Navegando por Autor "Torres, José Carlos de Farias"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aprimorando os fluxos informacionais na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: produto informativo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Tarragó, Nancy Sanchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/7790787210877961; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975; http://lattes.cnpq.br/2055797638558976; Presser, Nadi Helena; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Ribeiro, Wagner LeiteAs rápidas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas impactam o ensino superior, exigindo que as universidades se adaptem para atender às demandas do século XXI. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é essencial para alinhar a formação dos estudantes às normativas vigentes, mas enfrenta desafios operacionais. A complexidade do processo, que envolve múltiplos fluxos de informação, documentos e atores, aliada à escassez de orientações claras para coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante, tem resultado em atrasos nos últimos três anos. Diante desse cenário, a pesquisa busca mapear os fluxos de informação envolvidos na elaboração e atualização dos PPCs, identificar entraves e propor ações para a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIACOM), com destaque para a criação de uma cartilha informativa que auxilie na compreensão do processo. A pesquisa é qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados, e adota pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico. Para o mapeamento dos fluxos de informação, foram aplicadas as ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM). Os resultados detalham as etapas do processo de atualização dos PPCs, evidenciando os fluxos de informação, entradas, saídas, restrições e responsabilidades. A análise permitiu organizar as atividades de forma sequencial, identificar inter-relações e destacar a necessidade de um fluxo contínuo de informações para garantir maior eficiência. Conclui-se que a falta de diretrizes claras impacta negativamente o andamento dos PPCs. A pesquisa contribui ao propor soluções para melhorar a gestão e comunicação do processo, com destaque para a cartilha informativa, que visa orientar os envolvidos e reduzir atrasos, promovendo maior eficiência na atualização dos PPCs na UFRN.Produto Educacional Cartilha de Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975Produto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulado: “APRIMORANDO OS FLUXOS INFORMACIONAIS NA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRODUTO INFORMATIVO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" do Programa de Ciência da Informação foi desenvolvida a “CARTILHA DE PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE” Com o objetivo de orientar as instâncias envolvidas, esta cartilha aprimora os procedimentos a serem adotados, promovendo maior eficiência e organização no fluxo do processo dentro da instituição.