Navegando por Autor "Vieira, Kenne Felipe Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A experiência urbana como versos de composição em videodança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Vieira, Kenne Felipe Alves; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/0026908774956043; Vieira, Alba Pedreira; Marques, Larissa Kelly de OliveiraEssa é uma pesquisa teórico-prática cujo objetivo é investigar as possibilidades criativas nos vieses da concepção e produção em videodança, o estudo explora através dos seus laboratórios a possibilidade de criação em dança por meio das técnicas de composição em improvisação atreladas aos modos de perceber, captar e conceber videodança como processo de idealização de uma obra artística. Para os percursos metodológicos foram utilizadas referências da improvisação em dança, da criação em videodança e dos modos de vivência na cidade. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa e Prática Artística como Pesquisa, para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise da composição em videodança desempenhando um caminho artístico, processual e questionador. A pesquisa possibilitou que o intérprete vivenciasse diferentes formas de composição unido movimento e câmera em um só corpo, despertando experiências diversas para a concepção de videodanças.TCC O funk na escola: Apontando estratégias de ensino nas aulas de dança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Barbalho, Ana Lívia da Cruz; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Vieira, Kenne Felipe AlvesA pesquisa tem como principal objetivo desenvolver reflexões sobre o estudo do funk como gênero de dança no contexto escolar, como também, possíveis apontamentos de estratégias de ensino desse gênero para jovens de uma rede pública. Como proposta metodológica, foi realizada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de natureza descritiva, tendo como campo de intervenção pedagógica, o grupo de Líderes de Torcida da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo. Foi possível observar que o ensino desse movimento cultural pode ser ressignificado de diversas formas dentro do ambiente escolar, a partir da contextualização histórica sobre o gênero, com a apreciação de documentários e imagens que refletem o tema e a produção de materiais utilizados ao longo das aulas, contribuindo significativamente para repensar os modos de ensino e aprendizagem da dança na escola.TCC Trajetórias digitais: Uma abordagem em videodança a partir das relações contemporâneas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Vieira, Kenne Felipe Alves; Leal, PatríciaEste trabalho trata de uma criação em videodança, a partir das relações digitais com um corpo de um intérprete-criador contemporâneo, refletindo sobre as relações digitais de onde emergem novas configurações para propor novos modos de se comunicar e como essas ferramentas de comunicação afetam e dialogam com a dança do artista. A metodologia da pesquisa procurou estabelecer diálogos entre as práticas de dança, as concepções sobre o fazer da videodança, bem como os conceitos das relações na sociedade contemporânea, utilizando autores como BAUMAN (2004), LEAL(2009), SCHULTZ (2010), SILVA (2021), entre outros. Os resultados da pesquisa possibilitam ampliações no campo da dança em relação às telas, aos conceitos das relações e sobre as formas de se relacionar, a partir da compreensão de que o corpo é um importante elemento de conexão para outros processos constituídos por vínculos e laços no mundo, sejam eles virtuais ou reais, refletindo também sobre as formas de impactar a produção criativa em dança na contemporaneidade.