Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Torres, José Carlos de Farias"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Aprimorando os fluxos informacionais na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: produto informativo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Tarragó, Nancy Sanchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/7790787210877961; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975; http://lattes.cnpq.br/2055797638558976; Presser, Nadi Helena; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Ribeiro, Wagner Leite
    As rápidas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas impactam o ensino superior, exigindo que as universidades se adaptem para atender às demandas do século XXI. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é essencial para alinhar a formação dos estudantes às normativas vigentes, mas enfrenta desafios operacionais. A complexidade do processo, que envolve múltiplos fluxos de informação, documentos e atores, aliada à escassez de orientações claras para coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante, tem resultado em atrasos nos últimos três anos. Diante desse cenário, a pesquisa busca mapear os fluxos de informação envolvidos na elaboração e atualização dos PPCs, identificar entraves e propor ações para a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIACOM), com destaque para a criação de uma cartilha informativa que auxilie na compreensão do processo. A pesquisa é qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados, e adota pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico. Para o mapeamento dos fluxos de informação, foram aplicadas as ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM). Os resultados detalham as etapas do processo de atualização dos PPCs, evidenciando os fluxos de informação, entradas, saídas, restrições e responsabilidades. A análise permitiu organizar as atividades de forma sequencial, identificar inter-relações e destacar a necessidade de um fluxo contínuo de informações para garantir maior eficiência. Conclui-se que a falta de diretrizes claras impacta negativamente o andamento dos PPCs. A pesquisa contribui ao propor soluções para melhorar a gestão e comunicação do processo, com destaque para a cartilha informativa, que visa orientar os envolvidos e reduzir atrasos, promovendo maior eficiência na atualização dos PPCs na UFRN.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Cartilha de Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975
    Produto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulado: “APRIMORANDO OS FLUXOS INFORMACIONAIS NA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRODUTO INFORMATIVO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" do Programa de Ciência da Informação foi desenvolvida a “CARTILHA DE PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE” Com o objetivo de orientar as instâncias envolvidas, esta cartilha aprimora os procedimentos a serem adotados, promovendo maior eficiência e organização no fluxo do processo dentro da instituição.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM