Navegando por Autor "Vieira, Giane Bezerra"
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TCC A brincadeira e suas implicações no desenvolvimento infantil: recorte da experiência do Programa Trilhas Potiguares/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lima, Flaviana Santos de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraContribuir sobre o tema “brincadeira, o lúdico na educação infantil” é extrair opções de auxiliar melhor o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, além de somar na melhora da prática do professor. Partindo deste princípio o trabalho teve como objetivo explicitar do ponto de vista teórico, didático- pedagógico e metodológico o papel que a brincadeira deve e pode ocupar na relação de ensino – aprendizagem, tomando-se como referência o Programa Trilhas Potiguares da UFRN. Neste programa foram realizadas palestras com os professores da educação infantil das escolas da prefeitura do município de Martins/RN. Tem como fundamento os seguintes referenciais teóricos: Kishimoto (1994), Vygotsky (1998), Piaget (1975), RCNEI (BRASIL 1998), dentre outros. O brincar está presente na identidade de toda infância, e não deve ser vista apenas como um passatempo, principalmente pelos próprios professores. Os mesmos devem contribuir de forma que o momento lúdico seja também espaço de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento integral das crianças. Pois a brincadeira, o ato de brincar é de suma importância para o desenvolver do indivíduo, seja cognitivamente, afetivamente, a criança no brincar apropria-se do mundo que a cerca. O brincar é direito da criança, assim como vários outros direitos já conquistados, e precisa ser visto como tal. Por tanto nada melhor que o professor, que tem a tarefa de educar, construir aquele ser em formação, se aproprie do brincar como identidade da infância e forma integral do desenvolvimento da criança. Portanto o trabalho visa contribuir com a reflexão acerca do papel que a brincadeira deve ocupar na educação, contribuindo no desenvolvimento infantil e nas práticas pedagógicas dos professores da educação infantilTCC A capoeira como ferramenta metodológica na educação infantil: um relato de práticas educativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-07) Diniz Júnior., Marcos Luiz Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroO presente trabalho apresenta um relato reflexivo a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado para a Formação de Professores na Educação Infantil, ocorrido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município do Natal/RN. A turma na qual foi realizado era de nível II, com crianças de faixa etária entre 3 e 4 anos. A proposta do estágio era aplicar um projeto intitulado “Capoeira na Educação Infantil: consciência corporal e musical a partir do movimento” utilizando a capoeira como ferramenta metodológica tendo como objetivo o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como sua expressividade corporal. Tendo como base os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL 1998), e trazendo uma perspectiva sociointeracionista de Vygotsky para o contexto. Para o desenvolvimento da prática, foi utilizado, com algumas adaptações, o método Brincadeira de Angola, desenvolvido por Omri Breda (2015), que ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. No decorrer da produção, são trazidas diversas reflexões sobre as situações em aula, considerando o desenvolvimento da consciência corporal na criança e suas reflexões para a posterioridade. É possível concluir no estudo, diante da prática, a concretização da importância desse desenvolvimento.TCC A escola no hospital: A relevância da classe hospitalar e as contribuições político-pedagógicas na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lopes, Sônia Cristina de Jesus; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroA pesquisa aqui apresentada objetivou analisar as contribuições político pedagógicas oportunizadas a partir da implementação da classe hospitalar na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Na perspectiva de ampliar o discurso relativo a relevância desse serviço de ensino, em um contexto não escolar de educação. Assim, a partir da revisão da literatura relativa às abordagens pedagógicas que tratam da educação especialmente no âmbito da Classe Hospitalar (MATOS, MUGIATTI, 2009), como também por meio dos registros, das observações participantes (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e dos questionários realizados no lócus da pesquisa, tendo como colaboradoras as pedagogas atuantes na Classe Hospitalar da ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) situado no bairro de Petrópolis, Natal-RN. No processo de análise dos dados de campo trabalhamos com o estudo da legislação brasileira no tocante a essa temática, bem como a investigação de pressupostos