Navegando por Autor "Vilar, Maria José Pereira"
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Dissertação Análise das manifestações auditivas em individuos com hipertensão arterial sistêmica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Oliveira, Djanine Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/4771383258046099; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Priscilla Carla Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/5541203402305507Objetivo: Determinar a prevalência de manifestações auditivas em indivíduos com hipertensão arterial sistêmica e analisar a associação entre déficit auditivo com a hipertensão arterial sistêmica e qualidade de vida de indivíduos hipertensos. Método: Trata-se de estudo prospectivo, observacional, do tipo caso controle, realizado de junho de 2010 a dezembro de 2013, no Hospital Universitário Onofre Lopes, na cidade de Natal, Brasil, onde foram analisados 120 pacientes de ambos os sexos com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e 120 pacientes sem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica. Foram realizadas audiometria tonal e vocal para avaliação da função auditiva e a qualidade de vida foi avaliara pelo questionário MINICHAL BRASIL. Resultados: A prevalência de perda auditiva foi elevada em ambos os grupos, sendo 82,5% e 75,8%, (p=0,003) no grupo hipertensão e controle, respectivamente. O tipo de perda mais comum foi a sensório-neural (48,5%) no grupo de hipertensão e condutiva (61,5%) no grupo controle, não havendo diferença quanto a intensidade da perda auditiva entre os grupos (p=0,21). A principal queixa auditiva foi de hipoacusia (51%), seguida de otalgia (14%). Houve pior qualidade de vida nos indivíduos hipertensos com déficit auditivo (p=0,0001). Conclusão: Indivíduos hipertensos apresentaram maior prevalência de manifestações auditivas incluindo déficit auditivo, sendo a hipoacusia sensório-neural predominante. O déficit auditivo associa-se a piora da qualidade de vida de indivíduos hipertensos mesmo quando esses valores pressóricos estão dentro da normalidadeArtigo Aspectos institucionais para a adoção da Educação Interprofissional na formação em enfermagem e medicina(Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, 2019-09-16) Costa, Marcelo Viana da; Azevedo, George Dantas de; Vilar, Maria José PereiraOs marcos teórico-conceituais e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP) em saúde vêm sendo amplamente reconhecidos em todo o mundo como úteis para o desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe. O artigo teve como objetivo explorar as percepções de estudantes de enfermagem e medicina sobre os fatores institucionais que interferem na adoção de iniciativas de EIP em seus contextos de formação. Trata-se de um estudo de caso, que adotou a abordagem qualitativa e a perspectiva exploratória. Os participantes da pesquisa foram estudantes de enfermagem e medicina de duas universidades públicas de um estado do Nordeste - uma estadual e outra federal. O grupo focal foi escolhido para coleta de dados, e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo categorial, observando as fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Três categorias temáticas foram construídas a posteriori: a importância do trabalho em equipe, contextos institucionais para adoção da EIP e desafios para a adoção da EIP. Embora as realidades pesquisadas apresentem avanços nas mudanças curriculares, como a aproximação do ensino com a realidade dos serviços, a adoção de métodos mais ativos para a formação de sujeitos críticos e reflexivos, ainda são notórias as lacunas no desenvolvimento de competências colaborativasDissertação Assistência segura: processo formativo e avaliação cognitiva de estudantes de medicina em um hospital universitário(2018-12-27) Aragão, Maria Gorette Lourenço da Silva; Medeiros, Paulo José de; Freitas, Marise Reis de; ; ; ; Vilar, Maria José Pereira; ; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto;A assistência segura à saúde converteu-se em um indicador de qualidade e destinase à prevenção dos eventos adversos, tais como: quedas, erros na administração de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros cirúrgicos, infecções hospitalares, manuseio inadequado de dispositivos e equipamentos médicohospitalares. O ensino desta temática nos cursos de graduação é estimulado pelo guia curricular da Organização Mundial de Saúde e pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente, apesar de ainda ser incipiente nos currículos dos cursos médicos. No Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é oferecida como disciplina optativa, mas com pouca participação dos estudantes. A dissertação teve como objetivo analisar o impacto na prática hospitalar de graduandos de medicina em um Hospital Universitário, após intervenção de ensino sobre assistência segura. Estudo quase experimental, longitudinal, com abordagem quantitativa. A população foi composta por discentes do curso médico da UFRN, durante estágio curricular obrigatório, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no período de janeiro a junho de 2017. Um questionário estruturado com perguntas fechadas, utilizando a escala de Likert, foi aplicado aos estudantes no início e no final do estágio para avaliar seu conhecimento acerca de assistência segura. Também realizaram uma prescrição médica para um caso clínico predeterminado no início e no final do estágio, que foi avaliada através de indicadores de prescrição segura. Os alunos participaram de um curso ministrado por docentes e membros do Núcleo de Segurança do Paciente do HUOL. Participaram 94 estudantes, que iniciavam o internato no momento da intervenção. Quanto ao questionário inicial, notamos um conhecimento deficiente sobre segurança do paciente, onde somente 15% ou menos dos alunos estudaram políticas públicas ou afirmavam conhecer o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Após o curso, correu melhora significativa na resposta de vários itens. Na atividade da prescrição médica, ocorreu melhora na conformidade dos itens de prescrição médica, comparativamente entre os momentos das avaliações (antes e depois) nos alunos de medicina. O conhecimento sobre segurança do paciente é frágil nos estudantes do internato de medicina da UFRN e ocorreu melhora significativa com a participação no curso introdutório sobre segurança do paciente.Dissertação A Atenção Básica como cenário de implementação da educação interprofissional em saúde: na perspectiva dos residentes(2018-02-01) Costa, Betiane Fernandes da; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Forte, Franklin Delano Soares; ; Vilar, Maria José Pereira;A realidade de vida e saúde das pessoas demanda cada vez mais uma nova lógica de formação dos profissionais de saúde, com profissionais mais aptos a trabalharem em equipe para o enfrentamento da complexidade e dinamicidade das necessidades de saúde das pessoas. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como abordagem estratégica para que haja maior interação entre Residentes de diferentes formações nos cenários de práticas, permitindo o aprendizado entre áreas específicas de formações, melhorando a qualidade da atenção ao paciente. A pesquisa tem como objetivos: discutir as potências e limitações da Estratégia Saúde da Família (ESF) enquanto espaço de implementação da EIP a partir das percepções dos Residentes da RMPAB e RMFC da EMCM; Realizar oficina de formação em EIP para Residentes da RMPAB e RMFC; Inserir os Residentes dos Programas de RMPAB e RMFC na realidade da produção dos serviços de saúde da ESF; Conhecer as percepções dos Programas de RMPAB e RMFC sobre a vivência da EIP na ESF. Pesquisa de abordagem qualitativa e adotou como desenho a pesquisa ação, na medida em que estabeleceu uma ampla interação entre pesquisador e o fenômeno a ser investigado. O presente estudo foi realizado no município de Caicó/RN, mais especificamente no cenário de formação e na dinâmica de trabalho da ESF, tendo como sujeitos da pesquisa Residentes do Programa de RMPAB e RMFC da EMCM da UFRN, que propõe a implementação da EIP e visa, sobretudo, a atendimentos multiprofissionais, através da dinâmica do trabalho em equipe, configurando o trabalho em saúde também como espaço de um modelo de formação mais coerente com as necessidades de saúde da população. A pesquisa teve três etapas: uma oficina onde foram discutidos os princípios da EIP; implementação de práticas interprofissionais na realidade da produção dos serviços de saúde da atenção básica e Grupos Focais (GF) para explorar a experiência da vivência do trabalho colaborativo. Nessas fases foram adotados como instrumentos de coleta de dados: narrativas, diários de campo e um roteiro norteador para os GF. Foi adotada a técnica de análise de conteúdo temática que pressupõe as etapas de pré-análise; exploração do material e codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. A primeira etapa foi a oficina, na atividade de metodologia ativa, tivemos nossa primeira categorização: Aprendizado Mútuo. Quanto as narrativas o tratamento dos dados nos permitiu construir as seguintes categorizações: Aprendizagem Compartilhada, Comunicação Interprofissional, Eficácia na Resolutividade do Problema, Atenção Integral em Saúde, Valorização da Participação do Usuário, Troca de Habilidades Entre os Profissionais. Subcategorizações foram encontradas como: Flexibilidade dos Profissionais, Fragilidade do Apoio da Gestão quanto a infraestrutura e falta de insumos, Tempo Reduzido para as práticas interprofissionais. A segunda etapa foi realizado a ação das atividades na ESF, não houve coleta de dados. A terceira etapa foi realizado dois GF, onde foi possível construir categorizações através dos trechos selecionados nas falas dos Residentes: Aprendizagem Compartilhada, Conhecimento de Outras Profissões, Melhoria de Habilidade, Respeito Mútuo, Cuidado Integral ao Usuário. Subcategorizações foram relatadas como: Amadurecimento, Tempo Reduzido para as ações. Diante do estudo foi possível perceber a atuação dos Residentes, tornando um pilar do trabalho em saúde na ESF, trazendo um atendimento completo e resolutivo ao usuário.Dissertação Atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Vale, Adson José Martins; Tourinho, Francis Solange Vieira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/7422205549258654; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Sebo, Luciara Fabiane; ; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Para a atuação em urgências, é importante que os profissionais de saúde desenvolvam habilidades específicas e diferenciadas, partindo do planejamento da capacitação em urgência. Assim, os cursos de medicina e enfermagem devem favorecer o desenvolvimento dessas habilidades e avaliá-las através de vários instrumentos direcionados para os diversos domínios. O objetivo do presente estudo foi implementar um componente curricular optativo e interprofissional, voltado para a educação interprofissional em urgência pré-hospitalar para os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com 24 discentes de medicina do internato e de enfermagem do estágio supervisionado, que realizaram estágio teórico-prático no atendimento de urgências pré- hospitalares. Foram realizadas aulas semanais teórico-práticas por um semestre letivo, ministradas por médicos e enfermeiros do Atendimento Pré- Hospitalar (APH), cujos temas abordados foram: suporte básico de vida (SBV), suporte avançado de vida (SAV), transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas, além de terem sido realizadas atividades práticas em ambulâncias. Os discentes foram avaliados por pré-teste, pós-teste e estações práticas realizadas através do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), no Laboratório de Habilidades do Centro de Ciências da Saúde. Durante as atividades, os alunos foram estimulados ao raciocínio crítico-reflexivo, ressaltando a importância da integração entre os diversos profissionais de assistência à saúde. Observou-se que 88% dos alunos apresentaram aumento de escore em relação ao pré-teste. Na avaliação do processo realizada pelos estudantes de medicina e enfermagem da UFRN, foram apresentadas expectativas semelhantes à relação com as habilidades essenciais adquiridas durante a atividade de formação. Além de contribuir para organizar estações práticas, identificando habilidades clínicas básicas, e implementando instrumentos de avaliação para discente da UFRN, os resultados do presente estudo servirão de base para organização da atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar do curso médico e de enfermagem.Dissertação Avaliação da acuidade visual em escolares do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos- RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-09) Lavôr, Francisco Daniel Ferreira Tavares de; Trindade, Thiago Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8178-0982; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; http://lattes.cnpq.br/0730552357418877; Umpierre, Roberto Nunes; Schmitz, Carlos André Aita; Braga, Liliane Pereira; Vilar, Maria José PereiraEste trabalho avaliou a acuidade visual em escolares do 1.