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Navegando por Autor "Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de"

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    Artigo
    Ánalise comparativa da avaliação no ensino superior: uma visão do processo de bolonha e do sistema de avaliação americano
    (2012-06) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Fernandes, Priscila Cruz; Andrade, Dalliane Vanessa Pires de
    Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Europeia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e consequentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes
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    Artigo
    Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
    (Revista INGEPRO, 2011-02) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
    Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportam
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    Artigo
    Contribuição da disciplina tópicos especiais em gestão da informação: comércio eletrônico na formação dos alunos do curso de gestão da informação
    (Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, 2011-09-01) Hilgenberg, Eliseu Ernani; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    O objetivo desta pesquisa é avaliar e analisar a contribuição no aprendizado do aluno da disciplina Tópicos Especiais em Gestão da Informação – Comércio Eletrônico – que se propõe a preparar os profissionais para conviver, atuar e gerenciar no mundo digital do comércio eletrônico. Aplicou-se um instrumento de pesquisa na busca de saber conhecimentos dos discentes sobre o uso da microinformática, tecnologias em rede e modelos negócios virtuais. O inquérito foi aplicado antes e após a disciplina, tendo como estratégia que os participantes criem uma empresa virtual. A análise revela as percepções dos discentes com relação ao uso da Internet aplicada aos negócios
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    Artigo
    Contribuição dos sistemas integrados de gestão para as práticas de ensino e aprendizagem
    (Faculdades Integradas Campos Salles (FICS), 2012-07-19) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Jamerson Viegas; Oliveira, Lucas Ambrósio B. de; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância que um sistema de gestão tem para uma IES, e como este sistema, pode colaborar com as práticas de ensino e aprendizagem, e isto será feito através de um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como justificativa para o estudo temos a universidade como um ambiente nos quais muitas pessoas tem pouco tempo para desenvolver as atividades, o uso de ferramentas evoluídas tecnologicamente, neste caso o sistema de gestão, facilitaria bastante o cotidiano das pessoas. A problemática de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: como um sistema de informação pode contribuir para as práticas de ensino. A metodologia empregada consistiu em duas etapas, revisão bibliográfica e estudo de caso. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sendo que o objeto de estudo foi o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o (SIGAA). Os resultados encontrados evidenciaram a importância de um sistema de gestão para a prática do ensino e aprendizagem, e isso foi feito através da descrição do sistema de informação, mostrando a utilidade de seus módulos. A conclusão que pode ser feita é que o sistema de informação integrado a gestão universitária, envolve processos mutuamente dependentes de credibilidade, agilidade e recuperação rápida das informações, colaborando também para o relacionamento professor-aluno, tornado os processos mais eficientes
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    Artigo
    Um diagnóstico do setor de fomento mercantil do sul catarinense
    (Universidade de Araraquara, 2011-07-15) Zavarise, Nilane; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    Este trabalho apresenta um diagnóstico do setor de fomento mercantil no sul catarinense, dando ênfase à importância do crédito no ambiente empresarial. Considerando que as empresas têm necessidade de buscar constantemente o crédito para realizar investimentos e cumprir suas obrigações, surgiram no Brasil em 1982 as empresas de fomento mercantil (factorings), com o objetivo de dar apoio creditício, mercadológico e assessoria às pequenas e médias empresas. O objetivo deste estudo é destacar a evolução, os segmentos de atuação e as perspectivas das empresas do setor de fomentos mercantil do sul catarinense. Para diagnosticar o setor na região, foram aplicados 40 questionários às empresas de fomento mercantil e obtidas 18 respostas. As empresas de fomento mercantil iniciaram a atividade na região em 1989 e vêm apresentando um crescimento quantitativo. Hoje as factorings da Associação dos Municípios da Região Carbonífera - Amrec têm como clientes as microempresas e as empresas de pequeno e médio portes, sendo o setor industrial o que mais utiliza seus serviços. A maioria das empresas instaladas na região foi constituída por empresários que trabalhavam anteriormente no mercado financeiro, e a média de idade dessas empresas é de 6,81 anos. Dos principais motivos que proporcionaram o crescimento do setor na região da Amrec, destaca-se o aumento da procura de crédito, impulsionado pela facilidade para a concessão de crédito pelas factorings, o que levou a atividade de fomento mercantil a ser reconhecida perante a sociedade
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    Artigo
    Disclosure e accountability na gestão pública: uma investigação sobre a evidenciação de recursos para educação no Estado do Rio Grande do Norte
    (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, 2011) Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    O presente artigo tem como objetivo identificar se os municípios do Rio Grande do Norte no período de 2005 a 2009 cumpriram os princípios de disclosure e accountability em suas prestações de contas, bem como ilustrar os recursos que deixaram de ser aplicados nos anos em análise. Seus dados provêm de informações enviadas pelos próprios gestores ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE. De 2005 a 2009, 10 municípios deixaram de transmitir suas informações em pelo menos um dos anos analisados. Um total de 43 municípios não aplicaram os recursos mínimos exigidos, correspondendo a 25,74% dos municípios do RN. Porém constatou uma diminuição com relação ao descumprimento do Art. 212 da CF no decorrer dos anos. Também a partir da análise individual de cada município, foi possível analisar o percentual que deixou de ser aplicado na educação pública do RN, chegando-se a um montante de R$ 18.359 (dezoito milhões, trezentos e cinquenta e nove mil), referente à somatória dos valores encontrados nos anos de 2005 a 2009. Como resultado, ressalta-se que apesar da Accountability e Disclosure dos municípios do RN terem melhorado progressivamente nos anos analisados, faz-se necessário que as informações sejam apresentadas de forma mais clara, favorecendo o exercício do controle social, e que os órgãos de fiscalização e controle externo investiguem os municípios que descumpriram os princípios aqui analisados, para apuração dos fatos ilegais, identificação dos responsáveis e quantificação do dano causado aos direitos do cidadão
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    Dissertação
    Egressos na avaliação da qualidade de um curso: o caso da Engenharia de Produção da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-27) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hekis, Helio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/1844103661944409; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. V
    A presente Dissertação tem como objetivo geral analisar, sob a ótica do egresso, a percepção da qualidade de um curso de graduação a fim de contribuir com a melhoria contínua. Visando atingir os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando reunir os trabalhos que rodeiam esta temática, com a intenção de atualizar os conceitos abordados atualmente sobre o assunto estudado. São eles: Gestão da qualidade, qualidades nas Instituições de Ensino Superior e o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - Sinaes. A metodologia é caracterizada como estudo de caso, de natureza quantitativa; o objeto de estudo é composto pelos egressos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que engloba os alunos que se formaram no período de 2002 a 2010; a coleta de dados foi feita através do instrumento de pesquisa, o questionário, disponibilizado on-line através da interface do SurveyMonkey; a análise dos dados foi feita por meio das técnicas de estatística descritiva e análise multivariada, entre elas a análise fatorial. O instrumento de pesquisa proposto é formado por dezenove perguntas e vinte afirmativas que abordam a temática central desta dissertação. Os resultados mostram a identificação de quatro fatores latentes (obtidos através da análise fatorial exploratória), por meio de duas perspectivas. Na análise da percepção e da importância, os resultados obtidos foram semelhantes no tocante as variáveis dos fatores. O fator 1 foi relacionado aos apoios dados aos alunos, fator 2 denominado como suporte extra classe, o fator 3 relacionou aspectos da biblioteca, e, finalizando, o fator 4 abordou avaliação e instalações físicas. Com a pesquisa conclui-se que este estudo apresenta diversos pontos a serem melhorados pela equipe de gestores, e recomenda-se continuar a avaliar a percepção dos egressos, visando uma melhoria contínua na prestação do serviço por parte da universidade
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    Artigo
    Práticas de gerenciamento de documentos e da informação e seus impactos jurídicos nas micro e pequenas empresas: um estudo de caso do comércio varejista de Curitiba
    (Universidade de Ribeirão Preto, 2011-07-11) Ribeiro, Lourenço Santiago; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    Ciente da importância das MPEs para a economia do país e no anseio de colaborar com o segmento, este trabalho buscou conhecer as práticas adotadas pelos micro e pequenos empresários no gerenciamento de informações, assim como identificar fatores que influenciam nesse processo. Foram entrevistas 90 empresas e o resultado da pesquisa de campo apontaram falhas no tratamento dos documentos e informações geradas e adquiridas na empresa. Existe uma dependência do empresário em relação aos fornecedores como fonte de informação e contadores enquanto responsáveis pelo gerenciamento de seus documentos. O resultado esperado passará pela mudança de comportamento do empresário que atualmente toma decisões de forma aleatória, sem sistematizar as tarefas, podendo causar impactos negativos quanto a posição da empresa perante a justiça, podendo tornar a empresa mais vulnerável a falhas quanto suas obrigações, prejudicando a empresa junto ao aspecto jurídico. Observou-se que, as organizações não estão preparadas para gerenciar o seu ativo informacional
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    Artigo
    A tecnologia da informação e comunicação no atendimento a legislação regulamentadora da EAD: estudo de caso UFRN
    (UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, 2012-06-11) Oliveira, Lucas Ambrósio B. de; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano
    O objetivo deste artigo é analisar a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC)para a gestão de cursos de graduação à distância(EAD). O presente estudo analisacomo as TIC estão contribuindo para o desenvolvimento e integração dos cursos de educação superior à distância.Foi evidenciada a importância das TIC por meio de um estudo de caso aplicado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil, atualmente utilizado por mais de 37.000 usuários da Instituição e licenciados. Os resultados apontam para a grande importância das TIC para a gestão acadêmica e institucional dos cursos de graduação a distância, uma vez que o número de usuários e a dispersão geográfica dos mesmos exigem que tais ferramentas proporcionem meios eficientes de gestão dos elementos inerentes a este tipo de modalidade de ensino. Diante da complexidade da gestão acadêmica e das características peculiares da EAD, as TIC são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento e atendimento a legislação regulamentadora
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    Artigo
    O uso de ferramentas financeiras como mecanismo estratégico de reverter uma situação deficitária de uma empresa de eletrodomésticos
    (Universidade Potiguar, 2011-08-01) Lutif Júnior, Jorge Assef; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    O presente artigo almeja esboçar as principais teorias sobre a estrutura teórica dos diversos métodos de análise econômico-financeira em consonância com a liquidez, através de um estudo de caso. Este trabalho tem por finalidade abordar os benefícios que as diversas ferramentas financeiras trazem para este segmento e seus usuários, pois, através de dados concretos obtidos sobre as demonstrações contábeis, é possível avaliar e diagnosticar a situação econômico-financeira da empresa e, a partir desta realidade, tomar decisões mais coerentes com a real situação da mesma. A empresa Embramaq, objeto do estudo de caso, estava enfrentando diversos desafios, tais como a globalização da economia, os ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos, os clientes cada vez mais exigentes, as rápidas mudanças nos produtos e processos, especialmente em função de avanços tecnológicos
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