Navegando por Autor "Tavares, Dickson de Oliveira"
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Tese A vida em jogo na sociedade do desempenho: uma análise crítica à gamificação da cultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0003-0363-188X; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Araújo, Célia Maria de; Dantas, Juliana Bulhões Alberto; Silva, Maria Érica Oliveira da; Born, Rodrigo Montandon; Pereira, Sebastian Faustino; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosEsta tese investiga a gamificação como um mecanismo de controle e exploração na cultura contemporânea, impactando a subjetividade, as relações sociais e a experiência humana. A pesquisa se insere no campo dos Estudos da Mídia e utiliza a Hermenêutica de Profundidade como metodologia para analisar as trocas simbólicas e a produção de significado na cultura gamificada. A metodologia da presente tese está estruturada nas seguintes etapas: abordagem, procedimentos e coleta de dados, subdividindo-se em pesquisa bibliográfica. A partir da crítica de Byung-Chul Han à sociedade do desempenho, o estudo argumenta que a gamificação intensifica a lógica da competição, da autoexploração e do controle, ameaçando a liberdade individual e o bem-estar. A pesquisa mapeia a presença da gamificação em diversos campos sociais, como educação, trabalho e consumo, e alerta para os riscos de manipulação e controle. A pesquisa conclui que a gamificação, embora apresente potencialidades, precisa ser utilizada de forma crítica e consciente, para evitar a instrumentalização do lúdico e a perda da autonomia. A estrutura da tese se divide em sete seções, que contemplam desde a revisão da trajetória da pesquisa e reflexões finais até a apresentação de uma proposição da criação de um “Jogo da Vida” na perspectiva haniana. Os resultados indicam que a gamificação, embora possa potencializar o engajamento e a aprendizagem, reforça dinâmicas de vigilância, controle e colonização cultural, exacerbando a lógica do desempenho.Dissertação Batman: uma luz sobre o cavaleiro das trevas - mediações, midiatizações, transmidiatizações(2017-03-20) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; ; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Pavan, Maria Angela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Magalhães, Henrique Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/9876023654860446Nos estudos da mídia, as trocas simbólicas entre a produção e a recepção permitem compreender como funcionam as engrenagens da indústria cultural. Em relação ao personagem Batman, nascido nas histórias em quadrinhos nos anos 1930, este estudo busca seguir o fluxo temporal em conexão com o universo midiático, mergulhado no repertório imagético e simbólico da cultura de massa com base da singularidade de sua trajetória. Ao problematizar a trajetória midiática do personagem Batman, analisa sua condição de mediação com adaptações para o meio televisivo e cinematográfico identificando os discursos narrativos em contextos histórico-culturais distintos, com destaque para o percurso de midiatização e de transmidiatização, relativizando a relação entre autor-obra-leitor, sob a luz dos estudos culturais de John B. Thompson, das mediações de Jesús Martín-Barbero, da narratividade de Umberto Eco, do conceito da Jornada do Herói de Joseph Campbell e Christopher Vogler e os estudos sobre as narrativas transmídia de Henry Jenkins e Carlos A. Solari.