º aos 5.º anos do ensino fundamental na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos - RN, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e utilizando a escala de Snellen. No estudo, foram avaliadas 231 crianças na faixa etária de 06 a 16 anos e regulamente matriculadas no ensino fundamental, dos quais 64,5% eram do sexo feminino e 35,5% do sexo masculino; ao todo foram identificadas 34 crianças com problemas de déficit visual, sendo que 29 possuíam erros de refração, 04 estrabismos e 1 ambliopia. Dos 34 alunos com baixa acuidade, 05 foram encaminhados com observação para prioridade no atendimento especializado, pois apresentavam elevado grau de comprometimento visual; 16 escolares foram classificados com comprometimento moderado e 13 crianças com comprometimento leve. Dos 34 escolares encaminhados para o oftalmologista, 19 tiveram acesso através do sistema de regulação municipal para consulta no próprio município, outros 08 passaram por consulta no ambulatório de Oftalmologia da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó e outras 07 crianças buscaram atendimento em serviço privado; dos 34 escolares nenhum recebeu indicação para procedimento cirúrgico. Ficou claro a importância do trabalho da equipe de saúde da família na operacionalização da Saúde do Escolar identificando precocemente os problemas de visão neste público e contribuindo para um melhor desempenho visual e intelectual dos estudantes. O presente trabalho aponta ainda para a necessidade de fortalecimento da rede de atenção em saúde, com especial atenção para a ampliação do acesso a consultas especializadas em oftalmologia, a fim de garantir que a Atenção Básica cumpra o seu papel de coordenadora do cuidado e que a população tenha seu direito de assistência à saúde garantidos em todos os níveis de atenção.Tese Avaliação da prevalência de Síndrome Metabólica, Microalbuminúria e Risco Cardiovascular em mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-17) Soares, Elvira Maria Mafaldo; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/3776294313672536; Reis, Rosana Maria dos; ; http://lattes.cnpq.br/6696158100692007; Pontes, Anaglória; ; http://lattes.cnpq.br/0514178654667684; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592Avaliar fatores de risco cardiovascular em mulheres brasileiras com síndrome dos ovários policísticos (SOP), através da utilização de múltiplos parâmetros, incluindo a determinação da prevalência de síndrome metabólica e seus componentes e pesquisa de microalbuminúria como marcador de um possível dano renal precoce nessas pacientes. Métodos: Foram avaliadas 102 mulheres de 20-34 anos de idade, com diagnóstico de SOP pelo Consenso de Rotterdam, tendo sido analisados parâmetros clínicos, antropométricos, bioquímicos e hormonais. Para diagnóstico de síndrome metabólica, foram adotados critérios do National Cholesterol Education Program s Adult Treatment Panel III (NCEP-ATP III). Para avaliação da microalbuminúria foi utilizada a relação albumina/creatinina (A/C), calculada a partir dos níveis de albumina e creatinina em amostra isolada de urina. Foram realizados testes estatísticos para avaliar associações e correlações entre variáveis, bem como comparação de médias ou medianas, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência de síndrome metabólica foi de 28,4% (29 em 102 pacientes), estando associada ao aumento do índice de massa corporal (IMC). Quanto à análise da prevalência dos componentes individuais da síndrome metabólica, evidenciou-se: HDL-colesterol < 50 mg/dl em 69,6%, circunferência da cintura ≥ 88 cm em 57,9%, triglicerídeos ≥150 mg/dl em 31,7%, pressão arterial ≥130/85 mmHg em 18,6% e glicemia de jejum ≥110 mg/dl em 2,9%. Quando definida pelos limites convencionais para a relação A/C (3,5 35 mg/mmol), a microalbuminúria esteve presente em apenas três pacientes (3,3%). Entretanto, considerando diferentes limites de corte estabelecidos em recentes estudos que demonstraram aumento do risco cardiovascular associado a níveis muito baixos da relação A/C, a prevalência em mulheres com SOP foi alta, variando de 17,7 a 43,3% (para valores ≥ 0,58 e ≥ 0,37 mg/mmol, respectivamente). Mulheres com intolerância à glucose apresentaram nível significativamente mais elevado da relação A/C, quando comparadas às mulheres com normoglicemia. Os valores de microalbuminúria não apresentaram correlação significativa com IMC, níveis pressóricos, índices de sensibilidade insulínica ou perfil lipídico. Conclusões: Os dados evidenciam uma alta prevalência de síndrome metabólica e seus componentes individuais em mulheres brasileiras com SOP. Além do mais, observou-se elevado percentual de mulheres com níveis de excreção urinária de albumina em faixas significativamente associadas com aumento do risco para eventos cardiovasculares. Em conjunto, esses dados alertam para a necessidade da abordagem interdisciplinar e multidisciplinar das pacientes com SOP, visando à instituição de medidas voltadas para a prevenção primária cardiovascularTese Avaliação do conhecimento e de habilidades clínicas em saúde sexual e reprodutiva na graduação de medicina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-28) Medeiros, Robinson Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/5790887167696618; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Campos, Henry de Holanda; ; http://lattes.cnpq.br/6482812030706034; Albuquerque, Rivaldo Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9996560375932432No Brasil, a despeito das conquistas obtidas a partir da implantação do Sistema Único de Saúde e dos avanços legais e institucionais na atenção a diversos problemas relacionados ao gênero, a incorporação de temas relacionados aos direitos humanos, sexuais e reprodutivos no contexto da formação profissional em saúde permanece deficiente. Este trabalho teve como objetivos avaliar a inserção da temática saúde sexual e reprodutiva no currículo do curso de graduação em Medicina, por meio do emprego de avaliações de conteúdo cognitivo, procedimental e atitudinal. Trata-se de estudo de intervenção educacional envolvendo alunos do internato do curso de Medicina da UFRN. Foram utilizados os seguintes métodos avaliativos: prova escrita, exame clínico objetivo estruturado (OSCE) e Mini-CEX. Como variáveis explicativas foram consideradas o sexo, idade e participação prévia no componente curricular optativo Saúde Reprodutiva . A avaliação do processo constou da aplicação de questionários de satisfação e entrevistas acerca dos métodos avaliativos utilizados. Considerando os três métodos avaliativos