Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Vale, Edilma Oliveira de Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da didática para a formação do professor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-25) Vale, Edilma Oliveira de Araújo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tania Cristina Meira; Morais, Grinaura Medeiros de; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
    O tema desta monografia está voltado para a área da educação, direcionado à formação docente, cujo objeto de estudo pode ser definido a partir da análise da importância da Didática para a formação do professor. O estudo tem como objetivo geral identificar quais os fatores que contribuem para que muitos dos alunos do curso de Pedagogia da UFRN/CERES cheguem ao fim da graduação sem estarem capacitados didaticamente para a profissão docente. Visa também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos em relação à disciplina e analisar a metodologia do ensino utilizada pelos professores-formadores nesse componente curricular. A metodologia de pesquisa utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo. Quanto à investigação, utilizamos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário que foi respondido por alunos das turmas do 7º e 9º período no ano de 2016, que cursaram o componente curricular Didática do curso de Pedagogia da UFRN/CERES. Os principais autores utilizados para fundamentar este trabalho foram: Cordeiro (2010), Libâneo (1994, 2007), Melo (2008) e Candau (1983). Conforme os estudos realizados, concluímos que, os motivos que contribuíram para que muitos alunos saíssem do curso de Pedagogia sem estarem capacitados a exercerem o trabalho docente, dentre eles: dificuldades em utilizar os instrumentos metodológicos de ensino e a metodologia dos professores formadores.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM