Navegando por Autor "Vieira, Arthur Cássio de Oliveira"
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Artigo A alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(REVISTA SABERES, 0019-02-25) Batista, Maria Aparecida Vitoria Monteiro; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; https://orcid.org/0009-0001-2145-4664; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534Este artigo tem como intuito analisar o contexto educacional de uma escola pública, no município de Timbaúba dos Batistas/RN, a única escola de ensino fundamental do município, sendo a respeito do processo de alfabetização dos alunos nos anos iniciais, buscando fazer uma investigação sobre os métodos utilizados pelas professoras, a abordagem de ensino delas em relação à alfabetização e letramento e aspectos do desenvolvimento dos alunos no que diz respeito ao processo de alfabetização. O estudo de caso foi de abordagem qualitativa, sendo seu instrumento de investigação uma entrevista aos professores do ciclo alfabetizador da escola. O estudo discute os conceitos de alfabetização e letramento dialogando com a autora Magda Soares (2004), a importância da formação continuada para professores dialogando com o autor Francisco Imbernón (2010) e um breve diálogo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1991) sobre os métodos de alfabetização e os níveis de desenvolvimento da alfabetização.TCC Educação, música reggae e direitos sociais no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Silva, Iancarlo Almeida; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Vieira, Arthur Cássio de OliveiraNeste artigo, buscamos discutir a relação entre música e educação, refletindo acerca de sua atuação no âmbito dos direitos sociais. Tal feito é realizado a partir da análise de canções do gênero Reggae, na qual destacamos as ideologias impregnadas e disseminadas pelas letras desse gênero musical. Temos como hipótese a ideia de que as composições de Reggae ressaltam a necessidade substancial do reconhecimento do hibridismo cultural, como também da ideia politizada de cidadania na sociedade brasileira. Em termos de abordagem metodológica, a presente pesquisa está fundamentada no método qualitativo (MINAYO, 2010), além de elencar como procedimentos investigativos a pesquisa documental e a bibliográfica (GIL, 2008). Nas concepções e análises teóricas do artigo, adotamos as ideias de pensadores como Jacques Rancière (2014), Peter Burke (2003) e Stuart Hall (2006). Enquanto na análise musical das canções de Reggae, elegemos Eni Orlandi (1999) no campo da Análise do Discurso (AD). Por fim, refletimos que o discurso politizado do Reggae dialoga diretamente com a educação brasileira, visto o seu caráter transformador e de fortalecimento dos direitos sociais no Brasil.TCC Estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e a inclusão formativa: uma revisão literária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Joseane Maria dos; Morais, Isabela Cristina Santos de; https://orcid.org/0000-0002-7481-4520; http://lattes.cnpq.br/3174988973584084; https://orcid.org/0000-0002-2570-7622; http://lattes.cnpq.br/5947381005753779; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; Silva, Jammerson Yuri da; https://orcid.org/0009-0000-2341-751X; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499O estudo tem como objetivo desenvolver uma pesquisa de revisão literária com intuito de investigar as dificuldades da inclusão das crianças com TEA, a partir de publicações de trabalhos acadêmicos. Busca também, identificar o TEA e os desafios que os educandos enfrentam na inclusão dessas crianças. Com isso, o trabalho foi desenvolvido para que se possa entender como funciona a inclusão das crianças com TEA e como a legislação ajuda os pais a buscarem o direito legal para a educação dos seus filhos. Mediante isso, a pesquisa teve embasamento nos documentos: BRASIL (2015), BRASIL (2014), DSM-5 APA (2014) e pensadores como: FONSECA (2003), PIMENTA (1996), TARDIF (2002), dentre outros. Com isso, pode-se entender que os resultados desse estudo nos levam a refletir acerca dos reais significados da palavra inclusão e da necessidade urgente de que as políticas públicas assumam a responsabilidade que lhe compete, como instrumento principal em favor dos alunos que necessitam de um olhar diferenciado e atentoTese Intelectuais, sociabilidades e modelos de educação no Rio Grande do Norte (1889 - 