Navegando por Autor "Weissheimer, Janaina"
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TCC A aprendizagem de uma segunda língua na infância: estudo exploratório de uma escola bilíngue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Cavalcante, Alene Valéria Sátiro; Weissheimer, Janaína; Weissheimer, Janaina; Ribeiro, Cynara Texeira; Leite, Lígia de SouzaO presente trabalho foi elaborado a partir de indagações pessoais quanto ao aprendizado da língua inglesa, Nesse sentido, tal estudo teve como objetivo observar o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem de uma segunda língua na infância no contexto escolar, assim como destacar estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola bilíngue da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, para contribuir na aquisição da proficiência oral na segunda língua. Para tanto, como metodologia de pesquisa qualitativa foi feito um estudo exploratório, que consistiu em observações feitas do cotidiano escolar de crianças do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental, analisando seu comportamento no tocante ao desenvolvimento de sua comunicação oral diante do contato com outro idioma. Os resultados mostram que os métodos e as práticas pedagógicas utilizadas pela escola, assim como o contato diário dos alunos com a L2, contribuem para a aprendizagem de uma segunda língua na infância, a qual traz benefícios cognitivos para as crianças, principalmente quando elas passam pelo programa de imersão, onde todas as instruções são dadas na segunda língua e elas gradativamente vão se apropriando da mesma.Dissertação Acesso Lexical: uma dupla rota para o português brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-27) Medeiros, Joyse Ashley Vitorino de; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; http://lattes.cnpq.br/4320600163498455; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Buchweitz, Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/7897187838595254Identificar as unidades que constituem as expressões da linguagem continua a ser uma questão importante na pesquisa psicolinguística contemporânea. Seria o modo como acessamos as palavras influenciado pela estrutura do léxico? Modelos de processamento não lexicais sugerem que, no momento do acesso lexical, as palavras são decompostas em unidades menores, isto é, morfemas. O pressuposto central destes modelos é que as palavras são armazenadas na memória, na forma de unidades significativas mínimas (ex.: amigável: amig/a/ável/). Dentro dessa linha de investigação, palavras compostas são especialmente importantes devido a sua dupla natureza: embora tenham um significado atômico, elas também podem apresentar estruturas segmentáveis. O objetivo desta dissertação foi verificar se há diferença na forma como reconhecemos palavras simples e compostas do Português Brasileiro (PB), utilizando testes de decisão lexical. Esta pesquisa pode lançar luz sobre como a mente representa diferentes categorias de palavras; além disso, pode ajudar a elucidar se diferenças superficiais na estrutura das línguas têm influência no processamento linguístico. Utilizamos testes de decisão lexical para indagar (i) se há diferenças nos tempos médios de reação e acurácia de resposta entre palavras simples e compostas, e (ii) se essas diferenças se correlacionam com a frequência de uso dessas palavras. Os resultados obtidos com o teste de decisão lexical I fornecem evidências de que há um papel para a decomposição no reconhecimento de palavras no PB, pois nas frequências baixa e média as palavras compostas produziram tempos de reação significativamente menores que as simples. No entanto, nas altas frequências dos experimentos de decisão lexical I e II, foram as palavras simples que apresentaram latências de resposta mais curtas. Esse tipo de resultado, por sua vez, se coaduna com as predições de modelos de listagem plena. Dessa forma, para explicar esses resultados se faz necessário sugerir um mecanismo de acesso lexical em dupla rota, em que cada tipo de palavra é acessado mais rapidamente dependendo da sua frequênciae propriedades morfológicas.Artigo Acesso lexical: uma rota dupla para o português brasileiro(2014) Medeiros, Joyse; Weissheimer, Janaina; França, Aniela Improta; Ribeiro, Sidarta Tollendal GomesO presente estudo avalia se o modo como acessamos as palavras é influenciado pela estrutura do léxico; mais especificamente, se há diferenças na forma como reconhecemos palavras simples e compostas do Português Brasileiro (PB). Para isto, aplicamos dois testes de acesso lexical a 80 participantes para determinar (i) se há diferenças nos tempos de reação e acurácia de resposta entre palavras simples e compostas, e (ii) se essas diferenças se correlacionam com a frequência de uso dessas palavras. Os resultados do experimento 1 fornecem evidências para ocorrências de decomposição no reconhecimento de palavras compostas do PB. No entanto, as latências de resposta das palavras de altas frequências dos experimentos 1 e 2 confirmam as predições de modelos de listagem plena. Para explicar esses resultados sugerimos um mecanismo de acesso lexical em rota dupla, em que cada tipo de palavra é acessado mais rapidamente dependendo da sua frequência e de propriedades morfológicas.TCC An analysis of how the age factor influences second language learning: is it a determining aspect?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Almeida Filho, Gileno Epaminondas de; Weissheimer, Janaina; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; Caldas, VaneskaHá um debate duradouro nos campos biológico e linguístico sobre a influência do fator idade na aprendizagem de uma segunda língua, no qual a questão "qual é a melhor idade para aprender uma segunda língua?" é geralmente o foco da discussão. No entanto, ao longo dos anos, alguns pesquisadores têm explorado outros fatores que também podem influenciar este processo de aprendizagem. Com isso em mente, este estudo visa elaborar e fornecer aos professores um questionário que leve em consideração vários fatores que constituem a experiência de aprendizagem de idiomas dos estudantes, tais como idade, motivação e crenças do aprendiz. O questionário é dirigido a professores e aprendizes de inglês no contexto brasileiro, portanto as questões são em português com foco na L1 (português) e língua-alvo dos estudantes- L2 (inglês). São feitas recomendações para que os professores apliquem esse produto pedagógico em sala de aula, a fim de conhecer melhor o perfil de aprendizagem de línguas de seus alunos e pensar em estratégias para potencializar seu aprendizado.Dissertação An interplay between task complexity, individual differences, and speech connectedness in adult bilinguals(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Cunha, Fernanda Dayanne Damasceno; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/7380173053164042; Godoy, Mahayana Cristina; Guimarães, Mara Passos; Mota, Natalia BezerraA presente dissertação está inserida no campo da linguística aplicada, tendo como objetivo investigar os efeitos da manipulação da complexidade da tarefa na conectividade da fala, medida através de atributos do grafo de fala. Além disso, busca-se compreender de maneira mais aprofundada o papel das diferenças individuais dos participantes em relação à Capacidade de Memória de Trabalho e à Teoria da Mente (ToM). Para este estudo, foram recrutados brasileiros bilingues (n=33), que possuem o português como primeira língua (L1) e o inglês como segunda língua (L2), todos eles sendo alunos regulares do curso de inglês Access E2C. Os participantes que concordaram em participar da pesquisa assinaram um termo de consentimento antes da coleta de dados. Os protocolos utilizados neste estudo incluíram: Produção oral L2 a partir de tirinhas, divididas entre mais e menos complexas; um teste de Reading-span auto-aplicável (Oliveira et. al., 2021) para medidas de WMC; e o teste Faux-Pas (Baron-Cohen, O'Riordan, Stone, Jones e Plaisted, 1999) para avaliar os níveis de ToM dos participantes. Os dados coletados durante a execução das tarefas orais de foram tratados usando a ferramenta computacional Speech Graphs (Mota et al., 2012, 2016, 2019) para geração dos grafos de fala. Realizamos análises estatísticas descritivas e inferenciais para responder nossas questões de pesquisa e hipóteses. Através da análise descritiva dos grafos de fala e dos atributos de grafo LSC (largest strongly connected component), LCC (largest connected component) e RE (repeated edges), nós pudemos observar uma tendência, onde individuos apresentaram um discurso mais conectado ao realizar tarefas na condição não complexa. Apesar de encontrar um tamanho de efeito (Cohen's d) entre médio a grande entre os atributos de fala sob as duas condições de complexidade, nossa análise inferencial, feita através de modelos lineares, mostrou que a complexidade de tarefa é um preditor apenas dos atributos de grafo LCC e RE. No que diz respeito às nossas demais perguntas de pesquisa, não encontramos evidência da relação entre memória de trabalho e teoria da mente na conectividade de fala em nenhuma das condições de complexidade. Os resultados obtidos na nossa pesquisa fornecem informações para pesquisas futuras e uma compreensão mais aprofundada da relação entre complexidade de tarefas, conectividade de fala e diferenças individuais. Estudos futuros podem explorar variáveis adicionais, refinar as técnicas de medição das diferenças individuais em memória de trabalho e teoria da mente.TCC Análise das escolhas tradutórias de trocadilhos na legenda do inglês para o português da série friends(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Macêdo, Rafaela Lemos; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/5008280433501191; Meller, Lauro Wanderley; França, Hális Alves do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/4542312224663473Ao percebermos a quantidade de produtos audiovisuais que são fabricados todos os anos, notamos também a relevância da tradução audiovisual. A legendagem, especialmente, possibilita o acesso de pessoas ao redor do mundo a uma língua específica. Entretanto, a tradução, principalmente quando ligada à comédia, particularmente trocadilhos, torna-se um grande desafio para os tradutores, por exigir conhecimentos extralinguísticos. Diante disso, esta pesquisa, que é de natureza quali-quantitativa, descritiva e interpretativista, tem como propósito analisar a eficácia das estratégias de tradução de trocadilhos presentes na primeira temporada da série Friends em relação à conservação de sentido e humor. A pergunta de pesquisa é: De que maneiras as estratégias utilizadas na tradução dos trocadilhos do Inglês para o Português presentes nas legendas da primeira temporada da série Friends são eficazes na transmissão do sentido e do humor dos trocadilhos? Para respondê-la, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar os trocadilhos presentes na primeira temporada de Friends, bem como (ii) classificá-los e analisá-los quanto às estratégias tradutórias aplicadas segundo a proposta do teórico contemporâneo Dirk Delabastita e (iii) avaliar o quanto essas traduções mantém sentido original dos trocadilhos na Língua Fonte (inglês), que potencialmente contribuem para o humor desses trocadilhos na Língua Alvo (português). Tomamos por base teóricos como Cintas e Remael (2014), Díaz-Cintas e Gunilla (2009), Delabastita (1994), Delabastita (1996) e Gan (2015) para discutir sobre tradução audiovisual, legendagem, trocadilhos e estratégias tradutórias. Em seguida, utilizamos algumas categorias de autoria própria para avaliar o nível de efetividade em transmitir humor nas traduções. Os resultados apontam que as estratégias tradutórias utilizadas foram trocadilho para trocadilho; trocadilho para não-trocadilho; trocadilho para zero e cópia direta, sendo as duas primeiras as mais comuns em nosso corpus e as únicas potencialmente eficazes em preservar o humor na tradução, porém apenas a primeira é totalmente eficaz nesse quesito.Dissertação Aspectos da transitividade em textos argumentativos de alunos de inglês: um estudo sistêmico-funcional(2016-12-09) Ramalho, Heryzânya Alves; Cooper, Jennifer Sarah; ; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; ; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495Este estudo qualiquantitativo se propõe a analisar escolhas léxico-gramaticais realizadas em 18 textos escritos do gênero Discussion produzidos por nove alunos de um instituto de idiomas pertencente a uma universidade federal no nordeste do Brasil. Os textos foram gerados em uma turma de inglês nível IV e em uma turma de conversação em dois momentos no decorrer de 2015.2 e submetidos à análise qualitativa por meio do sistema de transitividade proposto pela linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise quantitativa, utilizou-se a ferramenta Wordsmith Tools 5.0 (SCOTT, 2010) para identificar e quantificar os processos e os participantes das orações. Os resultados mostram que os processos mais usados na turma de nível IV foram is/are, like e have enquanto os processos mais recorrentes na turma de conversação foram is/are, think e do. Na primeira turma, o processo like sugere que os alunos concebem os assuntos tratados como questões de preferência pessoal enquanto, na segunda turma, o processo think revela a interpretação dos temas como questões de crenças pessoais. Quanto aos participantes nas orações, as maiores recorrências da turma de nível IV foram people, weekend, I e we, enquanto we, waste, problem, garbage, you e women foram mais recorrentes na turma de conversação. O uso recorrente de I na primeira turma mostra a estratégia dos alunos de se revelarem como autores a fim de expressarem sua opinião. Por outro lado, na segunda turma, o uso de you consiste numa estratégia para chamar a atenção do leitor diretamente. Tais resultados mostram que a identificação e a análise dos participantes e dos processos nas orações por meio da transitividade são feedback útil para os alunos, seja na reescrita ou na produção de novos textos.Tese Atividade onírica, sono e desempenho em exame nacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Barros, Priscilla Kelly da Silva; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; http://lattes.cnpq.br/7218145997374638; Beijamini, Felipe; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Miguel, Mário André Leocádio; Mota, Natália BezerraA elaboração do enredo onírico resulta da integração de múltiplos fragmentos de memória, que são resgatados ao despertar. A Teoria da simulação de ameaça sugere que os sonhos funcionam como ensaios para situações desafiadoras, enquanto outra abordagem destaca sua função na regulação emocional. Durante o sono REM, ocorrem modulações nos circuitos neurais ligadas à expressão gênica induzida por experiências vividas na vigília, favorecendo a consolidação da memória. Esse estágio também é caracterizado por sonhos mais complexos em estrutura e narrativa. Na adolescência, o atraso de fase e a maior propensão à vespertinidade podem gerar desalinhamentos entre os ritmos biológicos e as exigências escolares e sociais, impactando o desempenho acadêmico. Este estudo investigou a relação entre sono, sonhos, estados de humor, impacto da pandemia da Covid-19 e desempenho em um exame nacional, com base em dados de 631 participantes. Adicionalmente, um subgrupo de 25 participantes utilizou actímetros para monitorar os padrões de atividade-repouso durante o período do exame. Os relatos de sonhos foram coletados e analisados quanto à frequência, valência emocional e conteúdo. A análise dos dados envolveu procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, incluindo análise de variância com testes post-hoc, modelos lineares generalizados (GLM) e classificador baseado em modelo de processamento de linguagem natural (PLN). Além disso, foi realizada uma análise hierárquica por clusters para identificar padrões de associação entre variáveis relacionadas ao sono, sonhos, estados de humor e desempenho no exame. Os resultados apontaram uma predominância de sonhos negativos antes do primeiro dia do exame, possivelmente refletindo o papel dos sonhos na regulação emocional em contextos de alta relevância para o sonhador. Além disso, o conteúdo onírico observado fornece suporte à teoria da simulação de ameaça. Observou-se também que a pior qualidade do sono e a alta frequência de sonhos ruins no último mês foram preditores significativos do desempenho no exame, juntamente com o impacto da pandemia na rotina de sono. O estudo ressalta a importância dos sonhos não apenas como fenômenos oníricos, mas também como indicadores relevantes para intervenções voltadas à melhoria da qualidade do sono e da regulação emocional em jovens, especialmente em contextos de alta demanda cognitiva, como exames seletivos. Esses achados ampliam a compreensão da interação entre padrões de sono, conteúdo onírico, estados de humor e desempenho acadêmico.Dissertação Biliteracia simultânea na educação bilíngue: efeitos na conectividade da fala e na fluência da leitura de crianças do 5º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Costa, Ana Clara dos Santos Oliveira; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/5381975047725377; Naschold, Ângela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Finger, Ingrid; Mota, Natalia BezerraRecentemente temos observado um crescimento significativo no número de crianças matriculadas em escolas que oferecem currículos bilíngues ou programas bilíngues no Brasil. Uma revisão detalhada feita por Williams e Lowrance-Faulhaber (2018) analisou 35 artigos sobre leitura e escrita em crianças bilíngues e mostrou vantagens no caso da biliteracia simultânea. A compreensão de uma língua deu suporte ao da outra língua, ou seja, as crianças utilizavam seus conhecimentos das duas línguas durante o processo; assim, uma língua dando suporte em paralelo à outra. A presente pesquisa investiga os efeitos da Educação Bilíngue e da biliteracia simultânea nos níveis de conectividade da fala e da fluência de leitura em português e inglês em uma amostra de 31 crianças de 10 anos matriculadas no 5º. Ano em uma escola bilíngue em Natal/RN. Nessa pesquisa, aplicamos tarefas individuais de produção oral e leitura na L1 e L2 e, ainda, aferimos a proficiência na L2 dos participantes. Os achados reportados em nosso estudo evidenciam possíveis vantagens da biliteracia simultânea para o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças em biliteracia. Portanto, argumentamos a favor de um desenvolvimento concomitante na fluência e compreensão de leitura das crianças bilíngues, assim como na conectividade de fala da produção oral, sem gerar prejuízos para nenhuma das duas línguas, quando analisadas nesse contexto.Tese Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-20) Fujii, Renata Callipo; Weissheimer, Janaina; ; ; Finger, Ingrid; ; Buchweitz, Augusto; ; Godoy, Mahayana Cristina; ; Mota, Natalia Bezerra;A compreensão de leitura pode ser entendida como uma habilidade cognitiva complexa que demanda uma diversidade de competências e processos linguísticos. Funções Executivas desempenham um importante papel para a cognição e para o processamento da linguagem. Desta feita, pautado em estudos sobre Funções Executivas, Processamento da Leitura e Condições Socioeconômicas, o presente estudo investigou: (i) as relações entre Funções Executivas, Condições Socioeconômicas e medidas de habilidades cognitivas; (ii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre as mesmas funções (transferência direta); (iii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre o processamento da leitura (transferência indireta). Participaram deste estudo 122 alunos de 3o e 4os anos da rede privada e pública das escolas de Natal/RN. Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. Um deles treinou com jogos que ativam funções executivas (experimental). O outro grupo (controle ativo) treinou com jogos que não ativam Funções Executivas. Testes escritos também foram administrados com o intuito de mensurar o processamento da leitura bem como a atenção dos alunos. Os resultados indicaram que existem relações íntimas entre Funções Executivas e desempenho escolar. Os dados sugerem que funções executivas e atenção seletiva melhoram consideravelmente após o treino. A habilidade de leitura de pseudopalavras também melhorou depois do treino, especificamente em relação à fluência de decodificação, o que sinaliza para uma importante contribuição da intervenção em trazer benefícios para os processos de aquisição de linguagem e leitura. As principais contribuições do presente estudo são os caminhos que ele pode oferecer para propósitos pedagógicos (ajustando treinos de funções executivas para melhor se encaixar em grupos específicos de alunos), portanto, servindo de ajuda para professores, como também servir de guia para políticas públicas educacionais.Dissertação A competência leitora e a memória de trabalho em alunos bilíngues: um estudo exploratório sobre o uso de ferramentas digitais na leitura(2018-07-31) Pessoa, Déborah Louise Moura Tavares; Weissheimer, Janaina; ; ; Ferrari Neto, José; ; Godoy, Mahayana Cristina;Diante da oferta de recursos tecnológicos que prometem lapidar as habilidades acadêmicas, a ferramenta digital Spritz emerge enquanto uma alternativa para a leitura em telas digitais, com a promessa de aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão textual. O presente estudo investiga tal promessa, relacionando o papel da memória de trabalho (sistema responsável pelo armazenamento temporário e processamento de informações) à compreensão de leitura em diferentes modos de apresentação do texto - Spritz e digital - e em diferentes línguas - português (L1) e inglês (L2). Portanto, o impacto que a ferramenta digital Spritz é capaz de gerar à compreensão textual de indivíduos sob educação bilíngue e que apresentam diferentes capacidades de memória de trabalho, assim como as percepções desses sujeitos quanto ao uso dessa ferramenta, são pontos investigados. Vinte e seis sujeitos integraram a amostra deste estudo exploratório e de métodos mistos, sendo submetidos a testes para aferição de memória de trabalho, proficiência em L2, conhecimento prévio e compreensão de leitura em L1 e L2. A partir da realização de uma regressão linear múltipla, verificou-se que as variáveis independentes memória de trabalho e modo de apresentação do texto predizem o escore de compreensão de leitura para a L1 (português), reiterando a relação entre memória de trabalho e processamento de leitura. Por outro lado, a mesma correlação não se manifestou para a L2 (inglês), o que abre caminhos para a investigação das instâncias responsáveis por esse desfecho incoerente. Do ponto de vista qualitativo, usuários do Spritz reportaram dificuldades e frustração iniciais diante da aplicabilidade da ferramenta, embora o aspecto da inovação e interatividade também tenham sido vislumbrados pela geração dos nativos digitais. Em linhas gerais, o presente estudo contribui para a discussão sobre a aplicabilidade de recursos tecnológicos como o Spritz em tarefas de leitura envolvendo L1 e L2 em sala de aula.Tese Competência simbólica no ensino-aprendizagem de língua inglesa(2018-05-22) Campos, Paulo Rodrigo Pinheiro de; Canan, Ana Graça; ; ; Cunha, Eva Carolina da; ; Weissheimer, Janaina; ; Amorim, Marcelo da Silva; ; Vetromille-Castro, Rafael;Nossa pesquisa surgiu do interesse de alinhar a prática de sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) ao cenário global atual, que estabelece a necessidade de comunicação em ambientes multiculturais onde, além da troca de informações, negociam-se valores simbólicos e posicionamentos. Para tanto, adotamos uma perspectiva ecológica do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e privilegiamos a promoção da competência simbólica (CS). Considerando que a CS diz respeito a como os estudantes devem posicionar-se e a sua habilidade para produzir e trocar bens simbólicos no mundo complexo e globalizado atual (KRAMSCH, 2006), então, promover a CS por meio do ensino-aprendizagem de línguas apresenta-se como uma alternativa coerente, ao passo que os estudantes podem beneficiar-se dos significados contextuais da língua. A CS apenas pode ser desenvolvida se, além de estruturas e seus significados, os estudantes tiverem a oportunidade de compreender o jogo de poder intrínseco à comunicação (o qual se arraiga na relação entre a interação imediata e o contexto cultural estratificado), de reenquadrar (reframe) esse jogo de forma a alcançar resultados positivos e, ainda, de preservar a própria imagem. Com base na compreensão de algumas noções linguístico-discursivas, propomos quatro princípios que podem servir como entradas para promover a CS: i- reframing, ou a habilidade de sair de determinado frame (um modelo situacional baseado na experiência) de modo a perceber algo de forma diferente; iiindexação, isto é, a habilidade de produzir sentido de forma indireta; iii- dessincronização, ou a habilidade de lidar com os vários estratos históricos do discurso; iv- estetização, isto é, a habilidade de posicionar-se no discurso de modo a influenciar a percepção dos coenunciadores. Por compreendermos que o senso de humor apresenta aspectos comuns aos referidos princípios, elaboramos atividades de ensino-aprendizagem a partir de textos humorísticos. Com isso, nosso problema de pesquisa é: como a CS pode ser promovida por meio de atividades de ensinoaprendizagem baseadas em textos humorísticos? Daí temos que nosso objetivo é investigar como a CS pode ser promovida por meio de atividades de ensino-aprendizagem de ILE elaboradas a partir de textos humorísticos, observando os quatro princípios supracitados. Nesta pesquisa aplicada e participativa, adotamos a metodologia da pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa para tratar os dados. Nossos resultados sugerem, dentre outros benefícios, que os aprendizes compreenderam várias noções abordadas, construíram posicionamentos em meio à negociação de valores simbólicos e aprimoraram-se no tocante à interpretação. O contexto de aplicação foi o do Ensino Médio em um Instituto Federal. Por aporte teórico principal, temos algumas discussões sobre: competência simbólica (KRAMSCH, 2006, 2009a, 2009b, 2011); humor (ATTARDO, 2001; RASKIN, 1979; POSSENTI, 2010); frames (FILLMORE, 1982; LAKOFF, 2010); indexicalidade (OCHS, 1996; JOHNSTONE, 2008); simultaneidade estratificada e sincronização (BLOMMAERT, 2005); condições divergente e convergente (WIDDOWSON, 1992); e alguns aspectos do discurso literário (MAINGUENEAU, 2016).Dissertação A construção de sentidos por Indicadores Não Manuais em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): um estudo baseado em frames(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Machado, Renata Nogueira; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/8038798549284072; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682A expressividade das pessoas que se comunicam por meio das línguas de sinais geralmente é algo que chama bastante atenção. Nesse sentido, foi o interesse em investigar qual a influência dos movimentos feitos pelo corpo (expressão do rosto, direcionamento do olhar, movimento dos ombros, cabeça, tronco e similares) e que não estão relacionados às mãos, que conduziu este estudo, que tem como objetivo verificar como e em que medida esses indicadores não manuais contribuem na construção de sentido do discurso em Libras. Portanto, escolhemos um sinal da Libras (como não possui uma equivalência exata no português, foi demonstrado por imagens na introdução) e examinamos o seu uso em três vídeos, disponíveis no Youtube, com diálogos de pessoas sinalizantes, surdas e ouvintes, envolvendo diferentes situações. Respaldados na abordagem ecológico-cognitiva da linguagem (DUQUE, 2017) e ancorados na teoria de frames (FILLMORE, 1982; Duque 2015, jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1953; DUQUE, 2016) verificamos que são os indicadores não manuais que vão conduzir interlocução fazendo com que os envolvidos partilhem dos mesmos jogos de linguagem, servindo como gatilho para o acionamento dos frames. A principal evidência é o fato de que são esses indicadores que trarão as informações indispensáveis para a compreensão do enunciado, mas que não foram explícitas por meio dos componentes manuais.TCC Corpo e escrita: a correlação entre gestualidade e elementos linguísticos escritos no processo de escrita colaborativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Fernandes, João Artur Rodrigues; Lima, Maria Hozanete Alves de; Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra; Weissheimer, JanainaO presente estudo tem por objetivo investigar como uma díade de alunas faz uso da gestualidade, a fim de estabelecer comunicação mais produtiva com o seu par acerca de objetos linguísticos, relacionados à acentuação gráfica, à pontuação e à paragrafação, que foram reconhecidos durante a produção do manuscrito escolar. Os dados analisados, por sua vez, compreendem mídias visuais, sonoras e escritas relativas ao processo de escrita colaborativa de duas alunas portuguesas, coletadas por meio do Sistema Ramos (Calil, 2020), em uma escola de Aveiro – Portugal, no ano de 2017. Dada a natureza multimodal do corpus, foi possível perceber as atividades metalinguísticas (orais, escritas e gestuais) das alunas. Dessa forma, analisou-se os gestos das alunas relacionados às suas ações verbais (orais e/ou escritas) sobre o texto que estão construindo colaborativamente, o que permitiu observar como os gestos se configuram durante o processo de escrita colaborativa e como podem influenciá-lo. Para o procedimento do trabalho, recorreu-se estudos que pesquisam a gestualidade (Kendon, 1988; 2000; McNeill, 1992; Novack; Goldin-Meadow, 2015; entre outros), os processos de escrita colaborativa (Calil, 2008; 2016; Calil et al., 2022; entre outros) e as atividades metalinguísticas (Camps et al., 2000b; Camps, 2019; Morato, 2020; entre outros). A investigação constatou que os gestos das alunas tanto indicam quanto representam os elementos linguísticos focalizados, reconhecendo, no primeiro caso, seus locais de incidência no manuscrito, e, no segundo, construindo uma “imagem” daquilo a que se referem. A gestualidade manifestada, ainda, se apresenta ora em concomitância com a fala, ora complementando as lacunas presentes no discurso oral das alunas.Dissertação O desenvolvimento da competência leitora e as concepções de ensino-aprendizagem da leitura: um estudo com as crianças do projeto ACERTA na rede pública de Natal - RN(2015-02-04) Azevedo, Gibson Nascimento de; Weissheimer, Janaina; ; ; Vian Junior, Orlando; ; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; Buchweitz, Augusto;Aprender a ler pode ser considerado o maior passo no desenvolvimento cognitivo de uma criança, tendo em vista que o aprendizado desta habilidade não é natural como aprender a andar e a falar. Sob o ponto de vista neurobiológico, a leitura corresponde a um processo de complexas adaptações do sistema nervoso que necessita de estímulo e orientação externa. O ambiente e o estímulo ambiental são responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, que permite desenvolver diversas habilidades e adquirir conhecimento. (AMARO JR., CASELLA, COSTA, 2011; DEHAENE, 2009; OLIVEIRA, 2010; 2011; SCLIAR-CABRAL, 2009). Buscamos com este estudo investigar o desenvolvimento da competência leitora em alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede pública da cidade de Natal – RN e levantar informações a partir da Provinha Brasil, de dados gerados a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos e análise do livro didático utilizado nas aulas. Com base neste objetivo principal, procuramos responder às seguintes perguntas de pesquisa: (a) Qual competência leitora o método de alfabetização das escolas pretende desenvolver nos alunos?; (b) Qual é a competência leitora desenvolvida a partir dos critérios de medição estabelecidos pela Provinha Brasil?; (c) Qual a relação entre o resultado da Provinha Brasil e a competência leitora desenvolvida com o método de alfabetização por meio do livro didático? Seguindo a metodologia de pesquisa quali-quantitativa (DÖRNEY, 2007), as Provinhas Brasil dos alunos do segundo ano do ensino fundamental de cinco escolas pertencentes ao Projeto ACERTA - Avaliação de Crianças em Risco de Transtornos de Aprendizagem (CAPES/OBEDUC)- foram analisadas e comparadas às percepções dos representantes das escolas sobre o ensino/aprendizagem da leitura e com o livro didático adotado. Os resultados indicam que a competência desenvolvida pelos alunos na alfabetização parece ir de encontro ao que é proposto pela escola. Contudo, os resultados também apontam para uma possível adaptação no método adotado pela escola, por parte dos professores alfabetizadores, o que pode explicar o desempenho dos alunos na Provinha Brasil. Pretendemos assim, contribuir com desenvolvimento da alfabetização a partir de dois vieses: ampliando o escopo teórico, no sentido de gerar maior inteligibilidade acerca das bases neurais da aprendizagem da leitura; e propondo uma nova possibilidade metodológica, utilizando os resultados da Provinha Brasil como instrumento de diagnóstico da habilidade de leitura e de possíveis transtornos de aprendizagem que acompanham este