Navegando por Autor "Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise da estratégia de marketing product placement na campanha da Natura no Rock in Rio 2024(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Karidia Kelly; Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes; Moreira, Marília Diógenes; Costa, José Zilmar Alves daO presente trabalho tem como objetivo analisar as postagens da campanha do Rock in Rio 2024 da Natura no Instagram, a respeito da estratégia de marketing product placement. O product placement é uma estratégia publicitária que consiste em inserir produtos ou marcas em mídias audiovisuais (filmes, TV, redes sociais, etc.) como forma de promoção indireta, oferecendo menor custo em relação às propagandas tradicionais, tendo como foco a criação da relação entre os consumidores e a marca, levando a organização ao ramo do entretenimento. Para esse estudo foi utilizado como metodologia a Análise de conteúdo de Bardin (2006), ela busca organizar os dados coletados pelo pesquisador do estudo, dividindo-os em códigos e categorias, a fim de se ter uma melhor análise. Dessa forma, foram analisadas as postagens da campanha, organizando os dados em três categorias, dessa maneira, pode-se averiguar que as celebridades possuem influência nos consumidores, de modo que as postagens em collab com a marca tiveram comentários positivos, como também, a marca obteve um número significativo de visualizações de seus reels durante a campanha.Tese A celebridade da internet e o cuidado de si: a construção discursiva de Lu Ferreira no Instagram para uma estética da existência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes; Bezerra, Josenildo Soares; Karhawi, Issaaf Santos; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; https://orcid.org/0000-0001-5828-6126; http://lattes.cnpq.br/6364655595133847; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; Witzel, Denize; Vieira, Manuela do CorralA presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as técnicas de si, utilizadas por Lu Ferreira em seus discursos e práticas no Instagram, contribuem para a estética da existência. De forma específica, buscamos: mapear o conceito de cuidado de si em Foucault, articulando-o com a noção de cultura de si, técnicas de si e estética da existência; investigar o fenômeno da cultura das celebridades, traçando um panorama histórico desde as formas tradicionais de fama até o surgimento das celebridades da internet até a sua consolidação social e discursiva; analisar o Instagram como plataforma digital, dispositivo e ambiente de produção de subjetividades, destacando seus recursos técnicos, suas lógicas algorítmicas e as dinâmicas de poder que permeiam a relação entre influenciadores digitais e seus seguidores, e, por fim, analisar as técnicas de si utilizadas por Lu Ferreira em suas postagens no Instagram para uma estética da existência tanto em relação a si mesma quanto em relação aos seus seguidores. Para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados, dialogamos com autores como Foucault (2010a, 2017), que, em sua terceira fase, a ética, volta-se para a verdade e a subjetividade enquanto força capaz de transformar os sujeitos por meio de técnicas de si. Abidin (2018, 2023), Karhawi (2020), Simões e França (2020), Turner (2010, 2014) nos ajudaram nas discussões sobre as condições sócio-históricas que, em resposta aos movimentos de ordem social e discursiva, amparam a emergência das Celebridades, das Celebridades da Internet Influenciadores Digitais e Creators, por exemplo. Já Leaver, Highfield, Abidin (2020), Terra (2021), Poell, Nieborg, van Dijck (2020), Grohmann, 2020 e Foucault (2018) nos permitiram construir uma discussão sobre o Instagram, as suas ferramentas e formas de uso, olhando-o, principalmente, como uma plataforma e um dispositivo. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com modalidade bibliográfica, subsidiando não só́ a descrição e interpretação das realidades contemporâneas, mas, principalmente, uma potencialidade reflexiva e crítica que as transpassam, transformam e reconstroem. Utilizamos, como percurso teórico-metodológico, a Análise de Discurso Crítica (ADC) com a intenção de compreender, por meio da análise, os discursos da Celebridade da Internet Lu Ferreira (@Lutsferreira) no ano de 2021, que trouxeram, no eixo da subjetividade e verdade, o cuidado de si para um exercício de si para consigo e de si para com o outro. Como resultado da análise, consideramos que Lu Ferreira, a partir de sua vida como obra de arte apreciada e consumida por seus seguidores, revela um cuidado de si que promove uma liberação para acessar a si mesma. Ela, a partir do cuidado com seu corpo, com os retornos e escritas sobre si, assume, em suas visualidades e performances, suas fragilidades, seu corpo doente, mas resistente, que permite o governo de si e o do outro. A partir de seu lugar de enunciação, Lu Ferreira deixa evidente certas regularidades e ideias de subjetividade que se encontram associadas à sua imagem, que é visibilizada e modulada a fim de produzir e revelar uma estética de si como estilo de vida a ser adotado, especialmente por seus seguidores.TCC Jornalismo esportivo no TikTok: uma análise dos perfis ESPN e TNT Sports(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Araújo, Marcella Vitória Queiroz de; Condorelli, Antonino; Condorelli, Antonino; Araújo, Emily Gonzaga de; Trindade, Ana Carolina dos Reis de MoraesEste trabalho analisa como o grupo de jornalistas das emissoras ESPN Brasil e TNT Sports Brasil estão fazendo jornalismo esportivo no TikTok, e observa se o jornalismo esportivo, ao se inserir nesse cenário, transforma de alguma forma a comunicação esportiva. Foram analisados e classificados os conteúdos produzidos pelos respectivos perfis, avaliando a forma como a comunicação está sendo feita nessa rede social, comparando as abordagens utilizadas em cada um dos perfis das emissoras. Com isso foi possível identificar as características da linguagem jornalística utilizada nessa plataforma e assim compreender quais mudanças estão ocorrendo no jornalismo esportivo digital. Os principais autores que fundamentam essa pesquisa são: Costa e Carvalho (2021), Zago (2013), Costa (2017), Canavilhas (2003) e Brambilla (2005) com seus conceitos sobre webjornalismo e jornalismo nas redes sociais. Alcoba López (1980) e Silveira (2009) e os seus conceitos sobre jornalismo esportivo e, por último, Cascão (2005) e suas ideias sobre jornalismo esportivo nas redes sociais. A investigação desta pesquisa se deu por etapas e foi conduzida por uma metodologia que abrange revisão bibliográfica, análise de conteúdo e estudo de caso, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas. Entre os resultados obtidos, constatou-se que ambas as empresas estão transmitindo a informação esportiva no TikTok de maneira envolvente e direta. Grande parte do conteúdo apresentado é adaptado do que é produzido no telejornalismo, apenas adotando o formato próprio da rede social. O jornalismo esportivo, ao se inserir no TikTok, está transformando a comunicação esportiva apenas na forma de disseminar informações, já que é priorizada a produção de vídeos curtos e diretos de fácil consumo. A linguagem tradicional do jornalismo esportivo permanece nessa produção.TCC A relação mãe/filha no processo de construção da identidade feminina na adolescência: uma análise de Lady Bird de Greta Gerwig(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Sabrina Beatriz da; Moreira, Marília Diógenes; Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes; Chacel, Marcela Costa da CunhaA representatividade da mulher reforçada pelo olhar feminino no cinema, faz-se necessário para reformular as ideologias propagadas pela dominância masculina na indústria cinematográfica. Este trabalho apresenta um filme que exemplifica o relacionamento mãe e filha construído a partir do olhar feminino, assim como a necessidade de uma maior inserção de mulheres nesse mercado. Pretende-se, assim, uma discussão sobre a representação da mulher em tela, a partir de questionamentos de teóricas feministas do cinema, bem como o conceito de adolescência e crise de identidade proposto por Erik Erikson. Nesse contexto, para alcançar o objetivo deste trabalho é proposta uma análise de conteúdo do filme Lady Bird (2017) de Greta Gerwig. Por ser uma pesquisa com enfoque de gênero e subjetividade feminina, as categorias de análise são: o relacionamento mãe e filha, a construção da protagonista, os relacionamentos e a amizade. O filme ampliou a discussão de mulheres nos papéis de direção e roteiro e reforça a importância de histórias sobre mulheres contadas a partir do ponto de vista feminino.