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Navegando por Autor "Varela, Shalana Holanda"

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    Dissertação
    Educação física nos serviços de saúde mental no SUS: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-19) Varela, Shalana Holanda; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/6485094944229268; Santos, Ana Raquel Mendes dos; Oliveira, Bráulio Nogueira de; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
    A Reforma Psiquiátrica Brasileira possibilitada pela lei 10.216 de 06 de abril de 2001 inaugura um novo modelo de cuidado em prol da liberdade e do fortalecimento da luta por uma sociedade sem manicômios. A Educação Física possui múltiplas ofertas que contribuem com desinstitucionalização dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tendo em vista que suas práticas costumam transpor o espaço único do serviço para além de suas limitações físicas e materiais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação de professores de Educação Física nos serviços de saúde mental no SUS e usufrui da literatura para sua constituição. Como processo metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica, o que categoriza a natureza metodológica da revisão integrativa. Inicialmente, foram encontrados 50 artigos dentro dos critérios, após a leitura completa, a amostra ficou em 18. Todos apresentam as experiências e percepções de professores de educação física que atuam nos serviços de saúde mental no SUS. Os textos foram analisados conjuntamente e destacam os desafios e potencialidades das atividades, como também as práticas de núcleo e de campo amostradas. Inicialmente, na primeira parte foram abordados os aspectos metodológicos e gerais dos trabalhos, como autores, região, ano e nomenclaturas de categoria profissional. A segunda parte explora os desafios e as potencialidades no desempenho e na inserção da Educação Física no CAPS. Ao final, na terceira parte, destacam-se as práticas evidenciadas em núcleo e campo desenvolvidas nos trabalhos analisados. Apesar das diversas fragilidades enfrentadas, como condições precárias de trabalho, escassez de recursos do SUS, carga horária fragmentada e falta de estrutura física, os professores de Educação Física têm revelado a eficácia de suas tarefas. Estas práticas não apenas contribuem para a construção de vínculos e a desinstitucionalização dos usuários do CAPS, mas também destaca as ações intersetoriais de saúde e demonstra a relevância e a potência dessa atuação no contexto da saúde mental.
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    TCC
    Programa de ginástica laboral em um ambiente hospitalar: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Melo, Flávio Emanoel Souza de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; https://orcid.org/0000-0002-5559-2520; http://lattes.cnpq.br/8016497432201582; Baptista, Tadeu João Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; Varela, Shalana Holanda; http://lattes.cnpq.br/6485094944229268
    Este estudo objetiva relatar a experiência vivenciada com a saúde do trabalhador e ginástica laboral em um hospital universitário de alta complexidade durante a realização do estágio curricular em Educação Física - Bacharelado. Consiste em um relato de experiência com metodologia qualitativa de caráter descritivo. As intervenções com ginástica laboral tiveram duração de 15 minutos, foram realizadas 3 vezes na semana, e tiveram como público alvo os profissionais de saúde que trabalham nos setores assistenciais ou administrativos do hospital. Procurou-se vivenciar os três tipos de ginástica laboral ao longo da intervenção: aquecimento, pausa e relaxamento. Durante as aulas foram utilizadas atividades lúdicas, com intuito de aquecimento corporal e interação social, bem como aplicados exercícios de mobilização articular, exercícios ativos-livres e ativos-resistidos, alongamentos das estruturas mais utilizadas no trabalho, relaxamento guiado e massagens. Dentre os resultados obtidos com a intervenção destaca-se o relato dos participantes quanto a redução de dores osteomioarticulares, melhora do humor, da relação interpessoal entre colegas de trabalho, além de redução do estresse e da fadiga mental. Apesar da falta de materiais e equipamentos para as intervenções, talvez a maior dificuldade encontrada para a realização deste estudo tenha sido o número insuficiente de profissionais de educação física para suprir a demanda de trabalho que há no hospital. Isso reforça a ideia de que o profissional de educação física tem sido bem vindo, e cada vez mais necessário, no contexto hospitalar, tanto no cuidado com saúde do trabalhador quanto na assistência ao paciente interno.
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