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Navegando por Autor "Vidal, Mario Cesar Rodriguez"

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    Dissertação
    Uma abordagem ergonômica para análise da qualidade do pescado, desde sua captura ao seu desembarque na praia, resultante da atividade dos jangadeiros de Ponta Negra - Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-21) Lima, Ineuda Maria Alves Ferreira; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; ; http://lattes.cnpq.br/0310641014557223; Carvalho, Ricardo Jose Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; Carvalho, Rodrigo Antonio Ponce de Leon Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3458450270798697; Vidal, Mario Cesar Rodriguez; ; http://lattes.cnpq.br/5977040735225918
    A atividade de pesca artesanal, a qual envolve fatores de ordem histórico-culturais, ambientais, sociais, políticos, econômicos, dentre outros, apresenta-se atualmente como importante fonte de renda, geração de trabalho e alimento, além de estar contribuindo para a permanência do homem no seu local de origem. Entretanto, seu produto, o pescado, considerado um dos alimentos mais perecíveis, necessita de um manejo e conservação adequada desde a captura até a sua comercialização para retardar o processo de deterioração. Desse modo, esta dissertação tem o objetivo de estudar o efeito das práticas de manipulação na qualidade do pescado, desde a captura ao seu desembarque na praia, resultante da atividade dos jangadeiros de Ponta Negra - Natal/RN com o intuito de analisar a qualidade do pescado e propor recomendações para a sua manipulação adequada e possíveis soluções a fim de agregar valor ao produto, por meio da melhoria da qualidade e Boas Práticas de Manipulação. Para tanto, utilizou-se a metodologia baseada na Análise Ergonômica do Trabalho por meio de técnicas observacionais e interacionais com o grupo de foco, os jangadeiros, para compreender a atividade jangadeira e avaliou-se o frescor e qualidade do pescado mediante análise sensorial e parâmetros microbiológicos e físico-químicos existentes na legislação Portaria nº 185, de 13 de Maio de 1997 e o RIISPOA - alterado em 01 de dezembro de 2007 e a RDC Nº 12, de 2 de janeiro de 2001. De acordo com os resultados obtidos em análises laboratoriais, pode ser constatada, a qualidade aceitável do pescado conforme os parâmetros existentes nas normas e regulamentações vigentes, não obtendo deterioração significativa decorrente da má manipulação e conservação inadequada do mesmo.
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    Dissertação
    Análise ergonômica da formação de estudantes de fisioterapia de uma universidade brasileira: uma proposta de prevenção de LER/DORT
    (2018-02-27) Furtado, Tathyanna Kelly de Macêdo; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; ; Saldanha, Maria Christine Werba; ; Vidal, Mario Cesar Rodriguez; ; Souza, Tulio Oliveira de;
    O fisioterapeuta é relatado em vários estudos como uma profissão com alta prevalência de Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT). O início do contato dos fisioterapeutas com os fatores que podem propiciar o desenvolvimento de LER-DORT se dá durante sua formação, quando ainda aluno de Fisioterapia. Ainda na fase de aprendizagem profissional, os estudantes adotam constantes posturas e esforços biomecânicos inadequados, transferência e elevação manual de pacientes, posturas estáticas, esforços bruscos entre outros, gerando desconfortos, dores e lesões musculoesqueléticas. Como o principal instrumento de trabalho do fisioterapeuta é o seu próprio corpo, uma lesão pode forçá-lo a ter que trabalhar com dores, ter que mudar os modos operatórios, restringir a variedade de condutas clínicas e, consequentemente, antecipar a interrupção da carreira profissional. Esta pesquisa visa analisar a atividade de formação dos estudantes universitários de fisioterapia, que realizam estágio profissional, e elaborar diretrizes para prevenir LER-DORTs. Tomou-se