarte se instala no comportamento social e que esta prática é acentuada pela tecnologia, através do uso da internet para o estabelecimento de relacionamentos amorosos. A análise empírica demonstra que tanto a visão sobre os relacionamentos quanto as expectativas amorosas na modernidade líquida têm como referência o modelo de relacionamento amoroso sólido, inerente à modernidade tradicional. Todavia demonstra também que as experiências e práticas amorosas remetem ao modelo de relacionamento líquido. Portanto, a partir dessas afirmações defende-se que há na modernidade líquida a coabitação dos modelos líquido e sólido de relacionamentos amorosos. Em resumo, esta pesquisa tem o intuito de compreender os relacionamentos amorosos contemporâneos através do espectro das relações que se desenvolvem na Rede Social da internet: BadooTese O dispositivo de vigilância algorítmica: algoritmos rastreadores, smartphones e coleta de dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Xavier, Maria Rita Pereira; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; ; http://lattes.cnpq.br/2651505894469251; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Muneiro, Lilian Carla; ; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Medeiros, Lucas Fortunato Rego de; ; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4478473359082044; Neves, Thiago Tavares das; ; http://lattes.cnpq.br/9277003862730668O objetivo desta pesquisa de doutorado é analisar o uso de algoritmos rastreadores através de smartphones como uma forma corporativa/empresarial de vigilância. A proposta é se utilizar do conceito de dispositivo (FOUCAULT, 1996; 2008b; 2014; 2018; DELEUZE, 1996; AGAMBEN, 2009) para explicitar como se dá a formação e atuação de um “dispositivo de vigilância algorítmica”. O entendimento é o de que o capitalismo prepararia o terreno para a modulação de subjetividades específicas através da praticidade e do entretenimento proporcionado pelos aparatos tecnológicos, que estariam inseridos em um dispositivo mais abrangente de uma vigilância. O papel do smartphone seria o de abrir caminho para a anuência da entrega de dados apoiada tanto na cooperação voluntária dos usuários quanto no uso de algoritmos rastreadores de dados numa prática conhecida como tracking. A pesquisa bibliográfica é a principal metodologia empregada, as categorias de pesquisa são baseadas no conceito de dispositivo foucaultiano, de forma que esse conceito é utilizado como o próprio método para a delimitação dos componentes do dispositivo algorítmico; consequentemente, este autor é a principal referência teórica utilizada (Foucault, 1996; 2008b; 2014; 2018). Todavia, a perspectiva teórica de Bruno (2013); Bauman e Lyon (2013); Lazzarato (2014; 2006); e Deleuze (1988; 2000) também se fazem amplamente presente. O argumento deste trabalho é o de que a sociedade disciplinar foucaultiana não foi de todo substituída pela sociedade de controle, muito menos seus dispositivos de vigilância foram extintos, mas sim que esses dispositivos assumiram novas formas através do amplo espectro de modulação adquirido pelos aparatos tecnológicos comunicacionais.TCC O lúdico na contação de história na Educação Infantil: Desenvolvimento pelo prazer da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Silva, Élida Weslane da; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Boleiz Jr, Flávio; Xavier, Maria Rita PereiraEste artigo visa analisar a importância que a prática da contação de história realizada de forma lúdica tem na construção do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Pois é com a aplicação dessa prática que as crianças conseguem desenvolver as capacidades da linguagem oral e da escrita no decorrer de sua formação, além de absorver o hábito pela leitura colocado no decorrer de sua vida diária. O tema em questão veio por meio de inquietação pessoal no decorrer do estágio supervisionado II, na Escola Infantil Aldeniza Nunes de Carvalho, localizado na cidade de Antônio Martins-RN. Atualmente a Educação Infantil é pauta de estudos feitos por vários pesquisadores, pois a mesma segue em pleno desenvolvimento no nosso país, conseguindo fomentar diversos estudos direcionados ao desenvolvimento desta área de ensino, e há algum tempo estudiosos falam e discutem sobre como garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Principalmente o momento de contação de história, momento esse que vem sendo valorizado a cada dia mais devido ao desenvolvimento que as crianças apresentam á pratica educativa. O problema enfrentado na maioria das vezes pelos professores é com relação à displicência de alguns de seus discentes, pois bem não podemos colocar que o problema está sendo apenas da falta de concentração das crianças, mas também deve ser observado como o docente conduz as crianças para o momento de contação de história. Em seguida foi desenvolvido e efetuado um estudo bibliográfico que auxiliou teoricamente para entender o porquê trabalhar a contação de história na Educação Infantil é importante, então foram analisadas obras de Barreto (2003), Mattos (2009), Villardi (1999), Lakatos e Marconi (2005), Ariés (1981), Solé (1998) e Castro (2008) e RCNEI (1998), Haetinger (2008) Moyle (2002), Almeida (1984), entre outros. E foi por meio desses subsídios que conseguimos considerar que na maioria das vezes uma questão ética, talvez com a contação de história acontece por meio dos profissionais da Educação infantil, que conhecem a importância do desenvolvimento da criança, mas não são valorizados nos planos de aula diários. Portanto as colocações ditas no decorrer deste artigo são de fundamental importância para fortalecer os assuntos direcionados a contação de história feito de forma lúdica e prazerosa para os alunos, motivando-os a desenvolverem o gosto pela leitura e adquirem maior capacidade intelectual.