Navegando por Autor "Vasconcelos, Cláudio Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro(2016-08-26) Vasconcelos, Cláudio Rocha; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/3614837596500618; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.