Navegando por Autor "Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho"
Agora exibindo 1 - 20 de 106
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A biblioterapia na melhor idade: uma proposta para o Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro em Macaíba - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Bezerra, Luana de Araújo; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Galloti, Monica Marques Carvalho; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoA sociedade atual é complexa e desafiadora do ponto de vista econômico, político e social. Devido a avanços da tecnologia como um todo e da ciência em específico, as populações tem se tornado mais longevas. Esta longevidade por sua vez tem causado impactos importantes nesse meio social fazendo com que seja necessário a criação de mecanismos e políticas públicas para cooperar com esta nova realidade. Nesse contexto, um dos aspectos chave é a atenção à saúde mental da população. Uma das alternativas que têm se apresentado nesta seara é a Biblioterapia. Este tipo de ação visa a promoção da atividade do uso de material bibliográfico aliado à medicina ou à psicoterapia, de modo a estimular as pessoas a resolverem seus problemas emocionais. O trabalho visa de forma geral promover uma revisão de literatura sobre o assunto da Biblioterapia com vistas a refletir sobre o tema à luz de sua aplicação para o público idoso. Especificamente o trabalho tem como objetivos: identificar os benefícios da Biblioterapia para os idosos, descrever o Centro de Convivência de Idosos “Geraldo Pinheiro” no município de Macaíba/RN e por fim propor atividades de Biblioterapia para o referido centro. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação pertinentes ao assunto tais como livros, artigos científicos, relatórios estatísticos em formato convencional e eletrônico. Além disso, foi feito um estudo de caso, por meio de uma abordagem exploratória no referido centro. Esta abordagem teve por finalidade a elaboração de uma proposta indicativa de ações em torno da Biblioterapia para esta referida comunidade. Por fim, considera-se que a Biblioterapia pode trazer variados benefícios para a população da terceira idade e que é uma prática auxiliar à terapia para este tipo de público.TCC A importância das bibliotecas prisionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Isabelle Ariane Ribeira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Felipe, Carla Beatriz Marques; Medeiros, Wagner Oliveira deApresenta-se um breve desenvolvimento histórico das bibliotecas com vista a elucidar a importância das bibliotecas prisionais. Defende-se a validação do direito dos apenados em ter uma biblioteca no meio no qual estão inseridos a partir da perspectiva de que tal direito é de todos, além de estar previsto na Lei de Execuções Penais (LEP). Busca-se compreender ainda parâmetros para que tal direito possa ser cada vez mais posto em prática, assim como a efetiva atuação do profissional bibliotecário no ambiente do cárcere, visando que eles exerçam sua responsabilidade social. Expõem-se também relatos das apenadas do Complexo Penal Dr. João Chaves com o objetivo de reforçar a importância das bibliotecas prisionais. Conclui-se que as bibliotecas prisionais são instituições fundamentais nesse processo de acesso à informação e incentivo à leitura, colaborando de modo efetivo para a melhoria da vida dos apenados durante e após esse momento de cerceamento da liberdade.TCC O acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sob uma perspectiva histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-11) Rodrigues, Maria Izabel; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Casimiro, Adelaide Helena TarginoEsta pesquisa apresenta como tema uma perspectiva histórica da política do Rio Grande do Norte através do acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. Busca no objetivo geral identificar os marcos históricos do Poder Legislativo do estado do Rio Grande do Norte representados no Memorial a partir do acervo que o compõe. Em seus objetivos específicos busca demonstrar a importância dos memoriais como locais de resgate histórico da memória social, bem como identificar quais objetos e documentos constantes no Memorial representam uma simbologia histórica importante para a memória política potiguar e identificar, cronologicamente, quais momentos políticos históricos do Legislativo do Rio Grande do Norte são representados por meio do acervo do Memorial. Problematiza se é possível delimitar um contexto histórico da política do Rio Grande do Norte por meio do acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. Utiliza como metodologia uma incursão bibliográfica para a elaboração de um estudo exploratório e descritivo, realiza um estudo de caso no Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar e aplica o método qualitativo através da aplicação de entrevistas estruturadas com o curador e o historiador da unidade. Apresenta como resultados um resgate histórico através das descrições dos itens indicados pelos profissionais entrevistados, como forma de proporcionar um contexto histórico existente nos materiais do acervo analisado. Conclui que a pesquisa é relevante e pertinente para discussões acerca da preservação e conservação da memória da sociedade potiguar, enfocando a necessidade de elaboração de mais estudos científicos na área, com a premissa de trazer à tona a importância de discussões que possuem essa vertente.Capítulo de livro Os acervos das bibliotecas como ato político: a literatura e suas fontes de informação(Pachamama, 2021-09) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Tanus, GustavoDiscute a importância da descolonização de coleções de bibliotecas e apresenta fontes de informação na área da literatura afro-brasileiraTCC Afrobrasilidade nas bibliotecas: análise das ações de competência crítica étnico-racial nas escolas do município de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Dantas, Cyndy Thays Marques; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133A biblioteca escolar e a competência crítica em informação, duas das temáticas discutidas nesta pesquisa, as quais apresentam características de caráter emancipatório, potencializando aspectos de reflexão perante os condicionamentos existentes na conjuntura social. Desse modo, auxiliam na mobilização de elementos que constroem noções críticas acerca das estruturas do poder hegemônico. Na sociedade brasileira, composta historicamente por uma multiculturalidade abrangente, faz-se importante investigar como a valorização da história e cultura afro-brasileira propicia um desenvolvimento de cidadãos que reconheçam seus papéis sociais no meio em que se integram. A pesquisa tem como objetivo discutir a competência crítica em informação no âmbito das bibliotecas escolares do município de Natal e a importância da educação voltada para relações étnico-raciais, com ênfase na cultura afro-brasileira. Sendo assim, o procedimento metodológico aplicado foi uma pesquisa bibliográfica, juntamente com uma entrevista semiestruturada de abordagem qualitativa, método indutivo e perfil exploratório, em uma amostra de escolas do Município de Natal, no Rio Grande do Norte. Temos como resultados uma latente indução da biblioteca escolar como uma ferramenta prática das metodologias pedagógicas a serviço da valorização cultural e literária, entretanto, uma pequena proporção da abordagem étnica como competência plenamente efetiva. Para fins de considerações que possam subsidiar novos estudos inerentes à temática, reportamos que se faz notável uma gradual ação dos educadores, professores e bibliotecários, para construção de sujeitos criticamente competentes em informação, com a realização de práticas educacionais permanentes das diversidades e pluralidades socioculturais previstas no ambiente escolar e na comunidade.TCC Agenda 2030 e o lixo sob uma ótica social: reflexões e proposições de ações informacionais no âmbito das bibliotecas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Lopes Filho, Jean Souza; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Reis, Monica Karina Santos; Silva, Jonathas Luiz CarvalhoOs 193 Estados-membros, que compõem a organização das Nações Unidas, assumiram o compromisso, em 2015, com a Agenda 2030, que apresenta 17 objetivos para uma comunidade global sustentável, apoiada no bem estar econômico, social e ambiental, de forma equilibrada e integrada. A referida Agenda traz em seu cerne a questão da informação em toda a sua extensão, sendo foco de algumas metas, e assumindo o papel de fio condutor entre os objetivos propostos e sua implementação na sociedade. O presente trabalho aborda sob a ótica das Ciências Sociais, mais especificamente, a partir da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a relação entre informação, consumo e descarte de produtos, destacando o protagonismo da informação e das bibliotecas diante das metas de consumo. Tem como objetivo geral discutir o protagonismo da informação e das bibliotecas diante da Agenda 2030, sob o enfoque dado pelo 12º objetivo, que estabelece como meta a produção, o consumo e o descarte conscientes na sociedade contemporânea. São objetivos específicos discutir sobre a Agenda 2030, tomando como base os seus objetivos de desenvolvimento sustentável; refletir sobre possíveis papéis da Biblioteconomia e Ciência da Informação no contexto da Agenda; abordar os pressupostos vinculados a sociedade da informação, sociedade do consumo e do lixo a partir de uma visão integradora; e, propor atividades a serem desenvolvidas pelas bibliotecas e bibliotecários para dinamização do 12º objetivo da Agenda 2030. Entendendo todas as ações como ações políticas, inclusive o fazer bibliotecário, ressaltando a necessidade de novas posturas de trabalho, em que a crítica às relações hegemonizadas funcione como força emancipadora, da qual a educação ambiental faz parte, sendo percebida nessa abordagem como uma educação política. Para tanto, observa-se alguns aspectos da sociedade atual através de algumas alcunhas atribuídas a ela, como sociedade da informação, sociedade de consumo e sociedade do lixo, observando as relações estabelecidas entre elas, seus contornos e interseções, buscando entender a questão do lixo como um problema social derivado dos comportamentos de uma sociedade capitalista. Utilizou-se para tanto metodologia exploratória e bibliográfica, sem a pretensão de esgotamento da literatura dada à amplitude da temática. Propõem-se ainda ações informacionais que podem ser desenvolvidas em bibliotecas e unidades de informação, concluindo, com isso, a percepção da necessidade de oferecer possibilidades de ação emancipatória e crítica para a sociedade em sua relação ao consumo e ao descarte de objetos.TCC Análise da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo à luz das Diretrizes do Desenho Universal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Silva, Mateus Eduardo Tavares da; Santos, Raimunda Fernanda dos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Campos, Arthur FerreiraCompreende que a Biblioteca Pública é uma instituição que, quando é acessível para toda a população, possui um grande potencial transformador na sociedade. Estuda aspectos relacionados à Biblioteca pública e ao Desenho Universal. Tem como objetivo geral analisar o espaço físico da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, levando em conta as concepções dos seus usuários e os princípios de Desenho Universal. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa e observação não-participante. Destaca a falta de acessibilidade que a instituição sofre devido a problemas como: espaço limitado entre as estantes, espaços inutilizados devido a alocação de móveis e outros materiais, elevador sem funcionar, sinalização ineficiente e outros. Constata a necessidade de maior aplicação de recursos humanos, informacional e tecnológico, uma vez que a Biblioteca não recebe investimento o suficiente para funcionar em seu máximo potencial, o que acaba limitando seu poder de transformação na sociedade. Conclui destacando a necessidade das bibliotecas, independente de suas tipologias, estarem em consonância com os critérios de Desenho Universal, assim como seus bibliotecários.Artigo Análise das fiscalizações do conselho regional de biblioteconomia 15ª região (crb-15)(Revista Eletrônica da ABDF, 2021-05-08) Rebouças, Larice da Silveira; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoÉ imprescindível trazer para a discussão o papel do Conselho Regional de Biblioteconomia, uma vez que cabe a ele a missão de orientar e de fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário, no âmbito de sua jurisdição, bem como contribuir para o desenvolvimento biblioteconômico. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as fiscalizações do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15) durante o período de 2012 a 2019. Os principais resultados alcançados quanto às fiscalizações foram: háuma clara concentração no estado da Paraíba; foram predominantes em bibliotecas escolares; alcançaram em maior número instituições de vínculo administrativo privado e foram registrados em maior quantidade Autos de Constatação. Além disso identificou-se: quantidade significativa de instituição com bibliotecário(a) inadimplente com as anuidades referente ao CRB-15; uma significativa proporção de visitas realizadas a instituições sem bibliotecas em sua maioria em escolas da rede estadual e municipal de ensino; constata-se uma certa descontinuidade do processo fiscalizatório sem o acompanhamento contínuo dos casos; identificou-se que a Lei nº 12.244/2010(BRASIL, 2010)foi mencionada em pequena quantidade nos registros e resultados dos autos. Diante disso, ao final é proposto algumas melhorias nos processos de registros e de fiscalizaçãoTCC Análise de domínio em Ciência da Informação: contribuição para o estudo dos novos movimentos sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Igor Oliveira da; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; 0000-0003-1098-8633; http://lattes.cnpq.br/4307759154757060; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Souza, Jacqueline Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8939049222796130Este trabalho objetiva compreender como a análise de domínio pode ser utilizada pelos profissionais e pesquisadores da informação para contribuir com as lutas dos Novos Movimentos Sociais (NMS). Em relação aos objetivos específicos, este trabalho pretende: (I) Descrever as características e aplicações da Análise de Domínio na Ciência da Informação; (II) Entender os integrantes dos Novos Movimentos Sociais como produtores e sujeitos informacionais e (III) Refletir sobre aplicações da Análise de Domínio para contribuir com as reivindicações dos movimentos sociais. Para isso, utiliza como aporte teórico a Análise de Domínio, desenvolvida por Birger Hjørland e Hanne Albrechtsen, no ano de 1995, que pensa as comunidades discursivas como parte da divisão social do trabalho. Domínio se compreende como o entramado de relações entre documentos, canais de comunicação, práticas de produção e comunicação, conceitos, relações sociais entre os membros, a forma como se estruturam e se organiza em um contexto social. A investigação se constitui de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, que utiliza a produção de pesquisadores já consagrados na área para justificar a expansão da Análise do Domínio do campo científico para o campo social. Mostra que, para além dos campos científicos, os Novos Movimentos Sociais e as percepções dos integrantes desses grupos, dotados de sentimentos e anseios, podem ser materializadas e transformadas em informação, tornando possível relacionar a Análise de Domínio com os Novos Movimentos Sociais, enquanto comunidade discursiva. Como resultados, se descrevem as características e aplicações da Análise de Domínio na ciência da informação. Também se analisa como os Novos Movimentos Sociais se tornam produtores e consumidores de informação. A partir da criação de categorias se apontam exemplos de canais de comunicação utilizados pelos NMS no Brasil. O estudo apresentou categorias segundo três tipos de canais de comunicação a) canais formais: Periódico Científico, Sites de ONG’s; b) canais semiformais: Central de atendimento, Conferências, palestras e encontros nacionais desenvolvidos por órgãos federais, e c) canais informais: Mídias Sociais. Ao identificar categorias e canais de comunicação, mostrou-se que os NMS podem ser delimitados como domínios, com vocabulários e práticas de produção e circulação de informação específicas, susceptíveis de ser estudadas pelos profissionais da informação. Como terceiro resultado, a pesquisa reflete sobre algumas aplicações da análise de domínio para contribuir com as reivindicações dos movimentos sociais, como a implantação de políticas de informações voltada para o público específico e uso de sistemas de organização do conhecimento que contribuem para minimizar as práticas discriminatórias e excludentes. Finalmente, considera, a partir dos elementos apresentados, que os Novos Movimentos Sociais se constituem importante domínio que pode se tornar objeto de estudo para o desenvolvimento social da Ciência da Informação.TCC Análise de fontes de informação como critério no combate à desinformação e Fake News(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Silva, Fatima Rafaela de Lima; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Moreira, Luciana de AlbuquerqueNo contexto atual, e como resposta a crescente inserção e apropriação da Tecnologia da informação (TIC) e comunicação no quotidiano dos sujeitos, as informações circulam numa velocidade muito acelerada. A internet por meio da web e seus produtos, tem se tornado um ambiente fértil para a ocorrência de fenômenos tais como o da desinformação e as Fake News.Faz-se necessário discutir estes fenômenos atuais e sua complexidade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal promover uma análise do fenômeno da desinformação deforma a entendê-lo como fonte principal das Fake News. Especificamente e como forma de contextualizar o assunto, visa apontar conceitos e tipologia das fontes de informação no geral ena Internet; mapear os principais conceitos apresentados acerca da desinformação e das FakeNews; indicar os principais métodos e ferramentas de avaliação de fontes de informação bem como apontar o papel do bibliotecário neste contexto. A metodologia do trabalho foi a de pesquisa bibliográfica com uso de materiais atualizados que discorrem sobre o fenômeno bem como o uso de preceitos da pesquisa qualitativa e exploratória. Resultados indicam que a desinformação e as Fake News existiam anteriormente, porém com menor intensidade. Foi visto que estes fenômenos ganharam maior impulso devido as condições tecnológicas propiciadas pelo avanço da TIC e da web 2.0. No entanto, as fronteiras conceituais entre o fenômeno da desinformação e das Fake News são tênues e pouco esclarecidas na literatura científica sobre o tema. Tais fenômenos são considerados por alguns autores como distintos, porém em seus conceitos apresentam-se como informações falsas quem tem como objetivo enganar um indivíduo ou comunidade propositalmente ou não. Foi visto que muitas ferramentas têm sido desenvolvidas de forma a combatê-las, porém percebe-se que ainda são pouco conhecidas e divulgadas. Foi possível inferir que o bibliotecário como profissional da informação possui atributos e competências adequadas para contribuir de forma significativa no combate a esses tipos de fenômenos. No entanto, são necessários mais estudos e ainda, a inserção destes conteúdos nas disciplinas formativas deste profissional com vistas a ampliar o debate e a criação de conhecimento científico sobre o assunto.Dissertação Aprendizagem baseada em projetos no Estágio Supervisionado em Biblioteconomia: um modelo para desenvolvimento de competências e gestão do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-22) Souza, Leandro do Nascimento de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; http://lattes.cnpq.br/5058314112637163; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Farias, Maria Giovanna Guedes; http://lattes.cnpq.br/3383299470190507Na sociedade contemporânea o conhecimento construído por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações, atuando como intermediador entre a necessidade informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente, estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional, pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, esta caracteriza-se quanto a seu objetivo como exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada. Os procedimentos de coleta de dados aplicados incluem a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão sistemática da literatura, a pesquisa documental e a entrevistas feitas aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal da 21ª região (TRT-RN). Este tribunal está localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, sendo a Biblioteca Procurador Miguel Josino Neto e as práticas de estágio supervisionado o foco deste trabalho. A análise de dados, foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo. Com base nos resultados pôde-se concluir que o estágio supervisionado (obrigatório ou não) é fundamental para a formação mais integral do estudante de Biblioteconomia, envolvendo a consolidação da prática e da teoria. A partir dos relatórios e das entrevistas o processo de construção de conhecimentos fica evidente, o que é reforçado pelo papel do supervisor enquanto um mediador/educador. A dialogicidade durante o estágio, em uma relação mútua de cooperação entre as partes envolvidas potencializa o ensino e aprendizagem. Percebeu-se uma centralidade nas questões comportamentais dos estagiários e menor ênfase nos objetivos da aprendizagem e nas competências enquanto uma dimensão de análise, o que acarreta um problema quanto a claridade dessas questões. É apresentado o Modelo 6F inspirado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, voltado para o desenvolvimento do estágio a partir da proposição de 6 etapas: criação do projeto de aprendizagem, identificação de competências profissionais; levantamento de fontes de informação; definição do plano de ação; aplicação do plano e avaliação; conclusão do projeto e registro. Os artefatos para subsidiar esse processo são também apresentados: projeto de aprendizagem; lista de competências; portfólio e relatório ampliado. Espera-se que esse modelo possa ser implementado no contexto da Biblioteca do TRT-RN, e também adaptado e utilizado em outros estágios supervisionados do curso de Biblioteconomia, sendo uma ferramenta positiva apoiada na metodologia ativa e na gestão do conhecimento e potencialmente útil a capacitação profissional proporcionada pelo estágio supervisionado, dentro do ciclo de formação do bibliotecário.TCC Atuação da biblioteca e do bibliotecário no polo de apoio presencial a educação a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Silva, Gesiele Farias da; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoEstudos à respeito de novos formatos de biblioteca e de atuação do bibliotecário evidenciam a necessidade de adaptação de serviços e produtos para diferentes modalidades educacionais tais como a da Educação a Distância (EAD). Além deste aspecto, torna-se necessário vislumbrar formas alternativas de propiciar oportunidade de ensino e aprendizagem por meio desse acesso à informação e a criação do conhecimento. Dessa forma surge a necessidade de minimizar as limitações temporais e geográficas na busca dos usuários pela informação. Como objetivo geral a pesquisa visa analisar o papel da biblioteca universitária como apoio ao sistema de Educação a Distância (EAD) por meio de um estudo de caso realizado na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento – EAD – Instituto Federal do Rio Grande do Norte no campus de Natal no Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva especificamente: efetuar uma revisão da literatura sobre os conceitos, características, modelos e avaliações críticas no que se refere à modalidade de Educação a Distância (EAD) no Brasil, apresentar alguns parâmetros normativos e legislativos que regulam essa modalidade educacional; indicar quais são os produtos e serviços ofertados pela Biblioteca de apoio presencial à EAD do referido Instituto bem como identificar a função do bibliotecário neste contexto. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, a pesquisa documental, de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem de cunho qualitativa; bem como método de procedimento monográfico que consiste no estudo de caso. Realiza como técnica para pesquisa um estudo de caso com coleta dos dados por meio de questionário aplicado com dois bibliotecários que atuam no Instituto. Apresenta como resultado a pesquisa realizada na unidade avaliada, identificando seus produtos e serviços direcionados aos diferentes tipos de usuários do sistema de EaD no instituto, bem como indica as atividades desempenhadas pelo bibliotecário. Como resultado identifica-se a necessidade de se projetar novos produtos e serviços direcionados, especificamente, aos usuários de EAD, distintamente do perfil exclusivamente presencial com a aplicação, sobretudo e enfaticamente, das novas tecnologias digitais para um maior alcance dos usuários. Conclui destacando a importância de estudos semelhantes e indica sugestões a serem implementadas na unidade avaliada.Artigo Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19(Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 2020) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914Em um contexto marcado pela agudização da crise social, econômica e política mundial, a emergência