processo.Tese Do confronto à criação: aprende-se a argumentar jogando(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Bezerra, Aline Peixoto; Medeiros, Glícia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/7934726710539018; Molina, Maria Elena; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Silva, Francisco Geoci da; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Weissheimer, JanainaO exercício do raciocínio crítico implica o engajamento de cidadãos em questões que permeiam a sociedade, a política e a economia, especialmente se forem questões polêmicas. Esse processo envolve o desenvolvimento de uma consciência (auto)reflexiva, que requer distintas ações, tais como: interrogar (a si e ao outro), ouvir atentamente posicionamentos diferentes para, em seguida, confrontá-los, discutindo paradigmas e colaborando com a CriAÇÃO de novos. Nesse processo de contínua construção de si, do outro e do mundo em sociedade, os jogos têm um lugar de destaque, haja vista favorecerem a construção de estratégias, a tomada de decisões, a condução de negociações, a atribuição de recompensas, que podem ativar diferentes habilidades importantes não apenas para a mecânica do jogo, mas sobretudo para a dinâmica da vida em sociedade. Associar essas habilidades aos princípios dos jogos educativos implica defender que o pensamento crítico, necessário para a resolução de problemas do cotidiano, pode ser estimulado a partir de questões polêmicas que simulam desafios reais. Dentro desse contexto, esta tese tem como objeto de estudo a prática da argumentação mediada pelo jogo de tabuleiro CriAÇÃO. Seu objetivo geral é o de investigar a dinâmica desse jogo na aprendizagem da argumentação e, para alcançá-lo, há quatro objetivos específicos: (i) analisar as interações discursivas e argumentativas em partidas do jogo CriAÇÃO; (ii) identificar as habilidades ativadas durante as partidas desse jogo; (iii) mapear os movimentos argumentativos presentes nessas partidas; (iv) analisar práticas de multiletramentos desenvolvidas em partida(s) do jogo CriAÇÃO. Com o propósito de atingir esses objetivos, assumem-se, como referencial teórico, a concepção de língua(gem) do Círculo Bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural, os estudos de argumentação interacional e a proposta de ensino de argumentação como prática social. Metodologicamente, insere-se na abordagem qualitativa, de natureza interpretativista, respaldada pelos moldes da pesquisa-ação de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Os colaboradores desta pesquisa são estudantes matriculados nos cursos de nível médio, de modalidade Educação de Jovens e Adultos e de nível superior de uma escola da rede federal de ensino do Rio Grande do Norte. Para a geração de dados, utilizaramse os seguintes instrumentos: notas de campo; fotografias e gravações; questionários. A partir da geração de dados emergiram três categorias de análise: interações discursivas e argumentativas no jogo CriAÇÃO, movimentos argumentativos recorrentes, caracterização das práticas de multiletramentos. A análise dos dados sinaliza que cada partida do jogo CriAÇÃO se constitui como um evento de letramento propício à aprendizagem da argumentação, pois favorece: (i) a efetivação das interações discursivas e argumentativas; (ii) a ativação de habilidades, especialmente as de argumentar e contra-argumentar; (iii) o uso dos movimentos argumentativos; (iv) a mobilização de elementos visíveis e não visíveis de cada partida em favor da construção da argumentação; (v) o rompimento com a abordagem tradicional de ensino da argumentação em favor da aprendizagem baseada em jogos. Dada a importância de os estudantes se envolverem nessas práticas, os dados obtidos nos permitem afirmar que o jogo CriAÇÃO se configura como uma ferramenta pedagógica em que se aprende a argumentar jogando.Artigo Dreaming during the Covid-19 pandemic: Computational assessment of dream reports reveals mental suffering related to fear of contagion(Public Library of Science (PLoS), 2020-11-30) Mota, Natália Bezerra; Weissheimer, Janaina; Silva, Marina Tatiane Ribeiro da; Paiva, Mizziara Marlen Matias de; Souza, Juliana Avila de; Simabucuru, Gabriela Veltrini; Chaves, Monica de Freitas Frias; Cecchi, Lucas; Oliveira, Jaime Bruno Cirne de; Cecchi, Guillermo; Nevins, Cilene Aparecida Nunes Rodrigues; Silva, Mauro Copelli Lopes da; Ribeiro, Sidarta Tollendal GomesThe current global threat brought on by the Covid-19 pandemic has led to widespread social isolation, posing new challenges in dealing with metal suffering related to social distancing, and in quickly learning new social habits intended to prevent contagion. Neuroscience and psychology agree that dreaming helps people to cope with negative emotions and to learn from experience, but can dreaming effectively reveal mental suffering and changes in social behavior? To address this question, we applied natural language processing tools to study 239 dream reports by 67 individuals, made either before the Covid-19 outbreak or during the months of March and April, 2020, when lockdown was imposed in Brazil following the WHO's declaration of the pandemic. Pandemic dreams showed a higher proportion of anger and sadness words, and higher average semantic similarities to the terms "contamination" and "cleanness". These features seem to be associated with mental suffering linked to social isolation, as they explained 40% of the variance in the PANSS negative subscale related to socialization (p = 0.0088). These results corroborate the hypothesis that pandemic dreams reflect mental suffering, fear of contagion, and important changes in daily habits that directly impact socializationDissertação (E)feito âncora: o uso do Instagram e seu impacto no desempenho e no engajamento cognitivo na aprendizagem de espanhol como L2(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Mata, Elias Vinícius de Sousa; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; https://orcid.org/0000-0001-6640-7063; http://lattes.cnpq.br/0243681730692555; Falcão, Carla Aguiar; Godoy, Mahayana Cristina; Campos, Thayane SilvaDentro dos estudos da Psicolinguística Aplicada à Educação (Maia, 2018), nesta dissertação adotamos os entendimentos de Bilinguismo (Grosjean, 2013; Megale, 2019), de Engajamento Cognitivo (Csikszentmihalyi, 1990; 1997; 1999; Egbert, 2003), de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Anjos; Silva, 2018) e sua importância na aula de espanhol como L2 (Goettenauer, 2009), e a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003). A partir disso, nossos objetivos foram investigar o efeito do uso da rede social Instagram no desempenho de produção oral em termos da acurácia gramatical, pronúncia, fluência, proficiência oral global (POG) e engajamento cognitivo dos participantes. Ainda, objetivamos verificar as percepções dos participantes que foram submetidos ao uso da rede social acerca de seu emprego no processo de aprendizagem da L2. Para tanto, contamos com um total de 42 participantes aprendizes de espanhol como L2 no IFRN - Campus Centro Histórico. A metodologia consistiu na aplicação de intervenções pedagógicas, a primeira utilizando a rede social Instagram com um grupo experimental (GE), e a segunda com um grupo controle ativo (GCA), o qual realizou as mesmas tarefas em sala de aula sem utilizar a rede social, para comparar os resultados de ambos os grupos. Seguindo uma abordagem quanti-quali (Dornyei, 2007), coletamos métricas de produção oral a partir da aplicação de pré e pós-teste e medimos os níveis de engajamento cognitivo no decorrer do experimento. Ademais, analisamos as percepções do GE acerca do uso do Instagram por meio da criação de nuvens de palavras. Nossos resultados apontam para uma melhora estatisticamente significativa na acurácia gramatical, na pronúncia e na proficiência oral global para os aprendizes do GE em comparação com o GCA. Em relação às percepções, as ocorrências positivas do GE se sobressaíram com relação às opiniões negativas. Por fim, ressaltamos o papel da Psicolinguística Aplicada à Educação para entender como os processos de aprendizagem de L2 se estabelecem em indivíduos bilíngues em contexto escolar a fim de propor práticas pedagógicas significativas.Dissertação Elementos constitutivos da narrativa análise do corpus de uma narrativa de rpg(2018-12-06) Rodrigues, Vladimir Wanderley de Lima; Duque, Paulo Henrique; ; ; Weissheimer, Janaina; ; Jamison, Kaline Girão;Nesta dissertação, fizemos uma análise qualitativa do registro audiovisual uma sessão de RPG e de sua transcrição. O RPG é um jogo em que vários participantes constroem uma narrativa em tempo real de forma colaborativa. O objetivo de nossa análise foi descrever como a narrativa é construída pelos participantes com base em elementos constitutivos da narrativa e os processos que lhe dão suporte. Para tanto nos apoiamos em modelos que descrevem elementos estruturais narrativos, como plots, motifs e teorias populares (LAKOFF; NARAYANAN, 2010); estruturas cognitivas como frames (FILLMORE, 1982) e esquemas-X (FELDMAN, 2006); e processos cognitivos como a criação de modelos situacionais (ZWAAN; RADVANSKY, 1998). Outras noções deram suporte à análise, como a importância da conceptualização ad-hoc (GABORA; ROSCH; AERTS, 2008), o uso de roteiros para estruturar o discurso e o encadeamento de eventos como elementos importantes da narrativa. Na conclusão, retomamos o que foi discutido na análise e sugerimos possibilidades para investigar mais a fundo cada um dos fenomênos observados.TCC Emotional self-awareness and self-regulation as essential tools to enhance Second Language Acquisition(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Oliveira, Ian Davi Dutra Leandro de; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/4223992417938366; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Oliveira, Samara Freitas; http://lattes.cnpq.br/8085115588734067O estudo das emoções no campo da Aquisição de Segunda Língua (SLA) é muito recente e especialmente pouca atenção tem sido dedicada à forma como a autoconsciência e a autorregulação emocional podem ter um impacto positivo na aprendizagem de segunda língua (L2). Assim, este trabalho visa reportar um questionário, concebido para ajudar os professores de L2 a desenvolver a autoconsciência emocional dos alunos, e propor um conjunto de práticas educacionais para os professores encorajarem e orientarem os seus alunos sobre como autorregular as suas emoções. Para tanto. em relaçao ao primeiro objetivo. procuramos na literatura questionários semelhantes e os adaptamos de modo a abordar as quatro emoções universais: alegria, tristeza, raiva e medo. Além disso, em relação ao segundo objetivo, pesquisamos estudos que investigassem práticas para melhorar a auto-regulação dos estudantes e selecionamos os que melhor se adequaram à perspectiva emocional adotada em nosso estudo. Por fim, são apresentadas ideias sobre como implementar o questionário e as práticas aqui propostas, juntamente com considerações finais e lacunas a serem preenchidas por estudos futuros.
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