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Navegando por Autor "Tibúrcio, Nadiane Maria da Silva"

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    TCC
    Metodologias no ensino de psicologia educacional: perspectivas para a formação de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Tibúrcio, Nadiane Maria da Silva; Ribeiro, Cynara Teixeira; Ribeiro, Cynara Teixeira; 0000-0003-1197-7231; http://lattes.cnpq.br/4190817866842565; Fonseca, Géssica Fabiely; Reis, Mônica Karina Santos
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância das metodologias adotadas por professores no ensino de Psicologia Educacional na aprendizagem dos estudantes na trajetória formativa dos estudantes de licenciatura. Os construtos deste estudo são baseados nos conceitos de ensino de aprendizagem propostos por Vygotsky (1991) a partir da Psicologia Histórico-Cultural, destacando, principalmente, a interação entre professor, aluno e conhecimento. Trazendo também as contribuições das metodologias na construção dos saberes pedagógicos na formação docente com base nas publicações de Masetto (2011) e Moran (2018). Desse modo, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica, mediante observações participantes online em dois componentes curriculares, a saber, Psicologia Educacional II no curso de Licenciatura em Pedagogia e Fundamentos da Psicologia Educacional no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ambos ofertados na UFRN, no semestre letivo de 2021.2. Adicionalmente, foram aplicados questionários semiestruturados com os estudantes das referidas turmas com intuito de os participantes avaliarem os aspectos mais importantes de suas aprendizagens e experiências com as metodologias adotadas na sala de aula virtual no contexto do Ensino Remoto. Os resultados provenientes das observações participantes online nas turmas permitiram constatar que as metodologias adotadas para o ensino de Psicologia Educacional na formação de professores na UFRN promoveram um ambiente de interação e intercâmbio de ideias que permitiram a articulação entre teoria e prática nos componentes, favorecendo a construção de reflexões e relações aproximadas das teorias psicológicas com a realidade educacional, na perspectiva de promoção de um processo de aprendizagem ativa e significativa na formação inicial. Quanto às avaliações dos estudantes acerca de sua experiência no componente, foi constatado que a didática, as metodologias adotadas, a interação professor-aluno, os materiais e recursos pedagógicos disponibilizados e as discussões teórico-práticas na sala de aula virtual contribuíram substancialmente para as aprendizagens dos licenciandos, ampliando os conhecimentos iniciais sobre a docência. Todavia, a duração do semestre letivo proposto pela UFRN e as limitações do Ensino Remoto foram apontadas pelos licenciandos como aspecto negativo, tendo sido apontado que as aulas online eram exaustivas e desmotivadoras, além de impossibilitar a realização de discussões mais aprofundadas no componente. As conclusões do estudo apontam que o ensino de Psicologia Educacional na formação de professores tem se destacado por sua relevância teórico-prática na promoção de modos de enxergar a realidade educacional através das lentes da ciência, no entanto, ainda é necessário refletir sobre as condições existentes para esse ensino em termos de carga horária, dias e horários destinados, cultura de valorização ou desvalorização da formação voltada à docência, para que assim venha a ser possível superar os entraves de um ensino apressado, enviesado e pouco aprofundado e buscar promover um ensino de Psicologia Educacional capaz de formar profissionais que compreendam e signifiquem as teorias psicológicas na realidade escolar a partir de uma postura ativa e reflexiva em sua prática pedagógica.
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    Dissertação
    Ressignificações de estudantes de licenciatura sobre a docência: uma pesquisa-formação alicerçada nos saberes da psicologia educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Tibúrcio, Nadiane Maria da Silva; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; http://lattes.cnpq.br/4190817866842565; Melo, Elda Silva do Nascimento; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Soares, Júlio Ribeiro
    No âmbito da formação docente, tornar-se professor consiste em um processo simultaneamente social, subjetivo e profissional, que acontece por meio da prática e da reflexão sobre essa prática. Neste processo, a Psicologia Educacional é um dos fundamentos da formação que, conjuntamente a outros campos de conhecimento, fornece aos futuros professores subsídios teórico-práticos para atuar em diferentes contextos educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões do ensino de Psicologia Educacional nas concepções acerca da docência em cursos de formação inicial de professores. Os construtos da pesquisa são oriundos da Psicologia Histórico-Cultural e da literatura disponível acerca do ensino de Psicologia Educacional na formação docente. Por sua vez, os pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se nos princípios da pesquisa-formação, buscando integrar o processo educativo à pesquisa científica na perspectiva reflexiva e transformadora. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza colaborativa, e usou como procedimento metodológico a realização de grupos reflexivos em turmas de Psicologia Educacional de dois cursos de licenciatura, mediante a experiência da pesquisadora no âmbito da Docência Assistida. Os resultados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e evidenciam: (1) os grupos reflexivos tiveram um papel crucial na construção de reflexões sobre a docência de forma articulada às experiências e histórias pessoais dos estudantes; (2) o contato com a história da Psicologia como ciência e sua inserção na educação, juntamente com a ênfase na dimensão afetiva e estética na educação de crianças e adolescentes, propiciou o alargamento dos horizontes interpretativos acerca das práticas educativas, do processo de ensino e aprendizagem e da postura docente; (3) a aproximação com a realidade da docência na Educação Básica, por meio de reflexões sobre vivências e práticas atreladas à docência, através de estudos de caso, músicas, trechos de livros, relatos da sala de aula e imagens, foram fundamentais para as ressignificações acerca da docência pelos estudantes; e (4) a compreensão de que uma práxis docente sensível e acolhedora às singularidades dos estudantes é fundamental no âmbito do ensino de Psicologia Educacional. Conclui-se que a Psicologia Educacional na formação inicial de professores contribui, por intermédio de bases teórico-metodológicas e em articulação com outros conhecimentos científicos, para a ressignificação de concepções dos licenciandos acerca da docência e para a constituição de saberes que permitam a compreensão da docência em sua dimensão profissional e transformadora.
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