Navegando por Autor "Teixeira, Luiz Fernando Fontes"
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Dissertação A caminho da fronteira: entre Heidegger e os japoneses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-16) Teixeira, Luiz Fernando Fontes; Bauchwitz, Oscar Federico; ; http://lattes.cnpq.br/6147711083494366; ; http://lattes.cnpq.br/7351092345116027; Ferreira, Acylene Maria Cabral; ; http://lattes.cnpq.br/6232332421697606; Santos, Gisele Amaral dos; ; http://lattes.cnpq.br/4477251256312157Há pouco mais de meio século atrás se consolidou a chamada filosofia das fronteiras ou limites comparados, por meio da qual foi possível explorar novos caminhos para o pensamento desde o diálogo entre Ocidente e Oriente. Esta frutífera cooperação entrefronteiras, cujas possibilidades se ramificaram em diversas áreas do conhecimento, possui um berço comum: a conversa travada entre Heidegger e os japoneses da chamada Escola de Filosofia de Quioto. A intenção dessa dissertação de mestrado é evidenciar, a partir do pensamento de Heidegger e da filosofia japonesa contemporânea, a viabilidade teórica de tal troca de experiências entre ocidentais e orientais no âmbito da filosofia.Tese O conflito das fronteiras: Metafísica, Negatividade e o Extremo Oriente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-30) Teixeira, Luiz Fernando Fontes; Bauchwitz, Oscar Federico; ; http://lattes.cnpq.br/6147711083494366; ; http://lattes.cnpq.br/7351092345116027; D'Amico, Claudia; ; Fernandes, Edrisi de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/4882655662159487; Santos, Gisele Amaral dos; ; http://lattes.cnpq.br/4477251256312157; Santos, Leonel Ribeiro dos; ; http://lattes.cnpq.br/7707912410094645O conflito das fronteiras se desdobra como um percurso natural da história do pensamento humano. Torna-se manifesto todavia apenas mediante um explícito choque cultural, que evidencia distintas formatações conceituais. Pensar este conflito pode esclarecer os enlaces responsáveis pelo desenvolvimento do pensamento contemporâneo. Esta tese pretende analisar, em um primeiro momento, a história do pensamento enquanto metafísica, apresentando um diagnóstico da maneira pela qual o Ocidente impinge sua lógica categórica. Por conseguinte, apresenta a tradição da negatividade, evidenciando um pensamento para além da ontologia clássica mediante uma henologia e uma meontologia no neoplatonismo e na mística medieval. Por fim, expõe o pensamento do Extremo Oriente como possiblidade de recepção contemporânea da negatividade e escapatória para a formatação ocidentalizante da filosofia vigente.Dissertação O Ser e seus significados em Aristóteles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Silva, George Carlos da; Santos, Gisele Amaral dos; http://lattes.cnpq.br/4477251256312157; http://lattes.cnpq.br/4962547879700680; Vaz, Bruno Rafaelo Lopes; http://lattes.cnpq.br/8825056204900445; Teixeira, Luiz Fernando FontesA presente dissertação tem como objetivo analisar a doutrina do ser e seus significados em Aristóteles. Segundo o autor, a pergunta sobre o que é o ser sempre esteve presente como objeto de investigação entre os pensadores antigos, os quais divergiram quanto à sua natureza, unidade e diversidade. Herdeiro desta tradição, Aristóteles buscou desenvolver uma ciência do ser enquanto ser e de seus atributos essenciais e, desse modo, elaborou uma doutrina que tem como ponto de partida a identificação dos vários modos de se dizer o ser. Nesta exposição, procuramos atravessar o percurso desses significados, dentre eles: o acidente, a potência e o ato, a verdade e a substância (ousia), que foi entendida por Aristóteles como ser privilegiado e primeiro.