empregados, 183 estudantes participaram do estudo, com média de idade de 24,5 ± 2,2 anos, sendo 52,5% do sexo masculino e 47,5% do sexo feminino. No contexto geral, observamos concordância entre os desempenhos dos estudantes nas avaliações de conteúdo cognitivo, procedimental e atitudinal. A participação dos estudantes no componente curricular eletivo Saúde Reprodutiva mostrou-se associada com melhor desempenho em algumas dimensões da avaliação cognitiva e na avaliação com o Mini-CEX, em relação às competências de anamnese, profissionalismo e qualidades humanísticas, relação médico paciente e desempenho global. A análise da fidedignidade entre os avaliadores na avaliação com o método OSCE mostrou-se adequada (alfa de Cronbach superior a 70%) em relação ao desempenho global e aos aspectos técnicos das competências avaliadas, observando-se baixa confiabilidade na avaliação da comunicação médico-paciente. O presente trabalho constitui-se numa experiência educacional inovadora e pioneira no âmbito da educação médica brasileira no que tange à inserção da temática de saúde sexual e reprodutiva na graduação, sugerindo-se um impacto positivo da iniciativa na formação do médico generalista na UFRN. A avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes em saúde sexual e reprodutiva na graduação de Medicina mostrou-se factível, com alta concordância entre os diferentes métodos empregados. Os métodos OSCE e Mini-CEX podem ser aplicados ao contexto da saúde sexual e reprodutiva, possibilitando a avaliação de competências clínicas relevantes para a formação do médico generalista e que habitualmente não são contempladas nas avaliações rotineiramente realizadas na graduaçãoDissertação Avaliação do cortisol, dehidroepiandrosterona sulfato e dos perfis lipídico e imunológico e suas correlações com a sensibilidade dolorosa, depressão e funcionalidade em mulheres com fibromialgia na pós-menopausa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-04-29) Freitas, Rodrigo Pegado de Abreu; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/8488760386226790; ; http://lattes.cnpq.br/3462462933163509; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Andrade, Sandra Cristina de; ; http://lattes.cnpq.br/8102201624977157A fibromialgia (FM) é uma síndrome reumática não inflamatória caracterizada por fadiga, distúrbios do sono e dor muscular difusa com presença de sítios dolorosos a palpação denominados Terder Points. Pacientes com FM apresentam alterações hormonais que estão diretamente correlacionados com os sintomas da síndrome. A regulação neuroendócrina pode ser considerada prejudicada, sendo encontradas anormalidades no eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) com diversos hormônios apresentando alterações em seus níveis. Em mulheres no período fértil, diversos hormônios gonadais estão associados com os sintomas da síndrome, porém estudos enfatizando unicamente uma população de mulheres no período pós-menopausa que não fazem uso de reposição hormonal são raros. Com base nesse fato foi desenvolvido este estudo analítico transversal para avaliar os níveis plasmáticos de cortisol e dehidroepiandrosterona sulfato (DHEA-S) através da quimioluminescência em um grupo de 17 mulheres com FM e 19 mulheres saudáveis e observar se há correlação com os sintomas de dor através da algometria, estado de humor com o Índice de Depressão de Beck (BDI) e grau de funcionalidade com o Questionário de Impacto de FM (Fibromyalgia Impact Questionnaire FIQ). Foram realizadas três coletas de sangue com um intervalo de 24 horas entre elas, no período da manhã para as dosagens hormonais e estudo do perfil bioquímico das pacientes. Não foram observadas alterações imunológicas ou lipídicas nas pacientes com FM. Quando comparados os dois grupos, não houve diferença significativa nos níveis de cortisol, mas foi encontrado um efeito tangencial para o DHEA-S (p=0,094) com níveis mais baixos no grupo FM. O DHEA-S apresentou correlação significativa positiva com o limiar (r=0,7) e a tolerância (r=0,65) à dor no grupo FM. Foi encontrada presença de estado depressivo e baixa funcionalidade no grupo FM. Estes resultados sugerem que nas mulheres no período pós-menopausa o DHEA-S deve influenciar os sintomas de maior sensibilidade à dor, mas não a presença de estado depressivo e a baixa funcionalidadeDissertação Avaliação dos efeitos da reeducação postural global (rpg) em pacientes com espondilite anquilosante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-20) Silva, Eliane Maria da; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; Bezerra, Elaine Lira Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; Meyer, Patrícia Froes; ; http://lattes.cnpq.br/6643166445073786A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente o esqueleto axial, levando à limitação da mobilidade da coluna e incapacidade funcional. A fisioterapia, particularmente a cinesioterapia, é parte importante no seu tratamento. A Reeducação Postural Global (RPG), um método que utiliza alongamento baseado em avaliação de cadeias musculares, com interferência importante nas alterações posturais, poderá ser uma alternativa complementar no tratamento dessa doença. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da RPG individual em pacientes com EA e comparar com um programa de auto alongamento convencional e exercícios respiratórios, feitos em grupo. Trata-se de um estudo intervencional controlado, totalizando 38 pacientes com EA, divididos em dois grupos, tratados durante quatro meses: o grupo RPG (n=22) e o grupo controle (n=16). O grupo RPG realizou posturas de alongamento das cadeias musculares e o grupo controle realizou auto- alongamento convencional e exercícios respiratórios em grupo. As variáveis analisadas foram: intensidade da dor, duração da rigidez matinal, mobilidade da coluna, expansibilidade torácica, atividade da doença (Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Índex-BASDAI), capacidade funcional (Health Assessment Questionnaire- Spondyloarthropathies-HAQ-S) e qualidade de vida (Medical Outcome Study Short Form 36 Healthy Survey-SF-36). Para a análise dos dados foi utilizada um nível de significância de p < 0.05. Os resultados mostraram que houve uma diferença estatisticamente significante, em todos os parâmetros analisados, em ambos os grupos entre o pré e pós- tratamento. xiv Em comparação ao grupo controle, o grupo RPG mostrou melhora estatisticamente significante na rigidez matinal (p=0.01), nos parâmetros da mobilidade da coluna (exceto distância dedo-chão (p=0.11)), na expansibilidade torácica (p=0.02) e no componente Aspecto Físico do SF-36 (p=0.00). Ao final, observamos que, nesta amostra de pacientes com EA, o tratamento com RPG parece ter uma resposta melhor em algumas medidas clínicas, do que o auto- alongamento convencional, realizado em grupo. Outros estudos são necessários para melhor avaliar esta alternativa terapêutica na EADissertação Avaliação dos parâmetros de estresse oxidativo no lúpus eritematoso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-27) Costa, Tatiana Xavier da; Lemos, Telma Maria Araujo Moura; ; http://lattes.cnpq.br/4311626091295357; ; http://lattes.cnpq.br/1775286763156268; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Cavagis, Alexandre Donizeti Martins; ; http://lattes.cnpq.br/0907530041669620OBJETIVO: Analisar os parâmetros de estresse oxidativo no Lúpus Eritematoso Sistêmico. PACIENTES E MÉTODOS: Foram realizadas as determinações do conteúdo de glutationa reduzida no sangue total, da atividade da superóxido dismutase, da glutationa peroxidase e da catalase nos eritrócitos e da concentração de Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico no plasma de 19 pacientes do sexo feminino com LES sem atividade de doença (Mex-SLEDAI < 2), com média de idade de 32 ± 11 anos, através de métodos espectrofotométricos e comparada a um grupo de 30 indivíduos sadios nas mesmas condições. As pacientes com LES apresentaram tempo de doença em torno de 5 ± 3 anos. Os dados estatísticos foram analisados através do teste tstudent considerando um nível de significância de P<0,05. RESULTADOS: Foi verificado que a concentração de Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico foi significantemente mais elevada e a atividade da catalase foi significantemente diminuída nos pacientes com LES em comparação ao controle. Não houve diferença significativa nos outros parâmetros. CONCLUSÃO: O aumento da peroxidação lipídica e a diminuição da atividade da catalase sugerem que o estresse oxidativo tem um papel na patogênese da doença no LES, mesmo em pacientes sem doença ativaDissertação Comunicação de notícias difíceis na formação médica: desenvolvendo competências relacionais(2019-08-27) Pimentel, Luciana Carla Martins de Aquino; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; ; Pinto Júnior, Francisco Edilson Leite; ; Vilar, Maria José Pereira;A comunicação é um ato inerente ao ser humano que envolve o compartilhamento e a compreensão de mensagens enviadas e recebidas entre dois ou mais indivíduos, é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicar más notícias. Diante disso, alguns projetos de extensão tentam suprir essa lacuna na formação médica. Na UFRN o projeto de extensão Dying: a human thing se propõe ao ensino de comunicação de más notícias, como também refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica. Este projeto ocorre semestralmente com participação de 20 estudantes de medicina que são selecionados através de processo seletivo. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto de extensão Dying: a human thing acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Durante o semestre de 2018.2 participaram 20 estudantes do 2º ao 4º período de medicina. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após a análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes /relevantes do projeto e (3) auto avaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de medicina, como também para uma maior aproximação da temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica. Assim, a participação neste projeto, possibilitou aos estudantes, uma maior aproximação aos aspectos humanísticos da formação médica, tão importante para a construção de uma relação médico-paciente satisfatória.Dissertação Conhecimento da doença renal crônica entre médicos conforme as diretrizes práticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-07) Marinho, Luis Alcides de Lucena; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/7809570602317377; Pereira, Edna Regina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4503589425013098; Almeida, José Bruno de; ; http://lattes.cnpq.br/1398736458693233INTRODUÇÃO: A doença renal crônica (DRC) é um problema de saúde mundial, com prevalência crescente no seu estágio terminal, fatos que podem ser justificados pela falha no reconhecimento da doença e dos seus fatores de risco. OBJETIVO: Avaliar o perfil de conhecimento de médicos residentes (MR) e médicos preceptores (MP) em hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal-RN - Brasil, sobre a DRC, com base na diretriz do Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (KDOQI). MÉTODOS: Estudo de corte transversal, onde 64 MR (R1=32; R2=15; R3=17) e 63 MP responderam um questionário baseado na diretriz do KDOQI, dividido em sete sessões, abordando aspectos da DRC desde a definição, até o encaminhamento ao nefrologista. RESULTADOS: Apenas 20 participantes (15.7%) informaram utilizar alguma diretriz para o manejo da DRC. Os scores obtidos por sessão foram: Definição e classificação (46.1±47.8); Fatores de risco (70.5±27.9); Avaliação laboratorial (58.2±8.8); Plano de ação clínica (57.6±19.9); Redução da proteinúria (68.3±15.0); Complicações (64.8±19.9); Encaminhamento ao nefrologista (73.0±44.6). Observamos que houve uma diferença estatisticamente significante entre o conhecimento dos MR e MP nas sessões: Avaliação laboratorial (MR 61.5±8.4 vs MP 54.8±7.9; p<0.001); Redução da proteinúria (MR 73.1±11.4 vs MP 63.5±16.7; p<0.001) e Encaminhamento ao nefrologista (MR 81.2±39.3 vs MP 64.5±48.2; p=0.035). Entre os MR, os R2 obtiveram a melhor pontuação (R1 63.9±22.6 vs R2 71.9±17.2 vs R3 63.5±22.5; p=0.445). Observamos um baixo percentual de acerto dos médicos sobre a definição da DRC (MP=46%; R1=40.6%; R2=60%; R3=52.9%; p=0.623), assim como a classificação da DRC (MP=34.9%; R1=53.1%; R2=60%; R3=52.9%; p=0.158). CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diretrizes para DRC são pouco utilizadas por médicos que, mesmo atuando em ambiente universitário, ainda expõem lacunas no conhecimento sobre o tema. Nesse sentido, propomos a realização de uma oficina para os médicos participantes e estudantes do internato da UFRN, utilizando estratégias educacionais centradas no estudante, no sentido de fortalecer a incorporação das diretrizes da DRC no ensino de graduação e na prática clínica de médicos em geral.Dissertação Cuidados paliativos: uma proposta para o ensino da graduação em medicina(2017-12-04) Caldas, Gustavo Henrique de Oliveira; Vilar, Maria José Pereira; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; ; ; Motta, Luciana Branco da; ; Trindade, Thiago Gomes da;INTRODUÇÃO: O aprofundamento sobre as temáticas relacionadas à terminalidade da vida tem sido uma preocupação de profissionais de saúde que lidam com pacientes nessa situação. As demandas individuais e de familiares diante da constatação de deficiências na assistência dispensada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos, nos levam a refletir sobre a necessidade de aquisição de competências na área de Cuidados Paliativos na formação dos graduandos de medicina. OBJETIVOS: Propor competências essenciais para o ensino de Cuidados Paliativos nos cursos de graduação em medicina. PERCURSO METODOLÓGICO: A pesquisa se delineou como um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Inicialmente, foi feita uma análise documental na literatura nacional e internacional sobre competências gerais em Cuidados Paliativos; no sentido de construir um quadro com sugestões de competências essenciais para o ensino de graduação no Brasil. A seguir, o material elaborado foi apresentado individualmente a 8 profissionais com formação especializada em cuidados paliativos de diferentes áreas (médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional) para análise, acompanhado de uma entrevista com três questões abertas: 1) O que você teria a sugerir para melhorar as competências em cuidados paliativos para o ensino de graduação em medicina, considerando esse material que lhe foi entregue? 2) Comente sobre a importância da interprofissionalidade no ensino em Cuidados Paliativos, enfatizando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual do cuidado e 3) Fale sobre os obstáculos para implementação e o desenvolvimento da proposta no ensino da graduação de medicina. Na análise documental e nas entrevistas com os profissionais, foi utilizada a análise de conteúdo temática categorial proposta por Bardin. RESULTADOS: A análise documental inicial resultou em 5 categorias (Introdução, Controle de sintomas, Equipe interprofissional, Tópicos em Cuidados Paliativos, Assistência nos últimos momentos de vida), 8 subcategorias e 96 unidades de análise que deram subsídio ao pesquisador para construção das sugestões de competências, distribuídas num quadro em cinco módulos, com seus respectivos conteúdos. Das entrevistas com os profissionais, após leitura do material que lhes foi entregue, emergiram 6 categorias (Princípios básicos em Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Questões éticas e legais, Comunicação e aspectos psicossociais e espirituais, Trabalho em equipe e Desafios para a implementação da proposta), além de 12 subcategorias e 168 unidades de análise. Sobre a categoria “Desafios para a implementação da proposta” o desconhecimento conceitual de gestor e profissionais de saúde sobre cuidados paliativos surge, nas unidades de análises, como um dos principais obstáculos a ser superado. Das falas contidas nas subcategorias e unidades de análise, emergiram sugestões para melhor distribuição dos módulos, resultando na renomeação destes (Princípios básicos dos Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Trabalho em equipe, Questões éticas e legais, Assistência nos últimos momentos de vida), assim colocando em destaque em destaque o trabalho em equipe interprofissional como competência essencial a ser adquirida no ensino de Cuidados Paliativos na graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A lacuna existente no ensino de graduação em medicina sobre os vários aspectos que envolvem a terminalidade da vida, não pode ser ignorada diante da demanda crescente na prática médica. A discussão e aprimoramento das competências em Cuidados Paliativos sugeridas nesse estudo serão certamente essenciais durante os fóruns de educação médica, para que possamos ter mais clareza do que realmente é necessário para a formação do médico generalista.Dissertação Curso autoinstrucional como ferramenta para o ensino da radiologia do sistema musculoesquelético(2018-11-06) Macedo, Marcelle Alves Borba Negromonte de; Vilar, Maria José Pereira; ; ; Medeiros, Elaine Lira; ; Garcia, Vera Lucia;A Radiologia é uma especialidade médica que se desenvolveu enormemente com os avanços tecnológicos das duas últimas décadas, passando a ter um papel central na prática médica moderna. Essas mudanças têm gerado novas demandas para os educadores médicos, limitando o tempo de ensino e dificultando a atualização. A literatura evidencia lacunas na formação médica quanto ao sistema musculoesquelético, especialmente no ensino da semiologia, da mesma forma que aponta deficiências no manejo da Radiologia direcionada a esse sistema. Atualmente, há um uso crescente e um grande potencial para ferramentas eletrônicas voltadas para o ensino na saúde. Tendo em vista que as queixas musculoesqueléticas são muito frequentes na prática clínica, esse trabalho teve por objetivo desenvolver um curso para o ambiente virtual de aprendizagem do SUS - AVASUS, voltado para o ensino mediado por computador, sobre a radiologia básica do sistema musculoesquelético, delineando o passo-a-passo no desenvolvimento do conteúdo pedagógico. O curso foi desenvolvido com o apoio de uma equipe multiprofissional utilizando as seguintes fases: treinamento de conteudista, elaboração do conteúdo, desenvolvimento tecnológico e editorial. O formato do curso é autoinstrucional com 6 unidades, que abordam noções básicas da anatomia, o conhecimento dos principais métodos de imagem utilizados para avaliação do sistema musculoesquelético, a propedêutica radiológica básica, bem como da interpretação radiológica na avaliação das queixas relacionadas às doenças mais prevalentes do sistema musculoesquelético. Com ênfase na Reumatologia, o curso considera situações clínicas como ombro doloroso, dor no joelho, cervicalgia e lombalgia, que são apresentadas na forma de PDFs interativos, vídeos, animações, ilustrações, infográficos e casos clínicos. Cada unidade do curso é seguida por uma atividade de avaliação, composta por casos clínicos, contendo questões de múltipla escolha de correção automatizada, com feedback aos participantes. A disponibilização dessa ferramenta educacional mediada por tecnologia na plataforma AVASUS, permitirá o amplo acesso a estudantes de medicina e médicos, particularmente aqueles inseridos no contexto da atenção básica, contribuindo para a formação generalista.Dissertação Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Silva, Rafael Alves da; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Andrade, Cléber de Mesquita; Vilar, Maria José Pereira; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Marta Silva; Medeiros, Paulo