Navegando por Autor "Tenório, João Vianei"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A modalidade empresarial MEI: um estudo dos resultados práticos após 5 anos de existência(Administração, 2014-06-06) Borges, Alex Magno Souto; Tenório, João VianeiTCC Empreendedoras natalenses: competências, conhecimentos, habilidades e atitudes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Oliveira, Clarissa Araújo de; Carício, Marcelo Rique; Medeiros, Joacy Pedro de Macedo; Tenório, João VianeiTrata-se de um estudo sobre mulheres natalenses empreendedoras, o Rio Grande do Norte de acordo com dados atuais apresenta aponta que no período de 2001 a 2011 o número de mulheres empreendedoras passou de 66 mil para 115 mil, um crescimento significativo comparado ao dos homens no mesmo período, cujo aumento foi apenas de 12,7%. As mulheres são conhecidas por realizar várias tarefas ao mesmo tempo, além de serem mais abertas aos relacionamentos interpessoais, e têm um perfil mais colaborativo; essas habilidades inerentes a elas valorizam cada vez mais suas presenças no mercado empreendedor, já que o mesmo está em constante mudança e necessita dessas e de outras competências para se adaptar. O principal objetivo é identificar as competências que as mulheres empreendedoras bem-sucedidas apresentam a partir das suas escolhas profissionais. A relevância desta pesquisa se dá na sua contribuição com o conhecimento na área de empreendedorismo feminino, uma área que está cada vez mais em ascensão devido a mudança do cenário no mercado de trabalho. Recorremos ao conceito de empreendedorismo na perspectiva que a ideias de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico, fontes estatísticas, e aplicação de questionário constituído por uma série ordenada de perguntas, que foram respondidas na presença do entrevistador.TCC Empresa familiar e satisfação no trabalho: um estudo de caso na Luminária – uma pequena empresa de varejo eletricista de Natal(Administração, 2014) Dantas, Natália Regina da Silva; Tenório, João VianeiTCC Habilidades e competências empreendedoras: um estudo de caso com estudantes de administração da UFRN(Administração, 2014) Amorim, Rayra Nayara da Costa; Tenório, João VianeiTCC O perfil e o nível de satisfação dos clientes no ramo do comércio varejista: o caso do mercadinho do Laércio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06) Santos, Laedson Alves dos; Tenório, João Vianei; Santos, Fernanda Julyanna Silva dos; Carício, Marcelo RiqueEm meio a um mercado tão competitivo, são necessários diferenciais para se conquistar novos clientes, torná-los fieis à empresa e atendê-los satisfatoriamente. Buscar a satisfação dos clientes é uma das formas que as empresas possuem para se manter e prosperar no mercado. A partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais, podemos ter uma diferenciação na prestação de serviços ou em produtos, o que torna um assunto relevante na administração de empresas. Ao iniciar este estudo o objetivo foi identificar o grau de satisfação e o perfil dos clientes do “Mercadinho do Laércio”, buscando avaliar como se encontra a organização do mercado, a partir da visão do gestor e dos clientes. Para desenvolver o estudo foi utilizada uma metodologia de pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado em abril e maio de 2015, direcionado aos clientes e para o gestor da empresa onde se buscou avaliar os itens como Atendimento, Preço e Cobrança, Produto e Ambiente e traçar um perfil comum dos clientes. A partir dos resultados foi constatado um nível geral de satisfação dos clientes da amostra em 82,7%. O fato de se alcançar um alto valor na satisfação mostra o interesse dos sócios e o comprometimento com os clientes e, assim os pontos que ficaram deficitários e as possíveis soluções serão levadas ao gestor para análise e aplicadas se julgadas necessárias.TCC Plano de negócios: CH Consult - Groupmarket & Associados(Administração, 2014) Bezerra, Chudson Honorato; Tenório, João VianeiTCC Plano de negócios: Cleo’s - Espaço de Beleza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Almeida, Tatiana Dias Pires de; Tenório, João Vianei; CARICIO, Marcelo Rique; SANTOS, Fernanda Julyanna Silva dosApesar do momento da economia no Brasil, o ramo de Estética e Beleza continua em alta, e com grandes perspectivas de crescimento para os próximos anos. A partir desse princípio, este projeto tem o objetivo de demonstrar a viabilidade da ampliação de um salão de beleza na cidade de Natal/RN, o Cleo’s – Espaço de Beleza, através do estudo das dimensões legal, administrativa, mercadológica, operacional, ambiental e financeira a partir dos modelos propostos por GITMAN (2001) e SPINOLA (1993). O Plano de Negócios é um estudo imprescindível para a efetivação e crescimento de um empreendimento no mercado. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com quarenta e dois clientes e potenciais clientes na cidade de Natal/RN, funcionários dos órgãos públicos e empresas do bairro Centro da Cidade, cujo objetivo foi avaliar os hábitos e necessidades destes consumidores, bem como a receptividade da implantação da empresa em questão neste projeto. Os resultados deste plano apontam a sua eficiência, tendo como base os dados trabalhados e utilizados nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação positiva da estratégia da empresa e dos serviços que serão implantados no mercado. Conclui-se, portanto, a viabilidade de ampliação desta empresa.TCC Plano de negócios: Lava a Jato Bibi(Administração, 2014-12-04) Silva Filho, Flávio Valdez Martins da; Tenório, João VianeiTCC Plano de negócios: motos e rotas - movidos pela paixão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Bruna Barbosa; Tenório, João Vianei; MEDEIROS, Carlos Alberto Freire; CARICIO , Marcelo RiqueEste plano de negócios tem como finalidade demonstrar a viabilidade da implantação do Motos e Rotas através do estudo das dimensões legal, administrativa, mercadológica, operacional e financeira a partir dos modelos propostos por SPINOLA (1993) E GITMAN (2001). Para a elaboração do trabalho, utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, com cinquenta potenciais clientes, que estão inseridos na comunidade envolvida em eventos de motociclismo da cidade de Natal/RN, cujo objetivo foi de analisar o mercado em estudo, o perfil dos entrevistados, o conhecimento sobre os serviços, o grau de interesse e aceitação. Os resultados apontam a eficiência deste projeto, de acordo com os dados trabalhados e assim utilizados para as previsões financeiras, além da aceitação positiva dos serviços que serão posteriormente propostos no mercado. Nestes termos, considera-se viável a implantação da empresa de forma que, para cada área da organização estejam atualizado os planos e diretrizes necessários ao seu funcionamento e que estes possam a vir subsidiar futuras decisões dos gestores.TCC Políticas públicas de qualificação profissional no Rio Grande do Norte: análise do Pronatec ofertado pelo SENAR(Administração, 2014-06-06) Lima, Anabela Pereira Medeiros; Tenório, João VianeiDissertação Proposta de um framework de gestão do conhecimento aplicada ao desenvolvimento de softwares para a administração pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-23) Tenório, João Vianei; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/0431490786409436; Hekis, Hélio Roberto; Ferreira, Rodrigo José PiresA gestão do conhecimento (GC) é uma temática muito pesquisada em diversas áreas das ciências, ramos de atividades, profissões e organizações do setor público e privado. Ao longo do tempo, este tema vem sendo implementado estrategicamente em diversas perspectivas como método de gestão para difundir informações empresariais. Internamente, através da capacitação dos funcionários de diversos níveis, ou externamente, compondo campanhas de marketing e vendas. Gerir o conhecimento de forma estratégica em uma organização que promove melhorias nos sistemas de outras organizações, mais do que aumentar a produtividade e a viabilidade do negócio, ajuda a consolidar sua imagem e sua marca no mercado. Além disso, favorece a estratégia e fortalece a cultura organizacional, envolvendo todos os stakeholders da empresa. O objetivo desta dissertação é propor um framework de gestão do conhecimento aplicada ao desenvolvimento de softwares para administração pública. Nesta pesquisa foram estudados os processos de desenvolvimento dos sistemas das áreas orçamentária, fiscal, contábil, recursos humanos e folha de pagamento. Neste trabalho, numa primeira etapa, foi realizada uma revisão de literatura para sistematizar o estado da arte sobre a temática e organizar os conceitos, as técnicas e ferramentas utilizadas na GC. Num segundo momento, foram identificadas as principais áreas de concentração do conhecimento no processo de desenvolvimento dos softwares, classificando-as segundo o tipo e a importância, conforme o conhecimento produzido. Buscou-se ainda, na literatura, as referências para a produção e difusão deste conhecimento. Finalmente, foi proposto um modelo para estruturar os processos de implementação da GC aplicada ao desenvolvimento e sustentação de softwares para a administração pública. Com base nos resultados desta pesquisa, as empresas que desenvolvem sistemas podem utilizar como um padrão a aplicação da GC nos seus processos, identificando os diferentes estágios evolutivos da GC em que se encontram e, com isso, podendo melhorar seu posicionamento no mercado. Como resultado desta pesquisa foi feita a aplicação do modelo de gestão do conhecimento proposto, contribuindo com as organizações de desenvolvimento de softwares para gestão pública na otimização de recursos e na tomada de decisão pelo gestor para esta área.TCC Satisfação dos clientes: um estudo de caso da W. A. Pinheiro Duarte ME(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Duarte, Valéria Pinheiro; Tenório, João Vianei; Santos, Fernanda Julyanna Silva dos; Gurgel, André MoraisAs empresas da indústria de alimentos precisam atender de forma rápida e eficaz às exigências de seus clientes, devido à competitividade do mercado. Por isso é fundamental entender as necessidades dos consumidores ofertando a eles produtos e serviços que supram seus desejos Para a empresa alcançar o sucesso é necessário um conhecimento aprofundado das necessidades dos seus clientes e suas exigências. Nesse contexto atualmente, o foco da atenção das empresas está sendo direcionado ao cliente, e não somente ao produto. Dessa forma, a preocupação em manter ótimos relacionamentos com seus clientes tem sido uma tendência. Nessa perspectiva, é necessário realizar constantes avaliações das demandas e necessidades do mercado. Portanto, o estudo contribuirá de forma positiva para a empresa, demostrando quais atributos geram valor para o cliente sendo analisados pela empresa como diferencial de competitividade. Pode ainda auxiliar as equipes de vendas como um feedback, dessa forma a empresa será capaz de proporcionar uma melhoria contínua, em termos de procedimentos e treinamentos necessários. A partir desse contexto o presente trabalho visa avaliar a satisfação dos clientes com relação aos serviços oferecidos por uma distribuidora de gelo, sorvete e água mineral, a W.A. Pinheiro Duarte ME, através de um questionário e da revisão da literatura, ajudando a compreender os instrumentos de medição da qualidade em serviço. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que de maneira geral os clientes estão satisfeitos com a distribuidora, sendo necessária melhoria de alguns elementos para melhorar o relacionamento com o cliente, consequentemente sua satisfação.TCC Transporte público: percepção dos estudantes quanto à utilização do mobile e internet na qualidade dos serviços na cidade do Natal/RN(Administração, 2014) Avelino, Davisson Rodrigo Barbosa; Tenório, João Vianei