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Navegando por Autor "Taveira, Flávia Giangiulio"

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    Dissertação
    Práticas sócio-ambientais no espaço escolar: uma reflexão sobre a percepção dos usuários de duas escolas do ensino fundamental em João Pessoa, Paraíba
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-05-14) Taveira, Flávia Giangiulio; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/4010460546973926; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Cavalcante, Sylvia; ; http://lattes.cnpq.br/9863514333162570
    No momento sócio-histórico que vivemos é cada vez mais evidente a necessidade das pessoas aprenderem a lidar com o meio ambiente de modo consciente, cuidando de si próprias através dele. Nesse sentido, considerando a escola como um local onde crianças, jovens e adolescentes passam grande parte do seu tempo, esta dissertação teve como objetivo discutir a percepção do ambiente escolar por estudantes, professores e funcionários de duas escolas de João Pessoa - o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Emílio Garrastazu Médici. Partindo-se do pressuposto que os ambientes nos quais e com os quais as pessoas convivem refletem suas práticas cotidianas, o trabalho de campo buscou identificar as práticas sócio- ambientais que caracterizam a relação desses usuários com a escola e, a partir dessa compreensão, inferir algumas de suas preocupações com relação ao meio ambiente como um todo. Para analisar a utilização do espaço físico disponível nas duas instituições optou-se pela Avaliação Pós-Ocupação, uma das abordagens que retro alimentam o processo de produção de edifícios ou conjunto edificado, resgatando aspectos ligados ao seu uso, operação e manutenção. Além de se analisar diversos ambientes escolares (como sala de aula, circulações/acessos, biblioteca, espaços pedagógicos e esportivos) quanto ao conforto ambiental e as percepções dos principais usuários das escolas (alunos, professores e funcionários), a dissertação procurou averiguar o cuidado (educação ambiental) desses usuários com o espaço escolar. De modo geral verificou-se que as duas escolas têm avaliações e percepções bem diferentes por quatro motivos: (i) gestão das escolas; (ii) percepção dos usuários; (iii) localização das escolas e (iv) sentimento de lugar, territorialidade e apropriação
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