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Navegando por Autor "Souza Filho, Moyses de"

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    Dissertação
    A configuração da educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN: contexto e perspectivas atuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-17) Souza Filho, Moyses de; Melo, José Pereira de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; http://lattes.cnpq.br/0540585529445103; Silva, Pierre Normando Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2826378188128750; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
    Ao longo do tempo a Educação Física no IFRN tem considerado o esporte como única possibilidade de ação pedagógica. No proposito de investigar os aspectos que determinaram tal condição, este trabalho objetivou analisar o contexto da Educação Física no âmbito institucional e suas perspectivas atuais no processo de transformação institucional. Nesse sentido, foram abordadas as seguintes questões de estudo: Quais os aspectos politico pedagógicos que influenciaram o contexto da Educação Física no IFRN e Como a experiência pedagógica no campus Mossoró se integrou às perspectivas de transformação curriculares propostas para o Ensino Médio e as transformações teóricas da Educação Física brasileira. No plano metodológico o trabalho fundamentou-se na abordagem qualitativa de investigação caracterizando-se como uma pesquisa descritivo-comparativa. A técnica de Análise do Discurso foi empregada nas falas dos colaboradores da pesquisa tendo como categorias de análise o tempo de atuação profissional na instituição; A relação de aplicação dos pressupostos oficiais com a prática pedagógica da Educação Física no IFRN; O esporte no processo de formação dos educandos e As perspectivas da Educação Física na atual configuração do IFRN. A análise dos dados nos possibilitou inferir que os pressupostos teóricos metodológicos da pratica pedagógica da Educação Física no IFRN precisam ser reformulados e que se faz necessário a sua contextualização com os princípios curriculares do projeto político pedagógico institucional e com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A experiência pedagógica desenvolvida no Campus Mossoró esteve contextualizada com as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e com as transformações teóricas da Educação Física brasileira. Concluímos que se faz necessário uma ação coletiva do grupo de professores para transformar o perfil pedagógico da Educação Física do IFRN além do respaldo institucional para que seja possível consolidar a Educação Física como componente curricular nas atuais dimensões de sociedade, ser humano, educação, ciência, tecnologia e trabalho propostos pelos princípios filosóficos e epistemológicos do Projeto político pedagógico do IFRN
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    Tese
    Em busca de novas territorialidades pedagógicas para a identidade da Educação Física no Ensino Médio integrado: uma perspectiva pós-crítica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-30) Souza Filho, Moyses de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/0540585529445103; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco; ; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Moreira, Evandro Carlos; ; Medeiros, Humberto Jefferson de; ; http://lattes.cnpq.br/1155595256268084; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
    Este estudo trata da temática da Educação Física como componente curricular no contexto do ensino médio integrado no âmbito do IFRN, Campus Natal Zona Norte. Seu foco está no plano educacional das ações docentes no processo das vivências com a cultura corporal a partir das experiências, desejos, necessidades e vontades dos educandos e educandas na perspectiva da imersão no mundo da criatividade, da pesquisa, do conhecimento e da transformação da identidade pedagógica do componente curricular. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo desenvolver uma experiência pedagógica fundamentada na Teoria Pós-Crítica da educação que contribua para a configuração da identidade da Educação Física nos cursos técnicos integrados de nível médio. A pesquisa se configurou numa intervenção pedagógica fundamentada nos pressupostos metodológicos de uma experiência empírica do tipo pesquisa-ação aplicada no universo escolar dos cursos técnicos integrados de ensino médio do IFRN, Campus Natal Zona Norte. Os sujeitos que participaram da pesquisa são os educandos e educandas das turmas do 1º ano de Comércio e de Eletrônica do turno vespertino, ingressos no ano de 2012. Os instrumentos utilizados na pesquisa se constituíram de dois questionários e um caderno de campo. Consideramos que os resultados obtidos pela pesquisa, apresentados nas falas dos sujeitos e sintetizados nos dados tabulados, demonstram que o processo de intervenção pedagógica foi relevante para os educandos e educandas dos cursos técnicos integrados de nível médio de Comércio e Eletrônica do IFRN, Campus Natal Zona Norte. O sentido essencial desta tese residiu na dimensão intercultural para a Educação Física no ensino médio integrado, como um trabalho fundamentado nas narrativas dos educandos(as) e pela concepção pós-crítica do currículo que rejeita as explicações óbvias e instituídas como verdades prontas no objetivo de regular e controlar os sujeitos da educação. A opção feita por este trabalho de tese foi a de romper com o estabelecido ao propor um diálogo, com os educandos(as), que viabilizasse ações pedagógicas em busca de novos territórios pedagógicos para a Educação Física no ensino médio integrado do IFRN - Campus Natal Zona Norte. Territórios que ocupam espaço na cultura escolar, numa dinâmica dialógica com os educandos(as), que se posiciona política e pedagogicamente a favor da diversidade cultural do movimento, que aborda o conceito de movimento na proximidade das ações corporais cotidianas e que propõe novas possibilidades e recriações para as práticas da cultura corporal. A perspectiva pós-critica abre possibilidades para novas linguagens fortalecendo as narrativas dos que sempre ouviram, porém calaram suas vozes e, desse modo, confirmamos a tese que, o presente estudo e a pesquisa sustentados pela teoria pós-crítica do currículo possibilitaram uma nova configuração para a identidade pedagógica da Educação Física na condição de componente curricular dos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN no Campus Natal Zona Norte
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