causada pela COVID-19 e a adoção de medidas extraordinárias de distanciamento social e quarentena, são impostos novos desafios às bibliotecas. Neste cenário, a pesquisa objetiva caracterizar a atuação das bibliotecas universitárias brasileiras, assim como os principais desafios para manter as atividades por meio de produtos e serviços não presenciais, a partir da perspectiva das bibliotecárias e bibliotecários. Se realiza um levantamento de dados por meio de questionários online e uma análise quanti-qualitativa de 188 respostas de participantes vinculados a 64 instituições de ensino superior, de todas as regiões brasileiras. A quase totalidade das bibliotecas respondentes está atuando em regime de teletrabalho, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (com destaque para as redes sociais) para realizar serviços de referência, disseminar informações, assim como para oferecer acesso a bases de dados. Processos técnicos e desenvolvimento de acervos também são realizados, embora com limitações. Algumas bibliotecas têm criado serviços de apoio específicos para pesquisas sobre COVID-19. Os principais desafios estão relacionados com a mudança brusca do atendimento e trabalho presencial a teletrabalho e atendimento virtual, sem uma preparação prévia (protocolos de atuação, infraestrutura, competências profissionais). A reabertura das bibliotecas também é um outro grande desafio que inclui mudanças nas instalações, os equipamentos de proteção e protocolos de higienização. Se conclui que as bibliotecas universitárias têm atuação e desafios que vão além dos aspectos técnicos para incluir dimensões éticas e políticas visando construir melhores sociedadesArtigo Avaliação da satisfação dos trabalhadores do Grupo Espírita Caravaneiros do Amor(Revista Bibliomar, 2018) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Silva, Maria Clara Tavares daRealizou-se um estudo de usuários com vistas à avaliação da satisfação dos trabalhadores do Grupo Espírita Caravaneiros do Amor, situado no bairro Cidade da Esperança, em Natal, Rio Grande do Norte. Propõe-se diagnosticar o perfil desses trabalhadores, bem como os principais pontos positivos e negativos do centro. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quanti-qualitativa tendo em vista que se buscou informações por meio dos questionários, em um primeiro momento, e a realização de entrevistas com os trabalhadores do centro espírita, em um segundo momento. Foram detectadas peculiaridades a respeito do comportamento dos trabalhadores e da instituição, elencando pontos que necessitam ser trabalhados na gestão da casa espírita. Constatou-se que os entrevistados se mostraram satisfeitos dada a importância das atividades exercidas pelo grupo e o crescimento pessoal e espiritual atrelado ao conhecimento expandido e alcançado com o trabalho desenvolvido pelo Grupo Espírita Caravaneiros do AmorTCC Avaliação de disseminação e divulgação de informações em websites de bibliotecas públicas estaduais da região Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Barbosa, George Estevam de Aquino; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8390841032589134; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; Campos, Arthur FerreiraWebsites geralmente são considerados primeiros meios de contato de usuários com uma determinada instituição. Neste sentido, situar os websites de bibliotecas públicas nesta ocasião, estas servem como “porta de entrada virtual” para os leitores ao mundo da leitura. Portanto, um endereço eletrônico que possua informações úteis, e que apresente suas ações, serviços e produtos podem atribuir novos valores éticos e sociais aos seus usuários de forma primordial. Este trabalho busca analisar os websites das bibliotecas públicas dos estados da região do Nordeste do Brasil, dando ênfase nos conteúdos apresentados, através de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativo-descritiva e exploratória. As categorias avaliadas são acerca de informações referentes a: história, atualidade, setores e serviços, destaques e missão das bibliotecas públicas da região. Por fim, o estudo conclui que a realidade das BPEs é distinta, já que é possível encontrar instituições com websites próprios, com informações pertinentes, e bibliotecas sem um endereço eletrônico que lhes pertence, revelando que ainda há muito a se fazer e planejar quanto a elaboração de ambientes informacionais digitas para bibliotecas públicas estaduais.Dissertação Avaliação do estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-14) Xavier, Sara Sunaria de Almeida Silva; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; http://lattes.cnpq.br/6247050043313200; Farias, Gabriela Belmont de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012A Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, insere em suas mais variadas atividades o estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a importância e carência de estudos voltados para a avaliação do estágio obrigatório, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca Central Zila Mamede. Seu objetivo geral é propor ações e estratégias de melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na atividade do estágio. Seus objetivos específicos incluem a realização do mapeamento das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos, supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos processos e atividades do estágio. A pesquisa tem natureza aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo inclui como métodos a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico, pesquisa documental com análise do relatório final do estágio e pesquisa de levantamento, mediante a aplicação de questionários aos estagiários, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final, reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse período. Nos questionários foram observadas percepções semelhantes relacionadas ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos. Houve percepção em estagiários e supervisores de que as competências profissionais foram desenvolvidas durante a passagem pelos diferentes setores. A comparação entre as análises dos instrumentos e as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais permitiu concluir que elas estão inclusas na atividade. A pesquisa conclui com a proposta de estratégias e ações para a biblioteca e o curso de Biblioteconomia que envolvem aspectos relacionados com sua organização e cronograma, atividades e processos, responsáveis, comunicação, entre outras. Inclui também proposta de novo modelo de relatório final avaliativo.TCC Avaliação dos impactos da ausência do bibliotecário em bibliotecas escolares: uma análise na rede estadual de ensino do município do Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Lopes, Renata Gomes; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012O presente estudo busca analisar aspectos relacionados à desvalorização das bibliotecas escolares vinculadas às escolas públicas estaduais, bem como, do bibliotecário perante esse campo de trabalho. Evidencia a atual situação da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, que não possui o cargo de bibliotecário em seu quadro de funcionários. Diante disso, o Estado do Rio Grande do Norte não cumpre a obrigatoriedade da Lei Federal 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, haja vista que cria e sanciona portarias que alocam professores readaptados (regentes) em bibliotecas escolares. A pesquisa possui como objetivo geral investigar os impactos da ausência do bibliotecário em relação à gestão, ao funcionamento e aos serviços prestados pelas bibliotecas escolares na rede estadual de ensino do município do Natal-RN. Metodologicamente é uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, que utiliza o método indutivo de perfil exploratório, realizada em um recorte de escolas das quatro zonas do Natal. Como técnica de pesquisa, aplica entrevista semiestruturada com professores regentes de biblioteca escolar em quatro escolas públicas dispostas nas zonas norte, sul, leste e oeste de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Nos resultados obtidos é evidenciado as limitações que professores readaptados possuem, e por conta disso a gestão, o funcionamento adequado e ações que deveriam ser desenvolvidas nas bibliotecas escolares são prejudicadas. Além disso, observa a destinação de recursos financeiros limitados para a adequada estruturação das bibliotecas escolares. Considera que fica evidente que umas das soluções para tentar diminuir o problema, é investir na educação pública, em especial, nas bibliotecas escolares, criando o cargo de bibliotecário no Estado, realizando processo seletivo por meio de concurso público e efetivando políticas para o desenvolvimento da cultura de valorização e reconhecimento desse espaço tão importante para a formação de pessoas, que é a biblioteca escolar.TCC A biblioteca escolar a partir da perspectiva dos professores de uma escola pública municipal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Santos, Rayane Bezerra dos Santos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; https://orcid.org/0000-0002-5696-7187; http://lattes.cnpq.br/9604670095045045O papel da biblioteca escolar como suporte didático-pedagógico requer seu pleno funcionamento, que perpassa pela existência efetiva de bibliotecários em seus espaços. Ao lado deles estão também os professores, os quais por excelência realizam atividades pedagógicas. Destaca-se que o bibliotecário exerce atividades educativas que são essencialmente diferentes das do professor, enfatizando a importância de estabelecer uma parceria entre ambos, de modo que suas atribuições se complementam para construir um processo de ensino-aprendizagem eficiente e bem-sucedido. Ao comparar as funções e os perfis do bibliotecário e do educador/professor, podemos identificar semelhanças e diferenças. O professor tem a responsabilidade de planejar e ministrar aulas, desenvolver estratégias de ensino, avaliar o desempenho dos alunos e adaptar-se às suas necessidades individuais. Por outro lado, o bibliotecário tem um papel mais voltado para o acesso à informação, promoção da leitura e orientação na pesquisa escolar. Sua atuação é complementar à do professor dentro da escola, fornecendo recursos, apoio técnico e orientação na busca por informações para toda a comunidade escolar. Ao reconhecer e valorizar as diferenças nos papéis educativos desempenhados pelo bibliotecário e pelo professor é possível construir um ambiente educacional mais rico e estimulante. Ao extrapolar a literatura acadêmica, este trabalho tem ainda como objetivo geral: demonstrar as relações que os professores estabelecem com a biblioteca escolar de uma escola pública municipal. Dentro dos objetivos específicos estão: identificar os usos da biblioteca por parte dos professores; verificar a visão da biblioteca escolar e o do profissional bibliotecário a partir dos professores; revelar os conhecimentos dos professores acerca da existência da lei da universalização das bibliotecas escolares. Desse modo, foram realizadas entrevistas com sete professores de uma escola municipal de São Gonçalo do Amarante com vistas a identificar a relação deles com a biblioteca e a importância da biblioteca escolar e do bibliotecário neste ambiente. Dessa forma, foi possível verificar a dificuldade para o uso da biblioteca tendo em vista a limitação do uso do espaço e do acervo. Foi observado também a ausência de um profissional bibliotecário, indo contra a Lei nº 12.244/2010. As entrevistas revelaram um desconhecimento, de modo geral, da importância da biblioteca e do bibliotecário. Ressalta-se que, a colaboração entre ambos é essencial para construir um processo de ensino-aprendizagem eficaz, as quais as atribuições de cada um se complementam, resultando em um ambiente educacional enriquecedor para os estudantes. Contudo, neste caso, tais relações estão muito aquém do esperado, operando bem abaixo do que realmente se espera de uma biblioteca escolar.TCC Biblioteca escolar: atividades desenvolvidas na Escola Estadual Lauro de Castro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Farias, Ana Cleide Barbosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307A Biblioteca Escolar pode ter uma participação importante na formação dos alunos e de todo corpo docente de uma comunidade escolar. A pesquisa apresenta o caso da biblioteca da Escola Estadual Lauro de Castro, refletindo sobre as práticas das atividades de leitura, desenvolvidas na biblioteca escolar pelas suas professoras regentes. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes impressas e digitais, para construção da revisão de literatura. É realizada a entrevista, para fins de identificação das atividades desenvolvidas na biblioteca escolar estudada. Apresenta documentos que orientam a implantação de uma biblioteca escolar, mostrando sua definição, missão, importância e atividades desenvolvidas, para promover o ensino e a aprendizagem. Descreve as principais atividades apontadas pela literatura, para atender uma comunidade escolar e documentos que orientam as atividades e avaliação dos serviços ofertados pela biblioteca escolar. Descreve como a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte tem feito para promover a leitura nas bibliotecas escolares do Estado. Traz como resultado diversos documentos que comprovam o valor da biblioteca escolar para o ensino e aprendizagem. Observa os avanços na prestação de serviços desenvolvidos pela biblioteca escolar atualmente, os quais tiveram início no país no período colonial. Finaliza com atividades desenvolvidas na biblioteca da escola estudada, evidenciando a necessidade do bibliotecário, deixando evidente como ele exerce um papel fundamental para que a biblioteca escolar cumpra com a sua missão.TCC Biblioteca na escola pública: o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE à luz do desenvolvimento de coleções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Andrade, Elisângela Moura de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Freitas Neta, Antonia deDiscorre sobre a biblioteca escolar, no âmbito da rede pública de ensino, a partir da compreensão do processo de desenvolvimento de coleções. Almeja, de modo geral, analisar o desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares na educação pública. Objetiva especificamente: compreender o contexto histórico de formação da biblioteca escolar no Brasil e quais suas características de funcionamento na rede pública de ensino; entender o processo de desenvolvimento de coleções naquele tipo unidade de informação; conhecer o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e como ele se relaciona à política de desenvolvimento de coleções dessa unidade informacional, por meio da verificação dos critérios estabelecidos pelos editais do programa para a seleção de recursos informacionais. Emprega metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão de nosso objeto de estudo, através da análise documental dos editais do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) para verificar seus critérios de seleção de recursos informacionais. Considera que o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) atua no desenvolvimento de coleções das escolas públicas por meio da definição de critérios de seleção, que representam uma racionalidade na constituição de acervos como preconiza a literatura especializada, e da doação desses materiais para as bibliotecas escolares.