Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Tanaka, Marcelo Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Controle inteligente de vibrações utilizando amortecedor magneto reológico
    (2017-06-27) Tanaka, Marcelo Costa; Bessa, Wallace Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; ; http://lattes.cnpq.br/6047363406977714; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Dantas, André Felipe Oliveira de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/8684342148910073; Melo, Julio Cesar Paulino de; ; http://lattes.cnpq.br/2930421117873633; Costa Júnior, João Carlos Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Araújo, Márcio Valério de; ; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599
    Amortecedores que utilizam fluido magneto reológico são amplamente utilizados em aplicações industriais, tais como no controle de vibrações de máquinas ferramentas e em construções sujeitas a abalos sísmicos, na indústria automobilística em suspensões ativa ou semiativa, bem como sistemas de embreagens e freios, e na área de biomecânica em próteses inteligentes e interfaces hápticas na qual simulam o sensoriamento tátil. Eles apresentam diversas características desejáveis como alta controlabilidade de força, baixo consumo energético, estabilidade, ampla faixa operacional de temperatura, tempo de resposta rápido e tamanho compacto. No entanto, o controle preciso desse dispositivo, devido à sua inerente característica não linear, não pode ser facilmente obtido com os controladores lineares convencionais e até mesmo por controladores mais robustos na ausência de uma perfeita modelagem do seu comportamento dinâmico. Hoje em dia, graças ao desenvolvimento da Teoria da Estabilidade, proposta pelo matemático russo Lyapunov, e com os avanços da tecnologia computacional, as técnicas de controle não linear vêm sendo cada vez mais utilizadas. Questões ecológicas, social e econômicas têm levado a indústria automobilística a uma crescente demanda por metodologias e tecnologias eficientes no controle de vibrações em suspensões semiativas. Desta forma, este trabalho descreve o desenvolvimento de um controlador não linear, baseado no método de controle por modos deslizantes com a inclusão de uma estratégia de compensação utilizando a lógica fuzzy, implementada matematicamente na dinâmica do modelo de um sistema de amortecimento de um quarto de veículo, utilizando amortecedor magneto reológico. Resultados numéricos são apresentados para demonstrar o desempenho do sistema de controle.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Desenvolvimento de dispositivo de monitoramento em tempo real para reabilitação postural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Rocha, Alison Barbosa da; Araújo, Marcio Valério de; https://orcid.org/0000-0001-7166-5526; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; http://lattes.cnpq.br/2661351665667008; Tanaka, Marcelo Costa; Alsina, Pablo Javier; Ribeiro, Tatiana Souza
    A reabilitação do equilíbrio postural contribui para avaliação e correção de problemas funcionais e estruturais da coluna vertebral, causados pela incidência de disfunções no hábito de sentar, problemas genéticos e em casos mais graves, lesões na medula espinhal. Um dos objetivos da reabilitação postural é promover o equilíbrio muscular, biomecânico do tronco e a distribuição do peso corporal nos pontos de apoio. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um dispositivo mecânico e instrumentado, montado sobre o assento de um remo-seco desenvolvido para fisioterapia e reabilitação com monitoramento em tempo real da distribuição de pressão no assento e da inclinação do centro de massa por meio de sensores para então mapear o centro de pressão (COP) auxiliando na avaliação de pacientes com tais disfunções posturais. Os dados são coletados por um conjunto de células de carga que recebem os valores das forças aplicadas na base da bancada e por um sensor de inclinação que detecta a variação angular. Esses dados são coletados por um sistema eletrônico embarcado que utiliza um algoritmo implementado em uma placa de desenvolvimento eletrônica para condicionar os sinais recebidos e os envia remotamente por meio de uma porta serial ou protocolo de comunicação apropriado. A evolução dos movimentos no dispositivo é apresentada graficamente em uma interface homem-máquina, dessa forma, o operador profissional da plataforma pode avaliar os pontos de intervenção na postura do paciente e regular exercícios para fortalecimento da região, bem como ajustar a distribuição de peso no banco, contribuindo para uma postura mais adequada. Este projeto oferece uma abordagem inovadora para a reabilitação, combinando princípios de reabilitação física com tecnologia instrumental, mostrando-se uma ferramenta promissora para melhorar a eficácia dos programas de reabilitação e a qualidade de vida dos pacientes no processo de recuperação, abrindo caminho para futuras aplicações e melhorias nesta área.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Utilização da lógica difusa no controle inteligente de sistemas eletro-hidráulicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-03) Tanaka, Marcelo Costa; Bessa, Wallace Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; ; http://lattes.cnpq.br/6047363406977714; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silvério; ; http://lattes.cnpq.br/1042806990155996; Alsina, Pablo Javier; ; http://lattes.cnpq.br/3653597363789712; Savi, Marcelo Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/1224532648969159
    Sistemas eletroidráulicos são amplamente utilizados em aplicações industriais, tais como manipuladores robóticos, suspensões ativas, máquinas ferramentas de precisão e sistemas aeroespaciais. Eles oferecem muitas vantagens sobre os motores elétricos, incluindo alta força em relação ao peso, tempo de resposta rápido e tamanho compacto. No entanto, o controle preciso de sistemas eletroidráulicos, devido à sua inerente característica não linear, não pode ser facilmente obtido com os controladores lineares convencionais. Hoje em dia, graças ao desenvolvimento da Teoria da Estabilidade, proposta pelo matemático russo Lyapunov, e com os avanços da tecnologia computacional, as técnicas de controle não linear vêm sendo cada vez mais utilizadas. A maioria das válvulas de controle de fluxo, além de possuir as não linearidades comuns geradas pela compressibilidade do fluido, também podem apresentar algumas não linearidades, como a zona morta devido à sobreposição do carretel da válvula no orifício de passagem do fluido, impedindo o escoamento mesmo para um pequeno deslocamento do carretel, degradando a performance do controlador e gerando instabilidade no sistema em malha fechada. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um controlador não linear, baseado no método de linearização por realimentação com a inclusão de uma estratégia de compensação difusa implementada matematicamente na dinâmica do modelo de um sistema acionado eletroidraulicamente com banda morta desconhecida. Resultados numéricos são apresentados para demonstrar o desempenho do sistema de controle
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM