Navegando por Autor "Verçosa, Renata Martins de Aguiar"
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TCC Processo de adaptação na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Verçosa, Renata Martins de Aguiar; Paiva, Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo de; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro deEste artigo tem o objetivo de proporcionar uma reflexão acerca do processo de adaptação na Educação Infantil. Nesse sentido, apresenta os resultados do estudo sobre a análise de alguns conceitos e orientações acerca do ingresso de crianças pequenas ao ambiente escolar disponíveis nos documentos oficiais. A análise foi realizada em dois documentos que são referências nacionais para a Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), que orientam e norteiam o trabalho realizado dentro das Instituições Públicas de Educação Infantil. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com ênfase na análise documental, que consiste em identificar, verificar e apreciar os documentos com uma finalidade específica. Para tanto, inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar contribuições teóricas sobre o tema abordado, com o objetivo de compreender o que é o processo de adaptação e o papel dos sujeitos (crianças, pais e professores) nesse processo. Contudo, ressaltamos a escassez bibliográfica dessa temática, dentre as produções encontradas destacamos os autores Balaban (1988), Rêgo (1995), Rossini (2001) e Rapoport (2004). A análise dos documentos e a revisão bibliográfica nos permitiu explicitar que são muitas as especificidades envolvidas no período de adaptação das crianças e que essa fase requer um esforço conjunto de todos os envolvidos, principalmente dos pais e professores, para que juntos possam buscar estratégias para o enfrentamento dessa fase, pela qual todas as crianças passam no momento da sua entrada na escola. E, finalmente, constatamos que embora os documentos sejam de nível nacional, muitos professores de instituições públicas, desconhecem sua existência e não se utilizam das suas orientações