Navegando por Autor "Souza Júnior, Carlos José de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O RPG de mesa no ensino das artes visuais: uma experiência em um 5° ano do fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Souza Júnior, Carlos José de Araújo; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/1343604085712576; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; Ferreira, Lucas Coutinho Ponciano; http://lattes.cnpq.br/7202238271180137Com o intuito de pensar e propor práticas pedagógicas inovadoras e lúdicas, esta pesquisa trata da utilização do RPG (Role Playing Game) de mesa no processo de ensino em Artes Visuais. Para tal, o foco concentra-se nas escolhas das habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a serem trabalhadas, bem como nos conhecimentos de artes visuais significativos para determinado grupo escolar. O estudo em questão objetiva relatar, de forma crítica, a criação e aplicação de proposta pedagógica para uma turma de 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola pública na cidade de Natal/RN. Os pontos principais para a análise do relato giram em torno da adequação da proposta pedagógica aos objetivos elencados para serem trabalhados com os alunos, quais sejam: trabalho em equipe e busca ativa por conhecimentos específicos da história da arte grega. Para além desses, como perspectivas de ensino, avaliar se a proposta alcançou contemplar a Abordagem Triangular (Ana Mae Barbosa) nos seus aspectos de leitura de imagem - contextualização de obras - produção de arte, se gerou engajamento de aprendizagem nos estudantes, e pôde ser realizada de forma interdisciplinar.