teóricos que conferem o devido respaldo científico na área da aprendizagem e hospitalização escolarizada. O estudo caracteriza-se pela abordagem de pesquisa qualitativa em educação de cunho exploratório, buscando-se como resultado a compreensão da importância da implementação dessa modalidade de ensino, na perspectiva da garantia do direito à Educação e do desenvolvimento biopsicossocial do aluno hospitalizado.TCC A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Cirilo, Rayssa de Lima; Oliveira, Jacyene Melo de; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivonete Priscilla de CastroO lúdico na educação infantil tem sido uma das ferramentas que vem potencializando e qualificando o processo de ensino aprendizagem das crianças na educação. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade mostrar aos professores de Educação Infantil a importância do lúdico, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, proporcionando aos docentes uma melhor forma de compreender a importância das atividades lúdicas na educação infantil, suas finalidades e os benefícios que o brincar proporcionam no processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, para realizar este trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica (FONSECA, 2002), fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, tendo como principais interlocutores os seguintes autores: Kishimoto (2003, 2005), Vygotsky (1988), Piaget (1971,1976, 1978), dentre outros. Diante disso, o estudo realizado proporcionou um melhor entendimento sobre o método lúdico no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, como também a possibilidade de vislumbrar a conscientização dos professores perante a importância da ludicidade na educação.TCC A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-06) Nascimento, Jennifan Larissa Antonino da Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraO presente trabalho visa realizar uma análise acerca da importância do brincar na Educação Infantil. O objetivo central do estudo é analisar e refletir sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e qual a importância que os professores dão para este momento no cotidiano em sala de aula, compreendendo o significado de brincar e o universo lúdico, que as crianças utilizam nas brincadeiras. Para tanto foi realizada uma pesquisa em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Natal/RN, com o intuito de analisar como se dá o momento da brincadeira na escola de educação infantil diante da atuação dos professores. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo foi realizado por meio de observações em salas dos níveis III e IV e aplicação de questionários com professores destes níveis, instrumentos de pesquisa essenciais para analisar e relacionar a teoria com a prática, o que os autores falam a respeito da brincadeira e o que foi percebido na realidade escolar sobre: como os professores da Educação Infantil vêm trabalhando com a brincadeira durante sua prática pedagógica e quais suas consequências e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa realizada, percebi que o brincar está presente no cotidiano da escola de Educação Infantil, e por meio dele, as crianças encontram a oportunidade de se expressar, imaginar, aprender e se desenvolver, então, assim como a escola, os professores também estão cientes da importância dessa atividade para o desenvolvimento dos seus alunos. Portanto, a escola deve proporcionar as crianças, espaços e tempos para que o brincar aconteça, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento físico e intelectual. É importante a reflexão do professor sobre sua própria prática pedagógica por meio da formação continuada, atualizando seus conhecimentos sobre a ludicidade, abrindo-se para estratégias que reconheçam a significância dessa atividade no processo de ensino-aprendizagem.TCC A importância do lúdico na Educação Infantil para criança de 04 a 05 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Bezerra, Francisca Miranda; Soares Jr, Francisco Cláudio; Soares Jr, Francisco Cláudio; Vieira, Giane Bezerra; Andrade Jr, Francisco Vitorino deO presente trabalho defende que a prática lúdica é de fundamental importância para aquisição de saberes, criatividade e imaginação pelos alunos, como também a inserção de crianças especiais nas atividades desenvolvidas em sala de aula, tendo o professor como intermediador dos conhecimentos, precisando incorporar e valorizar essas atividades de forma significativa no cotidiano da sala de aula. Faz-se necessário, ampliar seus conhecimentos sobre o lúdico para poder utilizar com mais frequência técnicas e estratégias diversificadas, envolvendo jogos e brincadeiras no seu planejamento didático-pedagógico, para proporcionar o desenvolvimento integral dos seus alunos e a realizar o efetivo aprendizado dos conteúdos escolares ministrados com