Navegando por Autor "Viana, Maria da Conceição Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Brinquedos Cantados: Contribuições para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-05) Viana, Maria da Conceição Alves; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Soares, Rozileide Bezerra; Maia, Severino Ramos dos SantosOs brinquedos cantados, ao longo das décadas fazem parte da cultura popular, os mesmos em alguns casos são referência regional, inseri-los aos métodos de ensino é uma forma de incentivar as crianças a desenvolveram suas habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais, intelectuais e sociais. Dar ênfase a essa prática instiga os professores do ensino infantil produzirem uma infinidade de atividades relacionadas a evolução da aprendizagem das crianças por meio dos brinquedos cantados, diante dos mesmos elas interagem com naturalidade, ampliando assim sua capacidade de socializar-se com o mundo à sua volta e o conhecimento sistêmico que lhe será apresentado na execução das cantigas. A relevância dos brinquedos cantados é significante para apropriação da linguagem, uma vez que esse processo dá-se naturalmente através das rimas, repetições, dramatizações e produções espontâneas, na criação e recriação de versos musicais. Diante da roda a criança interage, reconhecendo-se como parte dela, e valorizando sua participação junto ao outro, como maneira de cooperar para que todos se envolvam e demonstrem satisfação na interação da dinâmica e futuramente exponham os conhecimentos adquiridos. Para tanto, abordagens de alguns teóricos e materiais que subsidiaram o embasamento teórico que norteia este trabalho, se fizeram predominantes para descrever a relevância dos brinquedos cantados na educação infantil, promovendo o resgate de cantigas diante de um percurso histórico, partindo então da sua trajetória, expondo os brinquedos e as cantigas na educação infantil como fonte de aprendizagem, trazendo à tona a teoria por trás das cantigas, fazendo análises das mesmas, relacionando-as ao desenvolvimento da criança