Navegando por Autor "Valle, Wallace Giovanni Rodrigues do"
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Tese Avaliação da eficiência da educação primária no Brasil: abordagens para melhoria da gestão escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-29) Valle, Wallace Giovanni Rodrigues do; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/3458069877946655; Costa, Edward Martins; Ramos, Francisco de Souza; Irffi, Guilherme Diniz; Silva, Lucas Borges Leal daO desenvolvimento da educação básica tem sido pautado por mecanismos que estimulam melhorias na qualidade e eficiência das instituições de ensino. A efetivação de políticas públicas, reestruturação das responsabilidades de cada esfera administrativa e implementação de sistemas de avaliação e fiscalização são alguns exemplos de como potencializar o desempenho educacional. No Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais instrumentos para conduzir a educação, com base em diretrizes e metas. Relatórios de monitoramento do PNE destacam a deficiência no alcance da meta sete, relacionada à qualidade educacional. Essa meta visa, essencialmente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que deve atingir alvos intermediários (a cada dois anos). Devido às dificuldades em alinhar-se aos objetivos do PNE no prazo previsto (2024), os gestores públicos e escolares devem, então, buscar novas ações que auxiliem no alcance de melhorias. A medição do desempenho das escolas se destaca como um meio para fomentar essas mudanças, uma vez que permite avaliar padrões de performance, não só acadêmicos, mas também organizacionais. Desse modo, este trabalho pretende avaliar a eficiência de escolas primárias brasileiras, assim como sugerir abordagens que facilitem a gestão escolar e o crescimento da qualidade educacional. Com exceção da introdução e conclusão, os capítulos deste trabalho foram desenvolvidos de maneira independente e estruturados como artigos científicos, em que cada um é orientado por um objetivo específico. O capítulo 2 visa discutir a questão da eficiência escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura acadêmica, explorando informações como técnicas e variáveis predominantes. Com base em uma amostra de 75 artigos, os resultados manifestaram o uso da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) como principal ferramenta de avaliação da eficiência escolar, sendo o contexto socioeconômico e a relação aluno-professor frequentemente associados aos modelos. O capítulo 3 pretende calcular e comparar a eficiência de escolas primárias brasileiras, definindo pontos de referência para as instituições ineficientes. Propõem-se quatro modelos DEA com diferentes combinações de variáveis e períodos. O DEA dependente de contexto também será utilizado para que as escolas mais distantes da fronteira de eficiência original obtenham metas práticas, por etapas. Em geral, constatou-se que a eficiência se torna mais baixa quando se faz uso do Ideb como output, podendo ser reduzida em até 21,7% em relação aos demais modelos que consideram como saídas as notas dos alunos em Português e Matemática. Apesar das metas inicialmente projetadas serem elevadas, as mudanças no contexto de avaliação acarretaram em valores intermediários menores e, consequentemente, mais fáceis de se atingir, mantendo o incentivo às instituições ineficientes. Por sua vez, utilizando regressão com dados em painel, o capítulo 4 tem o intuito de verificar a associação entre o tipo de dependência administrativa (estadual ou municipal) e a eficiência escolar, mensurada por um modelo DEA dinâmico. Identificou-se uma relação positiva quando as escolas estão sob domínio estadual, bem como quando localizadas em áreas urbanas. Por fim, concluiu-se que as abordagens sugeridas nos capítulos supracitados podem facilitar a gestão escolar (a nível organizacional e público) e permitem encaminhamentos para o avanço em direção à qualidade educacional.Dissertação Avaliação do desempenho de transmissoras de energia elétrica no Brasil: uma abordagem da teoria dos jogos em um sistema com estrutura em rede(2019-02-04) Valle, Wallace Giovanni Rodrigues do; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; ; Costa, José Alfredo Ferreira; ; Pessanha, José Francisco Moreira; ; Assunção, Marcus Vinicius Dantas de;Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de avaliação de eficiência para transmissoras de energia elétrica no Brasil com abordagem da teoria dos jogos. A atenção a esse segmento se deve, principalmente, a sua participação na maior parcela dos custos envolvidos para definição do valor da tarifa de energia elétrica e à grande extensão territorial que, juntamente com as divergências regionais e climáticas, tornam o processo delicado. O sistema de transmissão de energia no Brasil, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), adota o modelo revenue-cap (RC) para regulação baseada em incentivos. Para isso, dentre outros fatores, realiza-se uma análise de desempenho por meio da técnica Análise Envoltória de Dados em redes (NDEA). A busca e análise sistemática de estudos anteriores revelaram que as aplicações do DEA, e modelos adjacentes, no segmento de transmissão ainda é baixa, sendo a modelagem em rede a mais utilizada na abordagem do problema. O modelo adotado de avaliação que esta pesquisa é o DEA com estrutura em redes de dois estágios, em que o conjunto de variáveis responsaliza por explanar a eficiência em diferentes aspectos: operacional (estágio 1) e financeira (estágio 2). O cálculo baseia-se no método centralizado multiplicativo, aliado ao jogo de barganha de Nash. A abordagem da teoria dos jogos visa eliminar possíveis flexibilidades e incertezas inerentes aos modelos de rede, garantindo a unicidade da eficiência ótima por estágio. Realiza-se, ainda, uma representação bidimensional dos resultados, a fim de observar graficamente o comportamento das DMUs diante das fronteiras de eficiência. Constatou-se também que o principal problema das empresas em análise está no campo financeiro. A análise gráfica, em conjunto com os índices de desempenho obtidos, permitem que as transmissoras estabeleçam diretrizes táticas que as beneficiem, assim como a agência reguladora e, consequentemente, a sociedade consumidora de modo geral.