ludicidade. Por isso, é importante que as brincadeiras façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar as suas potencialidades educativas na dimensão curricular que se deseja desenvolver. Assim, há possibilidades de fazer com que o aluno seja integrado às atividades de sala de aula e no contexto escolar, por meio da execução das atividades pedagógicas, sejam de projetos com dramatizações, orações e pinturas ou jogos e brincadeiras. Desse modo, constatamos que o desenvolvimento das atividades lúdicas precisa de um trabalho pedagógico intencional, criativo e prazeroso, fazendo com que o professor vivencie a utilização dos jogos, as brincadeiras e o brincar nas mais diversas temáticas no âmbito escolar, como exercícios necessários e úteis a vida, cuja participação das crianças são uteis a formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal, sendo estratégias que contribuem para despertar e valorizar a aquisição de aprendizagens. Portanto, a educação por meio de práticas lúdicas é uma importante ferramenta estratégica de ensino-aprendizagem que possibilita a criação de ambientes atraentes em sala de aula e na vida para o desenvolvimento integral da criança. Desse modo, utilizamos a abordagem qualitativa, de natureza descritiva explicativa, por meio da qual analisamos as concepções dos professores sobre o conceito de planejar conceitos de atividades lúdicas, especificamente ao planejar tarefas para serem desenvolvidas nas suas práticas pedagógicas, ancorado nos procedimentos técnico-metodológicos tais como: reunião com a equipe pedagógica; observação de participante; entrevistas; imagens fotográficas; pesquisa documental; questionário e narrativa de vida. Assim, na referida pesquisa, procuramos realizar um estudo sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, buscando argumentar em favor da necessidade de considerar o brincar, o brinquedo, a brincadeira e os jogos como atividades básicas de sala de aula, como também, a socialização das atividades escolares a partir desses instrumentos pedagógicos com alunos que precisam de acompanhamento em virtude de necessidades especiais. Nessa perspectiva, nosso estudo encontra-se estruturado da seguinte forma: apresentamos as nossas considerações iniciais e discussões sobre a importância das atividades lúdicas no espaço escolar. Em seguida, reflexões-descritivas acerca da nossa participação no Estágio Supervisionado na Educação Infantil e as considerações finais do relatório em foco. Posteriormente, as referências e os anexos do presente estudo.TCC A Leitura na Educação Infantil : concepções de professoras da escola pública de Ceará-Mirim(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-05) Pereira, Jeane Karla de Melo; Vieira, Giane Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Soares Júnior, Francisco ClaudioA aprendizagem da leitura é de fundamental importância para se agir com a autonomia nas sociedades letradas. No ensino inicial da leitura com crianças pequenas o papel do professor é de grande importância nesse trabalho. O presente artigo busca investigar as concepções de Leitura apresentadas por professoras de um Centro de Educação Infantil, localizado no município de Ceará-Mirim, e as articulações dessas concepções com suas práticas de ensino. A pesquisa apresenta um caráter de cunho qualitativo com a análise de dados para interpretação do fenômeno e atribuição de significado. No contexto da abordagem qualitativa, fizemos uso de uma pesquisa exploratória que caracteriza-se pela aproximação do pesquisador com o tema estudado. Como procedimento de construção de dados utilizamos um questionário, para caracterização dos sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada para estabelecer o diálogo com as participantes sobre o tema em questão. O estudo teve como fundamentação teórica os estudos de autores, como: Solé (1998), Colomer e Camps (2002), Smith (1999), e entre outros, que concebem a leitura como um processo de interação entre o leitor e o texto. Na análise dos dados obtidos concluímos que as professoras, apesar de suas limitações nos discursos apontados, apresentam traços característicos de concepções de leitura numa perspectiva interacionista.TCC A música enquanto linguagem na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Bruna Cristina da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroNa perspectiva de ampliar as discussões sobre a música enquanto linguagem no trabalho pedagógico na sala de aula, abordamos neste estudo sua significância para a formação da criança durante a etapa da educação infantil. A escolha desta temática se explica pela curiosidade de como explorar o ensino da música enquanto linguagem, de maneira integradora, no qual a musicalidade ocupe o papel de protagonista nas práticas educativas, tendo em vista o desenvolvimento da criança. Este trabalho pretende apresentar direcionamentos