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Navegando por Autor "Teixeira, Daniel Garcia"

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    TCC
    Análise e proposta de melhoria no processo de aquisição de equipamentos médicos: uma abordagem baseada na engenharia clínica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Araújo Júnior, José Cláudio de; Arrais Júnior, Ernano; http://lattes.cnpq.br/4024477389642547; Lemos, Gabriela de Araújo Albuquerque; Teixeira, Daniel Garcia
    A crescente demanda por eficiência e qualidade nos serviços de saúde tem evidenciado a importância de uma gestão estratégica do parque tecnológico hospitalar. Problemas como a aquisição de equipamentos inadequados, falta de integração entre setores e priorização de custos iniciais em detrimento da qualidade comprometem tanto a segurança dos pacientes quanto os recursos financeiros. Este trabalho analisa o processo de aquisição de equipamentos médicos em um hospital de médio porte, com o objetivo de identificar falhas críticas e propor melhorias baseadas em ferramentas de gestão. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, combinando análise documental, avaliação do parque tecnológico e aplicação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados indicaram uma conformidade média dos equipamentos de 71,56% em maio de 2024, aumentando para 75,32% em novembro. As recomendações incluem a implementação de protocolos padronizados, análise baseada no ciclo de vida dos equipamentos e auditorias periódicas para otimizar a gestão tecnológica, contribuindo para avanços na infraestrutura hospitalar e maior eficiência nos serviços de saúde.
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    Dissertação
    Um circuito neural canônico com inibição feedback e feedforward
    (2018-03-29) Teixeira, Daniel Garcia; Costa, César Renno; ; ; Dalmolin, Rodrigo Juliani Siqueira; ; Moioli, Renan Cipriano; ; Figuerola, Wilfredo Blanco;
    A oscilação gama está presente em diversas áreas do cérebro, como no hipocampo, desempenhando um importante mecanismo para o funcionamento da memória. Encontramos diversos modelos capazes de explicar a geração das oscilações gama e explicam suas duas funcionalidades, agrupamento sincronizado temporalmente das sinapses dos neurônios e a de selecionar quais neurônios devem disparar em cada ciclo deste sincronismo. Funcionalidades estas que imprimem um caráter computacional do processamento neural a este sistema, como a separação de padrões e a formação de assembleias neurais. Porém, a análise destes modelos existentes demonstra ser muito sensível às variações das atividades cerebrais, sendo fortemente afetados por variações nas suas camadas de entrada, de modo a aparentar não possuir uma boa robustez, gerando muita variação de sua frequência de saída, assim como na competitividade entre estes neurônios. Entretanto, ao se considerar uma importante parte do circuito biológico não considerada em trabalhos anteriores, uma rede de inibição alimentada à frente nos possibilitou a criação de um novo modelo. Baseando-nos no modelo de neurônio de Izhikevich, geramos um novo modelo com uma maior estabilidade em sua saída às variações na camada de entrada, bem como um custo computacional reduzido e proximidade do modelo biológico. Em posse deste novo modelo, será possível criar redes neurais com maior capacidade de neurônios, com custo computacional reduzido, além da possibilidade de análise do comportamento individual em cada neurônio do modelo.
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    TCC
    Proposta de jogo para a investigação dos efeitos do sono e dos sonhos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Gila, Lucas Marinho; Arrais Júnior, Ernano; Silva Segundo, Francisco Carlos Gurgel da; Teixeira, Daniel Garcia; Brandão, Daniel Soares
    Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo em primeira pessoa para investigar os efeitos do sono e dos sonhos no comportamento humano, com foco na dinâmica presa-predador. A pesquisa inicial utilizou o jogo F.E.A.R. Combat, mas limitações na coleta de dados e adaptação motivaram a criação de um novo jogo utilizando a Unreal Engine. O mapa, em formato de labirinto com bifurcações, visa forçar a atenção, localização espacial e tomada de decisões rápidas, enquanto elementos de terror aumentam a tensão. O jogador, atuando como presa, coleta objetos enquanto é perseguido por inimigos, incluindo um "ceifador" que remove os itens coletados. O sistema de energia e escudo influencia a velocidade e a pontuação. A análise dos dados da pesquisa inicial com o F.E.A.R. Combat revelou correlações entre microestados de EEG, número de derrotas e coleta de itens. O novo jogo permitirá a coleta detalhada de dados sobre o desempenho do jogador e sua correlação com sinais de EEG, investigando hipóteses sobre a relação entre sono, sonhos, memória espacial e comportamento humano em situações de estresse.
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