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Navegando por Autor "Villar, Ana Eugênia de Vasconcelos"

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    Dissertação
    Extensão universitária: concepções e ações na UFRN sob a temática direitos humanos e justiça no período 2008 a 2010
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-25) Villar, Ana Eugênia de Vasconcelos; Carvalho, Denise Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788663D6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5340563159855643; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Oliveira, Iris Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701351Z3
    Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a Extensão Universitária, tomando como referência para a pesquisa as ações extensionistas desenvolvidas no período de 2008 a 2010 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN sob a área temática direitos humanos e justiça. Para tanto, investigou as concepções de extensão no Brasil a partir da década de 1970 até os anos 2000. Neste estudo foi considerado o contexto neoliberal em que está inserida a Universidade, numa conjuntura de políticas educacionais centrada na hegemonia das ideias liberais sobre a sociedade, como reflexo do grande avanço do capital sobre a organização dos trabalhadores nas últimas décadas, intensificado nos anos 1990. Dentre as motivações para a realização desta pesquisa, destacamos o ensejo de apreender como se estabelece o compromisso das instituições públicas de ensino superior com as camadas menos favorecidas da sociedade e/ou qual o papel da Extensão Universitária como espaço de compromisso social da universidade pública na sociedade. Para o presente estudo delimitou-se como objetivo geral identificar no âmbito da Universidade qual o significado da Extensão Universitária para os que praticam ações extensionistas e quais os resultados para a sociedade e para a formação acadêmica cidadã dos futuros profissionais na atual conjuntura neoliberal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítico-crítica com base em dados quanti-qualitativos, utilizando as técnicas de observação e entrevista semiestruturada. Buscou-se investigar e conhecer na realidade social o objeto central deste trabalho, com vistas a apreender a necessidade de um novo processo de ensino-aprendizagem, de uma nova prática universitária com a finalidade de promover, efetivamente, uma formação acadêmica cidadã. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes, discentes e comunidade externa envolvidos em ações extensionistas (no período delimitado pelo trabalho 2008 a 2010), onde foi observado que a atividade acadêmica de Extensão Universitária é imprescindível para a formação cidadã, bem como teve seu reconhecimento como espaço privilegiado para que a Universidade pudesse cumprir seu compromisso social junto à sociedade, uma vez que une o saber científico e o popular na perspectiva da construção de um novo conhecimento e da transformação social
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    Livro
    Na trilha do Trilhas Potiguares
    (2017-03-14) Fraga, Maria da Conceição; Villar, Ana Eugênia de Vasconcelos
    Neste livro, estão registrados atores, ações e lugares como pistas dos que deram suporte, produziram registros, acolheram, protagonizaram e/ou estudaram ações do Programa Trilhas Potiguares como prática extensionista com impacto na formação acadêmica, além da vivência pessoal e profissional de seus integrantes, sejam da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ou das Prefeituras, suas comunidades e demais instituições parceiras. Tudo isso para servir como indícios de informações para aqueles que desejam estudar ou organizar acervos sobre as ações realizadas pelo Programa, a extensão universitária, a interiorização, a cidadania, a educação, a história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Ensino Superior no RN ou mesmo a História Cultural de cada um dos municípios participantes.
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