e problemáticas auto-reflexivas sobre o uso desse artefato cultural na educação infantil por meio de estudos e pesquisas que subsidiam como instrumento de aproximação, desenvolvimento e estimulação ao contexto das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de estudos, na intenção de confrontá-los e responder dúvidas sobre esta temática. Os resultados possibilitaram uma confirmação sobre a importância da música enquanto linguagem na educação infantil de maneira a favorecer ainda mais a docência. Foi constatado que a música é relevante ao processo de ensino na educação infantil, pois a criança sente o desejo em aprender por meio da música através de atividades lúdicas, do que exercícios sem intervenção do professor. Portanto, concluiu-se que a música integrada ao processo de ensino orienta a criança a ocupar um espaço crítico e reflexivo frente à sociedade, pois, o professor, utilizando tais recursos, possibilita estágios cognitivos capazes de tornar a criança um sujeito ativo e participativo na sociedade.TCC A prática pedagógica no 5º ano do ensino fundamental: relatório reflexivo de estágio supervisionado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-04) Oliveira, Fernanda Lima de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroO presente trabalho aborda o relato reflexivo da prática pedagógica vivenciada por mim, enquanto aluna da disciplina: “Atividade Especial Coletiva -Estágio Supervisionado de Formação de professores II”, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental, situada em uma escola estadual da rede pública de ensino localizada em Natal- RN.O estágio supervisionado é um pressuposto importante na vida acadêmica do estudante de Pedagogia, uma vez que, oportuniza a este a pôr em prática todos os conhecimentos aprendidos na literatura acadêmica, exigindo a busca constante de subsídios para uma boa prática de ensino, na perspectiva de oferecer as condições necessárias para que a aprendizagem se dê de forma satisfatória aos futuros alunos. Nesse sentido, o presente estágio foi dividido em duas partes - observação e regência de aulas. Na observação foi feito o diagnóstico da escola, de seus ambientes, funcionários, professores e alunos. Como também, o diagnóstico descritivo, caracterizando a realidade escolar, como, estrutura física, caracterização socioeconômica da comunidade, perfil da coordenação pedagógica, entre outros. Nessa mesma etapa, fui dirigida a sala de aula onde iria fazer o estágio. E tive a oportunidade de observar a prática de ensino do professor, entender como se dava a dinâmica da sala, observar como era sua organização interna e a relação estabelecida entre o professor e os alunos.Na segunda parte do estágio, configurada pela regência, fomos orientadas, eu e minha colega parceira no estágio, a dar continuidade a proposta de trabalho do professor titular da sala, contida dentro do projeto “Brinquedos e Brincadeiras” elaborado por ele. Assim, foram planejadas atividades interdisciplinares que envolviam a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Educação Física dentro do projeto, que contemplaram os dez dias de regência.TCC Adaptação escolar: o processo de inserção de crianças pequenas no ambiente escolar na perspectiva dos pais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-04) Sales, Samara Dayse do Nascimento Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Carvalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraA pesquisa que se apresenta diz respeito a um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, abordando a temática da adaptação infantil no contexto escolar, com o objetivo de analisar o processo de adaptação de crianças pequenas durante a inserção ao ambiente escolar, a partir da perspectiva dos familiares envolvidos. Desta forma busca-se investigar como se dá o processo de inserção escolar da criança na primeira infância e quais as estratégias facilitadoras para o sucesso da adaptação escolar. O presente estudo servirá de embasamento para refletirmos sobre a importância e significado do período de adaptação para a criança. Utilizando-se como métodos para alcança-lo, a pesquisa bibliográfica, que traz a compreensão de autores sobre o tema, como Balaban (1988), Rapoport (2001 - 2005), Rossetti-Ferreira (1986), Rizzo (1983) e a pesquisa exploratória - qualitativa, desta forma utilizando como técnicas de coleta de dados uma entrevista estruturada de forma individual com os familiares das crianças que estão em processo de adaptação, e observação do comportamento das crianças em processo de adaptação no ambiente escolar, registrado em um diário de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado na cidade de Natal/RN, mais especificamente, numa turma de nível II, na qual foi possível conhecer a realidade do processo de adaptação das crianças participantes. Percebendo-se através das pesquisas realizadas, que a adaptação das crianças que iniciam sua vida escolar na educação infantil é um processo muito doloroso, em que a criança pode apresentar inúmeros sentimentos como tristeza, medo, angústia, insegurança, entre outros.TCC A afetividade nas práticas pedagógicas no contexto da classe hospitalar e sua relevância na aprendizagem infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-12) Oliveira, Aizlha Rhaymara Souza de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/5708311872367062; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Vieira, Giane Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730775U7O acesso à educação no contexto hospitalar é um direito reconhecido pela Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (BRASIL, 1996). Logo, as crianças que se encontram hospitalizadas não podem ter seu atendimento educacional negligenciado ou interrompido. Visando ao cumprimento destas duas normativas, a educação no contexto hospitalar busca atender as necessidades cognitivas, físicas e emocionais de crianças que estão passando por um período de tratamento médico e impedidas de frequentar a escola regular. O objetivo deste artigo é analisar, à luz de Fonseca (1999; 2008) e Ceccim (1997); Ferreira e Acioly-Régnier (2010), Junqueira (2010) e Mahoney e Almeida (2005) e Galvão (2002), Costa e Pinheiro (2013), Freire (2014), Ludke e André (1986) e Severino (2016), a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem de crianças inseridas em uma classe hospitalar em Natal-RN. Para este estudo foi utilizada a abordagem qualitativa da Pesquisa Educacional na construção e análise dos dados. Tal investigação tem o intuito de apresentar as análises de experiências sobre as práticas pedagógicas no contexto de uma classe hospitalar, possuindo como foco a afetividade no processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho foi observado que a classe hospitalar estudada apresenta práticas pedagógicas que utilizam o afeto e a escuta pedagógica como ferramentas indispensáveis, pois respeitam as especificidades do seu público alvo e proporcionam, além do desenvolvimento cognitivo, o individual, o emocional, o físico e o social das crianças internadas. Logo, é fundamental que os educadores desenvolvam habilidades emocionais e sociais para lidar com as necessidades das crianças e suas famílias, além de adaptar as estratégias de ensino para atender às especificidades do seu público alvo.TCC Alfabetização e pandemia: Desafios e concepções de professoras da rede pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Araújo, Gilliane Barbosa de; Vieira, Giane Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; https://lattes.cnpq.br/8030357322258136; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Soares Júnior, Francisco CláudioO presente artigo tem como objetivo investigar as concepções de professoras que atuaram nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização de crianças, no período da pandemia do Covid-19. A pesquisa contou com a contribuição de teóricos interacionistas para embasar o estudo como Vygotsky (1988),Vieira (2023), Soares (1998) e Leal (2009). A Alfabetização é considerada neste trabalho como um processo evolutivo e discursivo, que ocorre a partir da interação do aprendiz com o objeto de conhecimento, que é a escrita. Nesse sentido, a apropriação do sistema de escrita envolve as dimensões de aprendizagem da base alfabética da língua, a leitura e produção de textos diversos e a oralidade. Já o letramento é visto como o uso da linguagem escrita nas práticas sociais, denotando o uso efetivo e competente da língua escrita. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que compreende pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como procedimento de construção de dados, utilizamos entrevista semiestruturada, que permitiu elucidar as concepções das professoras sobre processo de alfabetização no período pandêmico. Os dados construídos na investigação foram agrupados em 5 eixos de análise: Concepções de Alfabetização e Letramento; 2 - Dificuldades enfrentadas para alfabetizar crianças durante a pandemia; 3 - Estratégias e modos de interação utilizados para alfabetizar de forma remota; 4 - diferenças para alfabetizar durante a pandemia e no pós pandemia; e 5 - Desafios enfrentados na alfabetização de crianças com o fim da pandemia e retorno das aulas. As professoras revelaram que houve mudanças significativas na forma de alfabetizar, nos modos de interação, nas condições de trabalho e também na aprendizagem das crianças durante a pandemia, e que seguiram sofrendo os impactos deixados por ela no processo de alfabetização mesmo após o seu fim.TCC Alfabetização em questão: um olhar sobre políticas de alfabetização no Brasil com ênfase nos documentos da Política Nacional de Alfabetização - PNA (2019)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Ferreira, Ingrid da Silva; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Vieira, Giane Bezerra; Caballero, DeniseO presente trabalho tem como objetivo discutir e relacionar a Política Nacional de Alfabetização (2019) com outras três políticas de alfabetização instauradas no Brasil entre 2000 e 2018, sendo o Programa De Formação De Professores Alfabetizadores – Profa - (2001), o Pró-letramento: Mobilização Pela Qualidade Da Educação (2005) e o Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa – Pnaic (2013). A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e a análise documental foi a técnica para construção e análise dos dados. Para fundamentar nossas discussões temos como base as reflexões teóricas de Ferreiro E Teberosky (1999), Lopes E Vieira (2011) e em Soares (2003), dentre outros autores e documentos oficiais. Os resultados desta pesquisa apontam um rompimento, por meio da PNA (2019), com mais de 20 anos de avanços em estudos e concepções progressistas de alfabetização instituídas por meio de políticas e programas anteriores, bem como, revela um enlace com perspectivas empiristas e tradicionais, demonstrando um profundo retrocesso no campo educacional brasileiro.Tese Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-05) Vieira, Giane Bezerra; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; Braz, Anadja Marilda Gomes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797487P6; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Leal, Telma Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/2358658346044158As pesquisas realizadas na área de educação têm atentado para a importância da realização de ações voltadas para a análise de necessidades formativas como forma de ajuste às mudanças sócioculturais que exigem cada vez mais uma atividade criadora na preparação dos professores na perspectiva da sua formação. A preocupação com o fracasso escolar ligado à alfabetização de crianças que frequentam a escola pública nos levou à construção desta tese que tem como objetivos: investigar necessidades de formação de professores do Ensino Fundamental da escola pública acerca de conhecimentos subjacentes ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de alfabetização na perspectiva do letramento e (re)construir, com os professores participantes da pesquisa, conhecimentos relativos ao processo de alfabetizar letrando , a partir de suas necessidades de formação. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Ceará- Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental I e II, contando com a participação de 7 professores e uma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. Partimos do princípio de que as necessidades de formação são fenômenos subjetivos, socialmente construídos que permitem a tomada de consciência dos objetivos para a formação. A abordagem investigativa é de natureza qualitativa, cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados, valores, intenções que os seres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em que interagem. Nesse contexto, optamos pela investigação-ação por considerarmos esse tipo de pesquisa como um espaço, tanto de investigação, quanto de formação profissional, em que professores e pesquisadora assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, construir necessidades de formação e refletir as suas práticas. Como procedimentos de construção e análise dos dados, desenvolvemos observações participantes nas atividades de sala de aula; entrevistas semiestruturadas (individuais e coletivas) com professores e supervisora; análise de documentos escolares e sessões de estudos reflexivos que possibilitaram a triangulação dos dados e a análise de conteúdo. O percurso de pesquisa revelou que a análise de necessidades formativas dos professores é um recurso capaz de contribuir para o planejamento de projetos de formação contínua mais apropriados à construção da sua identidade crítica e reflexiva. Neste sentido, permitiu que fossem construídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professores em relação à alfabetização na perspectiva do letramento. As necessidades conceitualizadas a partir das dificuldades dos professores, das carências percebidas e dos desejos de mudança manifestados por eles, quando são construídas na análise e reflexão de práticas concretas, tendem a traduzir-se em teorização de problemas, sem uma dimensão de aplicação de saberes. Desse modo, as vivências do processo formativo estão possibilitando a reflexão das práticas de ensino da leitura e da escrita e a assunção de posturas mais voltadas para propiciar aos alunos condições de entendimento, compreensão e uso social dos escritos e da função do sistema de escrita. Os conteúdos temáticos da formação permitiram o acesso ao conhecimento de novas formas de conceber e trabalhar com a leitura e a escrita e suas funções sociais e saltos