Navegando por Autor "Vasconcelos, Gilvânia Medeiros"
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Dissertação Educação em saúde para o autocuidado e a invisibilidade do cuidado feminino: um estudo com mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Vasconcelos, Gilvânia Medeiros; Bastos, Raquel Litterio de; Amorim, Erico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/5748376486647441; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688Introdução: O trabalho de cuidar tem sido, historicamente, uma atividade realizada pelas mulheres no interior das famílias, com pouco apoio do Estado. A forma de organização social dos cuidados acaba prejudicando de modo desproporcional as pessoas que se encontram em situação de pobreza, assim como ocorre com muitas das mulheres situadas na Região do Seridó. São elas as que mais horas dedicam aos trabalhos de cuidado devido a insuficiência de equipamentos públicos de cuidado. Com isso, a pesquisa investiga a invisibilidade do cuidado feminino e o papel das mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a dinâmica relacional do cuidado e os desafios inerentes no processo das mulheres mães que assumem o papel de cuidadoras. O estudo se fundamenta nas teorias da interseccionalidade dos marcadores sociais que envolvem esse universo, como Gêneros, Raça e Classe Social. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, a partir de grupos focais, buscando compreender as experiências vivenciadas por essas mães, incluindo os aspectos emocionais, físicos e cognitivos do cuidado, bem como as interações estabelecidas com os serviços de saúde e as estratégias de autocuidado adotadas. Para conhecer a realidade das mulheres mães, realizamos dois encontros com o grupo focal que aconteceram em dois momentos durante o ano de 2024. O público alvo do estudo foram as mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo que são acompanhadas no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, Caicó/RN, no Sertão do Rio Grande do Norte. Utilizamos para coleta de dados o uso de gravador para registro das narrativas, posteriormente transcritas pela pesquisadora. Na análise de dados foi adotado o método interpretativo analítico hermenêutico, que buscou compreender os significados subjacentes às práticas culturais e sociais. Resultados: Como resultados, identificamos a sobrecarga das mulheres mães que realizam o trabalho do cuidado, a ausência do Estado em desenvolver políticas e práticas de cuidado que incluam as mulheres, a “naturalização” da tarefa de cuidar delegado à família majoritariamente prestado pelas mulheres e a indisponibilidade de tempo para o autocuidado. Considerações finais: Espera-se que os achados deste estudo fomentem reflexões sobre a invisibilidade do cuidado feminino das mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA e possam contribuir para a qualificação do serviço ofertado no CER III no município de Caicó-RN. Corroborando com a premissa de que é necessário oferecer intervenções para fomentar novas práticas de cuidado, reduzir a desigualdade de gênero, combater a invisibilidade da sobrecarga das mães e avançar em modelos inovadores capazes de melhor estruturar a rede formal e informal de cuidados às crianças e adolescentes com TEA.