Navegando por Autor "Xavier, Gisele Silva"
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TCC Literatura fantástica e formação de leitor: o que revelam os estudos?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-15) Xavier, Gisele Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Dantas, Soraneide Soares; Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula deO trabalho tem como tema Literatura fantástica e formação de leitor. O interesse por esse tema surgiu a partir de leituras de narrativas fantásticas durante a infância e a adolescência. Essas leituras passaram a ser problematizadas durante a graduação em Pedagogia, mediante perguntas do tipo: Como os pesquisadores conceituam o fantástico? Quais as características desse tipo de literatura? Quais as suas contribuições para a formação do leitor? Compreende-se que na formação do leitor vários aspectos estão implicados, como o acesso dos leitores às obras e práticas regulares de leitura. Nessa direção, destaca-se a necessidade de o professor conhecer sobre os gêneros lidos, no caso em específico, as histórias fantásticas, de modo a influenciar positivamente a formação do aprendiz como leitor. Nesse sentido, indagamos: o que revelam os estudos sobre a literatura fantástica? O trabalho, portanto, constitui uma pesquisa de natureza bibliográfica (GIL, 2002) com objetivo de natureza exploratória: evidenciar os achados dos estudos sobre o fantástico, com vistas à formação do leitor dos anos iniciais do fundamental. Para compor o referencial teórico, destacam-se os estudos de FREIRE (1989) sobre leitura; as reflexões de ZILBERMAN (2003), COELHO (2000) e AMARILHA (2009) sobre literatura e prática pedagógica; as análises de YUNES e PONDÉ (1988) e as ideias de SMITH (1989) referentes aos conceitos de leitura e formação do leitor; as pesquisas de TODOROV (2008), HELD (1980), ROAS (2013) e CESERANI (2006) sobre literatura fantástica e, por fim; reflexões sobre a leitura no ensino fundamental (BRASIL,1997). Com base nesse referencial, são apresentados conceitos e a importância da leitura: por meio dela compreende-se o outro e o mundo, assim como, compreende-se o que ler através dos conhecimentos prévios do leitor. O aprendizado da leitura acontece através do contato com os livros e convivência e incentivo de leitores experientes. Também, são analisados os conceitos, as características e as contribuições do fantástico para a formação do leitor. Conclui-se que a literatura fantástica propicia contribuições importantes, como: intensifica a formação do leitor reflexivo, sobre si mesmo e o mundo em que o cerca; envolve o leitor de modo a provocar a sua imaginação e criatividade. Espera-se com isso, que o professor possa perceber as contribuições desse gênero literário e que possa trabalhá-lo na formação do leitor.TCC O papel social da biblioteca no desenvolvimento da Competência em Informação dos usuários: reflexões teóricas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Xavier, Gisele Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; https://orcid.org/0000-0003-1190-1923; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Melo, Hemanuela Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3529081360476903Este trabalho de conclusão de curso apresenta o contexto da Sociedade da Informação, em que ver-se um cenário de acelerada disseminação de uma grande quantidade de informações que é ampliado com o uso das tecnologias e as mídias sociais. Reforça que a informação é um ativo valioso para a sociedade e para o indivíduo que a necessita nos diversos âmbitos da vida, mas que existe a dificuldade em filtrar aquelas que são necessárias, confiáveis e de qualidade, somado ao atual contexto da proliferação de desinformações. Reflete sobre o carecimento do indivíduo desenvolver a Competência em Informação, ou seja, conhecer suas necessidades informacionais, saber buscar, analisar, e usar a informação de forma ética. Evidencia o tema e a importância do papel do bibliotecário nesse contexto informacional, considerando que esse profissional é um mediador da informação. Tem como problema de pesquisa investigar o papel da biblioteca no desenvolvimento da Competência em Informação dos usuários. Dessa forma, apresenta como objetivo geral: identificar o papel social da biblioteca no desenvolvimento da Competência em Informação dos usuários. E possui como objetivos específicos: entender o papel social da biblioteca; destacar a importância da Competência em Informação na atualidade; e relacionar o papel social da biblioteca com o desenvolvimento da Competência em Informação. Utiliza como procedimento metodológico o método de abordagem indutivo, num enquadramento qualitativo. Quanto aos métodos de procedimento, é utilizado o método histórico e o método funcionalista. Além disso, é adotado a técnica de pesquisa bibliográfica, e o tipo de pesquisa é a exploratória. Como resultado, compreende que o bibliotecário deve pensar em programas de Competência em Informação, considerando as necessidades informacionais dos usuários, o contexto da biblioteca, recursos disponíveis, objetivos, metodologia, os padrões de Competência em Informação para nortear a construção do programa, e sua avaliação. Conclui que a biblioteca deve assumir um papel educacional, pensando em estratégias que possibilite que o usuário desenvolva a Competência em Informação, habilidades que na atualidade são essenciais, cumprindo assim também seu papel social ao promover o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade.