Navegando por Autor "Toledo, José Carlos"
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Artigo Análise da relação entre eficiência da produção, complexidade do produto e mercado de destino: estudo de caso de uma empresa multinacional exportadora de bens de capital(Unesp, 2009) Oprime, Pedro Carlos; González, Mario Orestes Aguirre; Toledo, José CarlosO objetivo deste artigo foi analisar o efeito do mercado de destino e a complexidade do produto sobre a eficiência da produção por meio de um estudo em uma empresa de bens de capital, localizada no estado de São Paulo. Durante doze meses, no ano de 2005, nove projetos desenvolvidos e manufaturados pela empresa foram monitorados e coletados os dados, de acordo com um projeto de experimento fatorial de duas variáveis independentes: mercado alvo e complexidade do produto, e duas variáveis dependentes, que mediram a eficiência produtiva da empresa: horas de produção acima das metas dos projetos e as horas-homens gastas em retrabalhos durante a fabricação dos equipamentos. Os resultados mostraram que os produtos direcionados ao mercado externo, norte-americano e europeu, receberam tratamentos diferenciados, extrapolando-se as metas de custo do projeto. Outro fator estatisticamente significativo foi que os produtos de alta complexidade e destinados ao mercado externo, norte-americano e europeu, apresentaram erros de previsão de custos (subestimados). Por outro lado, produtos de baixa complexidade, destinados ao mercado interno, apresentaram erros de previsão de custos (super estimados). Conclui-se, para a empresa estudada, que um produto com maior complexidade e que tem como destino um mercado exigente (norte-americano e europeu) impacta a uma baixa eficiência de produçãoArtigo Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital(Scielo, 2012) González, Mario Orestes Aguirre; Toledo, José Carlos; Oprime, Pedro CarlosEntender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtoArtigo A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa(Scielo, 2012) Toledo, José Carlos; González, Mario Orestes AguirreEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática e aponta direções de pesquisa para o tema integração do cliente (IC) no processo de desenvolvimento de produto. Esse tema é considerado relevante na bibliografia das áreas de marketing, qualidade, inovação tecnológica e estratégia competitiva por permitir às empresas conhecerem melhor as reais necessidades do mercado, contribuir para o desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado e usar o conhecimento acumulado pelos clientes. Foram levantados 72 artigos que abordam esse tema no período de 1980 a 2008. O interesse pelo tema, no meio acadêmico, tem aumentado significativamente desde 2002, o que se constata pelo aumento no número de artigos publicados e pela incorporação do tema a capítulos de livros sobre gestão de desenvolvimento de produto. Identificaram-se as seguintes dimensões que compreendem o tema e que predominam nas pesquisas relatadas nos artigos analisados: fundamentos para a integração do cliente no processo de desenvolvimento do produto, critérios para seleção de clientes, tipos de interação entre a empresa e seus clientes e benefícios obtidos com a integração do cliente (IC). Para futuras pesquisas, recomenda-se aprofundar, por meio de estudo de casos e de survey, a compreensão que as empresas têm sobre o tema, as práticas adotadas e as relações e sinergia entre as dimensões, bem como as relações de causa e efeito entre as práticas e o desempenho do processo de desenvolvimento de produtoArtigo Método de estimativa dos limites da carta de controle não paramétrica que monitora simultaneamente a média e variância(Scielo, 2016) González, Mario Orestes Aguirre; Oprime, Pedro Carlos; Toledo, José Carlos; Chakraborti, SubhaOs gráficos de controle clássicos para variáveis contínuas monitoram, separadamente, as medidas de posição central e de dispersão, conhecidas também como medidas de locação e escala. O monitoramento desses parâmetros tem como pressuposto que a distribuição de probabilidade dos dados seja conhecida e siga o padrão normal, o que, em situações práticas, nem sempre ocorre. Para isso foram desenvolvidos os chamados gráficos de controle não paramétricos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um método para determinar os limites de controle estatístico de gráficos de controle com distribuição de probabilidade desconhecida e que monitore simultaneamente as medidas de locação e escala. O método de pesquisa utilizado integra técnicas de experimentos computacionais com técnicas de planejamento de experimentos. Assim, foi possível: i) determinar os limites de controle de gráficos não paramétricos que monitorem simultaneamente as medidas de posição e escala para