como referência metodológica a Análise Ergonômica do Trabalho. Para tanto, realizaram-se as análises documentais relativas ao Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de fisioterapia, à grade curricular, ao plano de curso e às ementas de disciplinas em busca de evidências de políticas, diretrizes e previsão de abordagens de conteúdos e de práticas profissionais relativas à prevenção de LER-DORT. Também foram realizadas entrevistas com os alunos, professores e coordenação, registros fotográficos do aluno em atendimento e da infraestrutura dos locais de atendimento. Verificou-se que o PPC do curso de fisoterapia em foco possuía a disciplina de Saúde do Trabalhador apenas formalmente porque, na realidade, não se ofertava nenhuma disciplina específica sobre Saúde do Trabalhador, Ergonomia ou Saúde Ocupacional. Também não foi encontrado no PPC nenhum conteúdo programático relativo à prevenção de LER-DORT e ao auto-cuidado, direcionado para a saúde ocupacional dos próprios estudantes. Os alunos relataram que não receberam nenhuma aula específica de prevenção de LER-DORT, de auto-cuidado, de ergonomia, de saúde e segurança ocupacional, nem temas afins. Contudo, as orientações de auto-cuidado que receberam dos professores foram de forma diluída em disciplinas como Aplicada de Reumatologia, Aplicada de Ortopedia e Recursos Terapêuticos Manuais. As orientações que os alunos relataram ter recebido nessas disciplinas consistiam em: corrigir altura da maca, usar melhor alavanca de força, ter cuidado na flexão e rotação da coluna e no manuseio de carga. Os alunos obtiam conhecimento de prevenção de LER-DORT apenas para o paciente e, espontaneamente, percebiam que podiam transferir esse conhecimento, adquirido em outro contexto, na gestão do seu auto-cuidado. Entretanto, a maioria dos alunos entrevistados alegaram que não conseguiam colocar em prática, na sua rotina acadêmica, as mesmas orientações de prevenção de LER-DORT, que seriam aplicadas em seus pacientes, devido à carga de estudo e ao cansaço após os atendimentos. Observou-se, também, que os critérios organizacionais e biomecânicos, considerados pelos professores, para a distribuição de pacientes a serem atendidos pelos respectivos alunos, não eram totalmente transparentes. A especialidade de estágio profissional, citada pelos alunos entrevistados, em que apresentaram maior queixa de dor, foi a de neurologia, por causa, principalmente, das ações de transferências, de um local para outro, dos pacientes dependentes e pesados. Estas ações eram, por vezes, realizadas individualmente e sem a utilização de auxílio mecânico. Não se verificaram orientações dos professores, nem conteúdos programáticos nos estágios, voltados para a prevenção de LER-DORT dos alunos. Observou-se que o curso não oferece disciplinas, nem conteúdos programáticos, nem realiza práticas acadêmicas, que dão formação e propiciam ao aluno situações preventivas de LER-DORT e de auto-cuidado. E, também, que há uma grande incidência de relatos de dores entre os estudantes pesquisados do último ano do curso de fisioterapia e que a inexistência de um plano de prevenção de LER-DORT nestes alunos poderá fazer com que eles reproduzam as condutas patogênicas durante a vida profissional e se lesionem e/ou se incapacitem precocemente. Recomenda-se, portanto, a inclusão de uma disciplina ou de conteúdos transversais em todas as disciplinas, que propicie aos alunos o conhecimento sobre as possíveis causas do surgimento e agravamento de LER-DORT, a importância de prevenção e as possíveis medidas de prevenção e a relação desta abordagem com a eficiência do ato fisioterapêutico e, consequentemente, com os resultados do tratamento do paciente tratado pelo aluno. Isto possibilita que o aluno em formação profissional passe a atuar com melhor eficiência, saúde e segurança, integradamente. E que, na sua vida profissional, estes conhecimentos e boas práticas sejam assimiladas, evitando, assim um mau efeito-espelho herdado da incompleta formação universitária.
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    Dissertação
    Análise ergonômica da prática do paratletismo de lançamentos: rendimento esportivo e prevenção de lesões musculoesqueléticas relacionadas ao esporte
    (2018-02-27) Pinto, Evelyne Tenório Gomes da Silva; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; ; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; Saldanha, Maria Christine Werba; ; Vidal, Mario Cesar Rodriguez;
    O objetivo da presente dissertação é elaborar diretrizes para a otimização conjunta na prática do paratletismo, isto é, contribuir com a formulação de estratégias de prevenção de lesões musculoesqueléticas e com a melhoria do rendimento esportivo dos atletas cadeirantes do paratletismo de lançamentos de dardo e disco. O esporte paralímpico possui grande potencialidade, mas tem sido marcado por alta prevalência e incidência de lesões, que podem comprometer a saúde e o desempenho dos atletas. Uma cadeia longa e complexa de fatores interage nesse fenômeno, podendo promover desequilíbrio na relação entre a capacidade do atleta em dissipar, gerar e transferir energia mecânica e a quantidade de estresse imposta ao sistema musculoesquelético durante o desempenho das atividades esportivas. Esse estudo visa compreender tais fatores e sua relação com a modalidade do atletismo de lançamentos, para indivíduos com lesão medular, da classe funcional F55. A pesquisa teve como abordagem metodológica a Análise Ergonômica do Trabalho. Foram utilizadas técnicas de interação e de observação, roteiros de ação conversacional, verbalizações, registros fotográficos e vídeos. O estudo da prática de lançamentos de dardo e de disco evidenciou a adoção de diferentes modos operatórios, pelos atletas, nos contextos de treino e competição, alguns dos quais patogênicos, em termos de Lesões musculoesqueléticas, e inibidores de melhores rendimentos. Os modos operatórios estão relacionados com aspectos da organização do trabalho (planejamento, monitoramento, cadência, metas etc.) de treinamento, com a tecnologia (cadeira de lançamento; implemento) utilizada no treinamento e com as características do atleta (classe funcional etc.). Verificou-se, durante os treinamentos, a ausência de pausas sistematizadas e a exigência mínima, pela equipe técnica, do aperfeiçoamento dos movimentos de lançamento dos implementos durante os treinos, a execução de treinos fora do prescrito na periodização do grupo, a ausência de acompanhamento individual dos atletas, pela equipe técnica, e a ausência de uso de instrumentos de monitoramento de prevenção de lesões musculoesqueléticas, assim como de rendimento. Outros quesitos também foram evidenciados, como a utilização de cadeiras de lançamento, fabricadas artesanalmente, sem levar em conta, adequadamente, os dados antropométricos dos atletas, suas características, sua classe funcional, sua prática e uso real – atividade em si -, nem os critérios de conforto, segurança, portabilidade e modularidade. Todos esses fatores associados contribuem para o desenvolvimento e/ou agravamento das lesões musculoesqueléticas nos paratletas de lançamentos, bem como em seu rendimento, integradamente. Ao final dessa pesquisa foi possível compreender a modalidade estudada, dentro das suas peculiaridades e contextos, possibilitando dessa forma a elaboração de recomendações de melhoria para prática esportiva, na perspectiva da otimização conjunta. Recomenda-se, portanto, a realização de estudo antropométrica dos atletas, para o desenvolvimento de cadeiras de lançamento, a fabricação de cadeiras de lançamento para os contextos de treino e de competição, considerando critérios de segurança, conforto, rendimento, classe funcional e modalidade de lançamento, a realização de pausa formal a cada lançamento durante a execução dos treinos, uma correção sistemática dos movimentos de lançamento dos atletas, pela equipe técnica, dentre outros.
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    Dissertação
    O fazer musical: uma análise da atividade de formação de violonistas e o desencadeamento de possíveis distúrbios osteomusculares
    (2015-02-26) Marques, Bruno Dessoles; Carvalho, Ricardo Jose Matos de; ; ; Saldanha, Maria Christine Werba; ; Vidal, Mario Cesar Rodriguez;
    O violão é o instrumento musical mais tocado em todo o mundo, tanto em caráter recreativo quanto profissional. Considerando que as pessoas tendem a reproduzir ao longo da vida algumas práticas, hábitos e costumes aprendidos, desde a mais tenra idade, e que o processo de formação musical pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do músico profissional, faz-se necessário compreender até que ponto o processo de formação superior do violonista é provedor de comportamentos que levem os alunos ao adoecimento por LER/DORT. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática de estudo dos alunos do curso de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-EMUFRN em Natal-RN, de modo a identificar situações críticas que para o possível desenvolvimento de LER/DORT. A pesquisa classifica-se como qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo, que, fundamentada no campo de estudo da Ergonomia, se utilizou de técnicas observacionais e interacionais para coleta de dados de campo, restituição e validação. Como resultados, foram identificados cinco cenários considerados críticos na rotina de estudo: sessões prolongadas de estudo com o instrumento, estudo para apreensão de técnicas específicas, preparação para recitais (avaliação acadêmica), retomada da prática após período de recesso, desconformidade no mobiliário e instrumentos de trabalho (cadeiras, suporte para violão, apoio para membro inferior). O estudo concluiu que a postura corporal adotada, a técnica escolhida pelo músico e a carga horária dedicada à prática com o instrumento são fatores importantes em todos os cenários apresentados.
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    Artigo
    Saberes e competências mobilizados na implantação de um treinamento padronizado de segurança de vôo
    (Associação Brasileira de Ergonomia, 2020-07-09) Carvalho, Ricardo José Matos de; Saldanha, Maria Christine Werba; Vidal, Mario Cesar Rodriguez; Lacerda, Elizeth
    Este artigo apresenta o processo de implementação do PROLOFT-Programa Experimental de Padronização do LOFT em uma companhia aérea brasileira. O LOFT-Line Oriented Flight Training – que consiste na prática dos conceitos de CRM - Crew Resource Management – é um treinamento avançado de segurança de vôo com cenários simulados constituídos de anomalias postuladas que possibilitam, aos pilotos, a prática de gerenciamento situado de vôo. A contribuição central deste artigo consiste na associação dos métodos de padronização situada e construção sócio-técnica, permitindo estabelecer padrões de treinamento avançado no âmbito de uma ação ergonômica participativa. O método adotado consistiu numa variante da AET-Análise Ergonômica do Trabalho e, mais especificamente, nas técnicas de ação conversacional e na observação sistemática. Concluímos que o processo de padronização situada é uma efetiva ferramenta na implementação de padrões de treinamento no contexto de uma construção sociotécnica, em que diversos saberes e competências são mobilizados
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    Artigo
    Understanding and improving safety in artisanal fishing: A safety-II approach in raft fishing
    (Elsevier, 2020-02) Carvalho, Ricardo José Matos de; Saldanha, Maria Christine Werba; Arcuri, Rodrigo; Amorim, Ana Gabriella; Vidal, Mario Cesar Rodriguez; Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de
    Artisanal fishing with rafts is responsible for most of the Brazilian Northeastern region fishing production. Fishing is done in open sea, with very small boats in the unpredictable and often hostile maritime environment. Safety is achieved through the fishermen’s expertise to adjust their performance to cope with the demands and disturbances. Under this environment, safety should be improved by constraining the way people do things, based on traditional safety management principles or Safety I. This research describes a Safety II approach to improve raft fishing safety in a typical Brazilian beach community. Safety II main focus is on fishermen activities and strategies to construct safety during their fishing expeditions. The methods, following the action research iterative procedure, are workplace empirical studies to uncover knowledge, expertise, and artifacts that inform fishermen sensemaking and the Functional Resonance Analysis Method FRAM to model the fishing capture expeditions. Results indicated that the fishermen’s safety related trade-offs during fishing expeditions depends on their sensemaking, and to improve safety there is a need of a broader, systemic and continuous approach, involving not only objective measures and devices to inform and to support sensemaking for safer decisions, but also ways improve survival conditions of fishermen
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