1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-31) Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; Santos, Evandro dos; http://lattes.cnpq.br/7531766582443713; Silva, Fabiana Sena da; Nascimento, José Mateus do; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Andrade, Juciene Batista Felix; http://lattes.cnpq.br/9746207094429740; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro; http://lattes.cnpq.br/6749653436674174A pesquisa aqui apresentada se insere no campo da História da Educação, articulando elementos de História cultural e política. Temos como objetivo identificar os principais intelectuais atuantes no campo educacional do Rio Grande do Norte durante a Primeira República (1889- 1930), bem como suas redes de sociabilidade em cargos públicos e instituições científicas do período. Visamos também compreender os modelos de educação pensados por eles e encampados por essas instituições, a saber nomeadamente, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (LERN) e a Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN). Defendemos a tese de que a rede de sociabilidade tecida entre os intelectuais foi fundamental para a fundação de instituições científicas e a consolidação de um discurso e uma prática moderna de educação. Investigamos publicações e revistas dessas associações, documentos oficiais, atas, relatórios, mensagens de governo, compêndios e conferências, através da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, que compreende o discurso como instrumento de poder. Analisando biografias por meio do método prosopográfico, construímos uma biografia coletiva do grupo e de sua atuação, apresentando trajetórias que se cruzam a partir da sociabilidade. Compreendemos as estruturas de sociabilidade de acordo com as discussões de Jean-François Sirinelli. Também utilizamos o seu conceito de intelectuais criadores e mediadores culturais, em perspectiva de diálogo com a ideia de representação de Roger Chartier, analisando representações espaciais e discursivas dos modelos de educação defendidos por estes sujeitos. Observamos, assim, queas sociabilidades são tecidas a partir da pertença a grupos sociais, políticos e também às instituições e suas publicações no Rio Grande do Norte da Primeira República. Nota-se, portanto, que os discursos do grupo legitimam sujeitos, orientam práticas e direcionam ações sociais e políticas para a consolidação de um modelo republicano de educação, pautado pelo civismo, o higienismo e a modernidade pedagógica.Tese Saúde ambiental na microrregião Borborema Potiguar: vulnerabilidades humanas e potencialidades educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-09) Araújo, Rodrigo Serafim de; Amaral, Viviane Souza do; Navoni, Júlio Alejandro; https://orcid.org/0000-0002-9326-9054; http://lattes.cnpq.br/4440806451383783; https://orcid.org/0009-0008-7394-5378; http://lattes.cnpq.br/3656817593631764; Pontes, Cibele Soares; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; Melo, Abinadabe Jackson de; Soares, Maria José NascimentoA saúde ambiental representa um campo da saúde pública cuja abordagem incide sobre as interconexões entre os âmbitos da saúde humana e o panorama ambiental que nos cerca. Por apresentar uma relação de caráter eminentemente ecológico com o processo saúde-doença, tem-se pautado a necessidade de abordar a temática em diversos níveis do conhecimento, perpassando desde a educação básica até a educação superior. Nesse contexto, a cidade de Lajes Pintadas, Rio Grande do Norte, Brasil, é um exemplo que merece destaque quando o assunto é saúde ambiental. Desde 2009, o município tem sido objeto de pesquisas científicas interdisciplinares devido a uma característica singular nas dimensões ambiental, educacional e de saúde pública. Essa particularidade refere-se à exposição ao gás radônio, emanado naturalmente por rochas que possuem urânio (U) em sua composição, fenômeno conhecido como radioatividade natural. Com o propósito de ampliar a compreensão dos fatores socioambientais ligados à presença da radioatividade, estudiosos ressaltam a necessidade de coletar informações adicionais, abrangendo tanto os impactos ambientais quanto as possíveis doenças relacionadas. Além disso, destacam a relevância de explorar o potencial educacional da temática no campo da saúde ambiental. À luz dessas considerações, esta tese objetivou avaliar as condições socioambientais relacionadas à emissão da radioatividade natural no município de Lajes Pintadas/RN, incluindo os potenciais riscos à saúde humana, e os desafios e as potencialidades educacionais da temática saúde ambiental no contexto da educação básica. Para contemplar esse objetivo, foram adotadas as seguintes metodologias, organizadas nos quatro capítulos desta tese: realização de novas análises sobre a percepção de risco pela população exposta, por meio da aplicação de questionários e da avaliação dos efeitos em nível genético, utilizando testes de genotoxicidade com uma abordagem crônica e comparando os resultados com estudos prévios realizados em Lajes Pintadas/RN entre 2014 e 2016; análise de conteúdo sobre a abordagem de temas em saúde e meio ambiente, além de sua interconexão descrita como saúde ambiental nos principais documentos balizadores da educação básica; desenvolvimento, aplicação e validação de ações socioeducativas e formativas em saúde ambiental, com ênfase em temas locais. Os resultados do primeiro capítulo indicam que fatores como ocupação, estilo de vida e exposição a agentes químicos podem estar associados às alterações celulares observadas, destacando a relevância de abordagens integradas para a análise dessas correlações. Adicionalmente, foi identificada uma associação estatisticamente significativa entre a exposição ao gás radônio e o aumento na frequência de micronúcleos, um biomarcador-chave de danos ao DNA. Esses achados sugerem que a exposição prolongada à radiação natural pode contribuir para alterações citogenéticas, reforçando a necessidade de monitoramento e medidas de mitigação. Quanto ao panorama educacional explorado, os resultados referentes ao segundo capítulo indicam dificuldades na busca e clareza na articulação das temáticas saúde e meio ambiente no principal documento norteador da educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como na sua integração, caracterizada como saúde ambiental. Norteado por essas fragilidades, o terceiro capítulo evidenciou que a execução de iniciativas socioeducativas e formativas na área de saúde ambiental, utilizando uma abordagem fundamentada na realidade local, apresenta potencialidades educacionais. Esses resultados representam um registro inédito de uma integração colaborativa entre os campos do ensino, pesquisa e extensão, visando à promoção e à exploração didática de tópicos in loco relacionados à saúde ambiental. No entanto, mesmo diante dos benefícios enfatizados, observou-se na literatura que a exploração didático-pedagógica e a disponibilidade de recursos educacionais para o escopo temático são limitadas. Essa lacuna de pesquisa alicerçou o quarto capítulo, culminando na proposição de estratégias para a construção e validação de uma sequência didática para o ensino de temas em saúde ambiental. Em síntese, a consolidação dos quatro capítulos desta tese apresentou contribuições inovadoras para a compreensão dos impactos da radioatividade natural na saúde humana e para a formulação de materiais, reflexões e posicionamentos sobre a relevância da temática da saúde ambiental no contexto da educação básica.TCC Um relato de estágio no Ensino Fundamental I: entre leitura, ensino e práticas.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Oliveira, Jéssica da Silva; Lima, Thamiris Jordana da Silva Lima; Lautenschlager, Etienne; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri daEste artigo relata a experiência de estágio supervisionado no Ensino Fundamental I, realizada em uma escola municipal na Zona Oeste do município de Caicó, RN, com o objetivo de contribuir para as habilidades de leitura e escrita de discentes do 4º e do 5º ano. A intervenção pedagógica utilizou estratégias lúdicas, fundamentadas nas reflexões sobre estágio e formação docente, alfabetização, entre outros. A avaliação diagnóstica inicial revelou dificuldades em segmentação silábica, coesão textual e interpretação. A partir disso, foi planejada uma sequência didática com jogos de palavras, dinâmicas em grupo e produção de histórias. O referencial teórico sustentou a reflexão crítica sobre o estágio, formação docente e alfabetização, destacando a importância do planejamento flexível e da adaptação às necessidades dos estudantes. Os resultados indicaram avanços na autoestima, no engajamento e nas habilidades de leitura, reforçando o estágio como um espaço formativo essencial para integrar teoria e prática. O artigo contribui para discussões sobre alfabetização e metodologias inovadoras no ensino público.