situações particulares; ii) a partir dos limites de controle calculados, estimar os erros tipo I e tipo II; e iii) comparar o desempenho desses gráficos com as cartas de controle estatístico de Shewhart para diferentes combinações de amostras (m, n) nas fases I e II. O método proposto foi aplicado em um processo de manufatura com o objetivo de identificar a combinação que minimize os erros tipo I e II. Com base nos resultados, observou-se que o gráfico de controle não paramétrico tem desempenho superior aos gráficos tradicionais de Shewhart quando a distribuição de probabilidade dos dados é assimétricaArtigo Photovoltaic technologies: mapping from patent analysis(Elsevier, 2018-10) Sampaio, Priscila Gonçalves Vasconcelos; González, Mario Orestes Aguirre; Vasconcelos, Rafael Monteiro; Santos, Marllen Aylla Teixeira; Toledo, José Carlos; Pereira, Jonathan Paulo PinheiroThe objective of this article is to identify the technological development of photovoltaic cells by the analysis of patents. The Derwent Innovations Index (DII) database of Thomson Derwent was used for this research. 22,682 patents were obtained. The results indicate that 1) the number of patents deposited on photovoltaic cells grows every year, 2) the main depositor countries are the United States, China, Japan, Germany and South Korea, 3) American and Japanese organizations stand out with the highest number of patent registrations, 4) the main areas of knowledge were Engineering, Instruments and Instrumentation, Energy and Fuels, Chemistry and Polymer Science, 5) the patents on photovoltaic cells are concentrated in the area of semiconductors for the conversion of solar radiation into electric energy, in the area of generators for the direct conversion of light energy into electric energy and in the area of solar panels adapted for roof structures and 6) there is a prominence of deposited patents for polymer-based photovoltaic cell technologies, carbon nanostructures, III-V compounds, cadmium telluride and amorphous silicon cellsArtigo Trends in the technological development of wind energy generation(Intellect, 2020-03-01) Falani, Samira Yusef Araújo; González, Mario Orestes Aguirre; Barreto, Fernanda M.; Toledo, José Carlos; Torkomian, Ana Lúcia VitaleThis article presents a global overview of emerging trends of wind energy technology development. The research conducted: a bibliographic review of the methods of technological prospecting and wind energy; a patent analysis, presenting the current panorama of technologies in this sector; and mapping of the technological evolution of wind turbines and a proposal of the future trends. The patent analysis identified 25,644 patent registrations from 2003 to 2012, showing a growth trend primarily in the United States and China, with significant representation of companies such as General Electric and Mitsubishi. As defined by the World Intellectual Property Organization (WIPO), knowledge areas focused on patent application deposits cover mechanical engineering; lighting; heating; weapons; blasting; and electricity. The trends show that wind turbines of the future are likely to be vertical and synchronous with the height of the turbine greater than 194m and rotor diameter greater than 164m, and that the power of a wind turbine will exceed 10 MW. The materials used in the blades will be nanomaterials with the characteristics of low density and high resistance such as graphene. Wind turbine towers will feature a hybrid material, combining steel and concreteArtigo Understanding the interaction between actors in the product-service system development(Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2017) Azevedo, Lílian Salgueiro; Toledo, José Carlos; González, Mario Orestes AguirreThe objective of this paper is to understand the interaction flow between actors from a customer company and with external actors, mainly with the provider company, when developing a Product-Service System offering. This understanding is useful for companies, because it allows them to identify and analyse how these interactions are managed and transformed into PSS requirements that can be used for designing and developing a PSS. A review of the mapping methods was done, and the Actor’s and System Maps showed to be the most appropriate, since they have a clear PSS perspective. The research method used in this research was the case study and the semi-structured interview was used for data collect. The study was developed through the case study of a telecom company, which buys a PSS offering. The conclusion is that after creating the categories for the information flows, it was possible to analyse the information and to identify, e.g. omitted information and non-optimal distance between actors, which can affect the PSS development