José deIntrodução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.Dissertação Desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-16) Clemente, Silvia Batista Torres; Vilar, Maria José Pereira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; 05167339669; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; http://lattes.cnpq.br/1546849470630546; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390Introdução: O direito universal à saúde, consolidado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a incorporação das necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD) às políticas de Saúde. A criação e implementação da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD) reconfigurou o modelo de atenção à saúde destinada às pessoas com deficiência, estabelecendo uma nova lógica na organização dos serviços de saúde ofertados e criando espaços capazes deatender às necessidades dessa população, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER). Objetivos: Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnósticosituacional do Centro Especializado em Reabilitação do município de Caicó/RN; Discutir as potencialidades e fragilidades encontradas pelos profissionais que compõem a equipe, a partir do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020; descrever o fluxo de referência e contrarreferência entre a RAS e o CER III de Caicó/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa,utilizando a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma estratégia de pesquisa ondeo sujeito investiga e intervém na sua própria prática. Foram realizadas duas oficinas diagnósticas com a equipe de profissionais: a primeira teve como base o estudo do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020 e, na segunda, os profissionais apontaram fragilidades e potencialidades do serviço, bem como descreveram o fluxograma do CER III. Resultados: As oficinas possibilitaram maior interesse dos profissionais pelo instrumento normativo, observando-se um aumento das consultas ao Instrutivo de Reabilitação pela equipe de profissionais. Dentre as potencialidades, foi destacado o engajamento dos profissionais desde a implantação do serviço. Como fragilidade, foi apontada a ausência de alguns serviçosde reabilitação, conforme orientação do próprio instrutivo e portaria de habilitação, a deficiência de estrutura física e de materiais, assim como a rotatividade de alguns profissionais, que impedem e dificultam a continuidade do trabalho. A equipe também referiu certa dificuldade em trabalhar o fluxograma vigente e fizeram uma sugestão deadaptação do mesmo. Considerações Finais: As estratégias utilizadas neste estudo fomentaram reflexões a respeito do funcionamento do serviço e quanto à necessidadede se instituir espaços de educação permanente. Um relatório técnico será enviado aos gestores, no sentido de contribuir para o adequado funcionamento do CER III no município de Caicó-RN.Dissertação Desenvolvimento de competências em medicina de família e comunidade: fortalezas e dificuldades em um programa de residência médica na perspectiva do residente egresso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-14) Crisanto, Laís Izabel Maia Melo; Vilar, Maria José Pereira; Trindade, Thiago Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/0257084755574036; Amorim, Karla Patrícia Cardoso; ; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; Porto, Magda Moura de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/0629859575774194Introdução: A formação na Medicina de Família e Comunidade (MFC) envolve um conjunto de competências complexo. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) desenvolveu um Currículo Baseado em Competências (CBC) frente ao cenário de expansão dos programas de residência em MFC no Brasil, de forma a nortear a formação de jovens médicos de família. Esse trabalho tem o objetivo de analisar os fatores facilitadores e limitantes no desenvolvimento de competências durante a residência em MFC. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com análise qualitativa, desenvolvido com egressos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (PRMFC/HUOL) a partir de 2016. Foram utilizadas duas estratégias: um questionário eletrônico contendo dados sócio-demográficos dos egressos e referentes ao PRMFC/HUOL; e entrevistas individuais com egressos no sentido de aprofundar o entendimento sobre as competências a serem desenvolvidas no programa e como se deu esse processo na Residência Médica (RM). Análise descritiva dos dados e análise de conteúdo temática categorial, fundamentada em Bardin, foram realizadas com as respostas do questionário e das entrevistas, respectivamente. Foram definidas 3 categorias a priori: Competências da MFC a serem desenvolvidas durante a residência; Fatores que influenciaram no desenvolvimento das competências da MFC; Desenvolvimento de competências em habilidades de comunicação e raciocínio clínico no PRMFC/HUOL. Resultados: Dentre os 11 residentes que encerraram o programa nos anos de 2016 a 2019, 9 responderam ao questionário virtual, e 7 foram entrevistados. Além das 3 categorias a priori já estabelecidas, surgiu uma 1 categoria a posteriori: Análise propositiva sobre a formação para a MFC. O CBC da SBMFC foi percebido pelos egressos do PRMFC/HUOL como instrumento conhecido e aplicado no programa, tanto que as competências citadas nas entrevistas estão em consonância com as categorias encontradas no currículo citado. O contato com a preceptoria e a importância do preceptor no desenvolvimento dessas competências foram falas bem recorrentes em todas as entrevistas, sendo denotado como facilitador importante para o desenvolvimento do residente durante o programa; a autonomia do residente também foi citada com frequência no sentido de ser um quesito fundamental para o desenvolvimento de competências e melhor aproveitamento do programa de residência, o que corrobora com a aprendizagem de adultos e traz desafios para a preceptoria e para o planejamento dos espaços teórico-práticos e avaliativos, além dos cenários de prática. Conclusões: Os egressos do PRMFC/HUOL são, em geral, jovens médicos, graduados em instituições cujo currículo tem atendido às Diretrizes Curriculares Nacionais, e são motivados pela diversidade de competências da especialidade. A preceptoria foi percebida como um fator fundamental para o desenvolvimento de competências. A reforma do currículo do PRMFC/HUOL, associada a melhor interlocução ensino-serviço e estruturação da Rede de Atenção a Saúde em Natal, e finalmente a valorização da figura do