Navegando por Autor "Viana, Maria Aliana Sena"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Classes multisseriadas na Educação Infantil: controvérsias e perspectivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-30) Viana, Maria Aliana Sena; Medeiros, Hélder Pacheco de; http://lattes.cnpq.br/7276445057059197; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Macedo, Lenuska Sousa deAs classes multisseriadas são muito comuns em escola do campo como forma de organizar as turmas a fim de atender o acesso garantido por lei a todos os alunos. No entanto, estas têm sido frequentemente tema de discussão entre professores e outros profissionais da educação por gerarem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem por conta da diversidade de níveis. O objetivo geral deste trabalho é analisar propostas do MEC trabalhadas em salas de aula multisseriadas envolvendo o contexto da educação infantil. Foram encontrados cinco estudos realizados em diferentes regiões do Brasil, nos quais os resultados relacionados à metodologia do programa Escola Ativa analisada no contexto de escolas do campo. Os resultados desses estudos mencionam perspectivas positivas e negativas, assim como controvérsias acerca da proposta. A principal controvérsia é aplicada a partir da compreensão de que a Escola Ativa tem metodologia aplicável às escolas, mas precisa de recursos didático-pedagógicos para poder funcionar de forma adequada, uma vez que as escolas do campo, devido à história de falta de investimento não contam com esses recursos.