qualitativos dos professores com relação à prática de alfabetizar letrando. Essa construção teórica nos possibilitou: conhecer e refletir necessidades de formação no âmbito da formação continuada de professores; ressignificar nossa própria formação e revisitar a nossa prática como formadora de professores que atuam na escola pública. Concluímos com a confirmação de que a reflexão dos professores sobre as suas próprias necessidades de formação contribuiu para transformações de suas concepções e práticas de alfabetização e letramento, mesmo diante de dificuldades encontradas, tanto na formação, quanto na organização do trabalho pedagógicoTCC Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Barbosa, Ana Maria Dantas; Vieira, Giane Bezerra; Vieira, Giane Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Soares Júnior, Francisco CláudioO presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares.TCC As concepções de coordenadores pedagógicos sobre as suas funções administrativas e pedagógicas no cotidiano de escolas públicas da cidade de Santa Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) LIMA, Ana Paula da Silva; Soares Jr, Francisco Cláudio; Soares Jr, Francisco Cláudio; Vieira, Giane Bezerra; Andrade Jr, Francisco Vitorino deA atuação do Coordenador Pedagógico no cotidiano escolar é considerada por muitos como enigmática. Muitos são os estudos que visam à definição de uma função específica para esse profissional, mas poucas são as conclusões para essa problemática. Nesse víeis, para compreendermos a concepção de Coordenador Pedagógico na contemporaneidade é necessário revisitarmos momentos históricos da educação brasileira com um olhar mais reflexivo sobre como se deu o surgimento desse profissional nas escolas e qual sua importância diante das dificuldades enfrentadas pela conjuntura escolar em diferentes épocas. Nesse sentido, este artigo pretende ressaltar a importância da função pedagógica do Coordenador em diferentes tendências, tais como Escolástica, Tecnicista e Democrática. Além disso, visa delinear uma reflexão sobre a história, as funções e a importância do Coordenador Pedagógico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a seis coordenadores de escolas da rede pública de ensino da cidade de Santa Cruz/RN, os quais responderam a um questionário e participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados nesta pesquisa comprovam que no cotidiano escolar há uma maior preocupação em resolver questões burocráticas do que em propor estratégias que direcione a prática docente a promover melhorias no processo ensino-aprendizagem. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Augusto (2006), Ferreira (2007), Flick (2009), Libâneo (2007), Luckesi (2011), Pimenta (2012), Placco e Almeida (2006), Triviños (2008), Veiga (2002).TCC As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Joyce Gomes da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Giane Bezerra Vieira e Ivone Priscilla de Castro Ramalho; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroCom a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas pedagógicas na referida instituição de ensino, e conhecer quais as concepções dos docentes sobre a rotina, avaliando se a mesma contribui para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas da rotina na Creche Sonho de Criança – CAIC – Apodi/RN. Assim, pretendemos apresentar a contribuição da rotina no processo ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo do referencial teórico/bibliográfico e pesquisa de campo de caráter exploratório, com investigação qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas para cada profissional que atua em sala de aula, a fim de responder aos objetivos propostos. De acordo com esta pesquisa, confirmou-se a importância da rotina nas práticas pedagógicas na instituição de ensino, na qual a mesma contribui bastante no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Constatou-se que o grupo entrevistado (as educadoras infantis) reconhece a rotina como um elemento imprescindível para a educação infantil. Conclui-se que a rotina é parte integrante do planejamento e das práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança, localizada no município de Apodi – Rio Grande do Norte.TCC A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-26) Lima, Maria Luíza de Carvalho; Vieira, Giane Bezerra; Vieira, Giane BezerraA brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professoras do Ensino Fundamental, de uma escola pública na zona oeste da cidade de Natal, sobre a importância da brincadeira como um recurso pedagógico na alfabetização de crianças. Essencialmente, busca compreender as concepções através de uma pesquisa exploratória, com o procedimento de construções de dados através de uma entrevista estruturada com duas professoras alfabetizadoras sobre o olhar para a prática e a compreensão acerca do lúdico na alfabetização de crianças. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas por Vygotsky (1988), Liublinskaia (1979), Leal, Albuquerque e Leite (2005) e Lopes e Vieira (2012), dentre outros autores que fundamentaram a pesquisa. Os dados construídos nesse estudo evidenciam a importância de trabalhar a alfabetização através da ludicidade para o desenvolvimento pleno do educando, tendo em vista que a brincadeira desenvolve habilidades essenciais para a aprendizagem eficaz da leitura e da escrita e, também, em outros aspectos da alfabetização. As concepções das professoras alfabetizadoras revelam um olhar sobre a temática com consciência da importância da ação lúdica no processo de construção de conhecimento.TCC Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Maria da Conceição Camilo de; Soares Júnior, Francisco Cláudio; Soares Júnior, Francisco Cláudio; Vieira, Giane Bezerra; Andrade Júnior, Francisco Vitorino deO presente trabalho ressalta as minhas vivências pessoais, estudantil e profissional como fonte de enriquecimento para a minha formação de professora. Traz em seu contexto relatos de como aconteceu o Estágio Supervisionado II no tocante as observações, o planejamento pedagógico e intervenção pedagógica. Define-se como um estudo qualitativo à luz dos postulados do Referencial Curricular Nacional, ancorado em nos procedimentos técnicos: observações participantes, exercício docente e entrevistas, realizadas com professoras do nível IV da Educação Infantil na Creche Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz?RN. Objetiva investigar a relação entre brincadeiras, jogos, brinquedos e brincar como componentes pedagógicos que possibilitam mediações necessárias às interações sociais entre crianças/crianças e crianças/professoras na sua prática diária na Educação Infantil. A importância do brincar na vida da criança como fonte de organização de estruturas mentais, cognitivas e emocionais, bem como processo de desenvolvimento nos aspectos motor, físico e social das crianças. Assim, considera-se a ludicidade como um princípio de inserção da criança no lugar vivido utilizando-se dos brinquedos, brincadeiras, jogos e o ato de brincar na construtiva dos sujeitos sociaisTCC Classe Hospitalar: o atendimento pedagógico sob a ótica da família(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Gabriella Islany Peixoto da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Rodrigues, Senadaht Barbosa BarachoJuntamente com a família, a escola possui um papel crucial quanto ao processo de desenvolvimento cognitivo e na formação da identidade pessoal da criança. Entretanto, em alguns casos de situação de adoecimento da criança que requer o internamento essa fica impossibilitada de frequentar o espaço escolar regular e por isso faz-se necessário a manutenção de atividades que resgatem a rotina de sua vida anterior à doença, de forma a contribuir para que ela dê continuidade a seu processo de escolarização. Baseado nesse entendimento, de que o atendimento pedagógico deve atender as necessidades dessas crianças de forma integral, esse estudo tem como objetivo compreender qual a ótica da família e/ou acompanhantes em relação ao atendimento pedagógico que ocorre nas classes hospitalares. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa a ser realizada com pais e acompanhantes da associação HATMO (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte). Essa associação é construída por pacientes, familiares e profissionais voluntários; não possui fins lucrativos e apoia pacientes encaminhados para transplante de medula óssea, desenvolve ações de humanização do tratamento médico e agencia redes de voluntariado e solidariedade no estado do Rio Grande do Norte. Participaram do estudo quatro famílias de crianças ou adolescentes que se encontravam (ou encontram) na referida instituição e que estavam em faixa estaria escolar obrigatória. Os dados foram coletados durante o período de agosto a setembro de 2018, por meio da técnica do questionário e da entrevista semiestruturada com o sistema de gravação de áudio. Foram feitos levantamentos teóricos de estudos de autores da área tais como Fonseca (2011), Fonseca (1999), Fonseca (2003) Fonseca e Ceccim (1999), Ceccim e Carvalho (1997), Matos e Mugiatti (2006), bem como dos documentos oficiais como Brasil (1994), Brasil (2001), Brasil (2002). Os dados foram analisados tomando como base os critérios da análise temática de conteúdo proposta por Minayo (2007), fundamentada à luz do referencial teórico-metodológico que foi adotado. Espera-se, com esta pesquisa, fomentar discussões acerca da importância do atendimento pedagógico das classes hospitalares como uma estratégia de cuidado integral à crianças e adolescentes, que por meio da educação possibilita-os ressignificar suas vidas e de seus familiares e o espaço hospitalar no qual se encontram.