preceptor, podem trazer inúmeros benefícios e novos desafios ao sistema de saúde do município.Dissertação Desenvolvimento de competências pedagógicas no serviço de endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes(2019-09-26) Gois, Arlinda Maria Pinheiro dos Santos de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Guedes, Jorge Carvalho; ; Medeiros Filho, José Eymard Moraes de; ; Correia, Lucianna Pereira da Motta Pires; ; Vilar, Maria José Pereira;O ensino médico é realizado atualmente de forma intuitiva e seguindo princípios pedagógicos tradicionais. Existe na atualidade um movimento voltado para estimular a inserção de processos pedagógicos já bem estabelecidos e comprovados em outras áreas do conhecimento para o ensino médico. A carência de desenvolvimento pedagógico de docentes e preceptores dificulta o processo de ensino-aprendizagem, resultando em treinamento de residentes com enfoque no conhecimento e não na competência profissional. Ademais, pode causar desconforto em preceptores e docentes que, sem preparo específico, sobre como ensinar e avaliar os aprendizes/residentes, o fazem de forma intuitiva ou, ainda, afastam-se da preceptoria, prejudicando a qualidade da formação. Os preceptores são experts em realizar todos os procedimentos, porém sem formação acadêmica acerca do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem por objetivo identificar o conhecimento prévio e eventuais dificuldades dos preceptores e docentes para o ensino na residência de endoscopia digestiva, visando sistematizar um programa de capacitação voltado ao desenvolvimento de competências pedagógicas do docente e preceptor no Programa de Residência Médica em Endoscopia Digestiva (PREMED do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de estudo exploratório, descritivo, envolvendo preceptores e docentes atuantes no PREMED do HUOL. Inicialmente, aplicou-se questionário para identificar o conhecimento prévio sobre ensino e aprendizagem, como também as principais dificuldades enfrentadas no exercício da preceptoria. Em seguida foram realizados dois encontros de capacitação pedagógica e elaboração de dois manuais, uma para residentes e outro para preceptores da residência em endoscopia digestiva do HUOL. Ao final, foram analisadas as percepções dos residentes e preceptores quanto ao processo de formação na residência de endoscopia. Participaram oito preceptores, com tempo de atuação na preceptoria prevalente inferior a cinco anos (75%), sendo pouco frequente a experiência com ensino (37%). As principais dificuldades relatadas estão relacionadas à avaliação dos residentes e à carência de capacitações pedagógicas para se discutir o processo de formação nas residências. Os manuais elaborados tiveram como conteúdo a apresentação de todo o programa de residência, desde questões gerenciais e administrativas até o sistema de avaliação dos residentes. Para os preceptores foram inseridos tópicos específicos sobre estratégias de ensino, avaliação, feedback e aprendizagem de adultos. A percepção de residentes e preceptores foi convergente em relação ao estímulo do raciocínio clínico, aprendizagem ativa e utilização de feedback como relevantes e presentes no processo de ensino-aprendizagem da residência. Os preceptores da residência em endoscopia do HUOL são jovens, com pouco tempo de atuação na preceptoria e pouca experiência pedagógica. Os manuais poderão apoiar o desenvolvimento docente, fato reconhecido como relevante e carente no citado programa de residência. As iniciativas de melhoria do processo de ensino-aprendizagem têm resultado em incentivo ao raciocínio clínico e à aprendizagem ativa, bem como uma avaliação mais elaborada com oportunidade de feedback na percepção dos e residentes e preceptores.Tese A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-28) Costa, Marcelo Viana da; Vilar, Maria José Pereira; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Campos, Henry de Holanda; ; http://lattes.cnpq.br/6482812030706034; Peduzzi, Marina; ; http://lattes.cnpq.br/7062074048893763; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314A Educação Interprofissional (IPE) se apresenta como abordagem necessária às reflexões sobre o Processo de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, na realidade brasileira. A pesquisa fornece detalhes sobre a relevância dessa abordagem em duas universidades pesquisadas, tendo como escopo explorar o uso da Educação Interprofissional em Saúde como uma estratégia capaz de fortalecer a reorientação da Educação Profissional de Saúde com vistas à qualificação dos profissionais para o trabalho colaborativo. O estudo adotou uma abordagem de métodos mistos sequenciais para estudo de casos, a partir das técnicas de grupo focal e questionários aplicados aos estudantes e entrevistas individuais para os professores de duas universidades. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática Categorial e Análise Estatística Descritiva. Os resultados demonstram que estudantes e professores reconhecem a necessidade de melhorar as habilidades para a colaboração de futuros profissionais; estudantes se apresentam dispostos a vivenciar experiências de aprendizagem compartilhadas e expressam as limitações atuais na comunicação entre alunos e profissionais de diferentes categorias; ambos os sujeitos arrolados sentem a necessidade de ampliar e consolidar o debate sobre Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo. As duas realidades apresentam importantes fragilidades, tais como estrutura física que dificulta ações interprofissionais, dificuldades nas relações interpessoais e interprofissionais. Há nas duas universidades pesquisadas, iniciativas de IPE, no entanto algumas apresentam maiores limitações na execução das mesmas. Na realidade brasileira, embora haja importantes políticas de reorientação da formação profissional em saúde, ficou evidente as limitações das instituições formadoras na formação de habilidades e competências para o trabalho colaborativo. Assim, o debate sobre Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo se mostra como necessário para atribuir maior envergadura às atuais políticas. A inserção dessa discussão não se configura como tarefa simples diante das características identificadas. No entanto, a realidade de produção dos serviços de saúde apresenta demandas ao processo de formação que não podem ser negligenciadas sob pena de fragilizar a proposta de um sistema de saúde centrado nas necessidades sociais, produzidas no seio das grandes e importantes transformações históricas.
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