Navegando por Autor "Souza, Vanessa Rejane Silva de"
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TCC A perspectiva dos professores acerca da inclusão de crianças atípicas na educação infantil no município de Acari/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Souza, Vanessa Rejane Silva de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraEsta pesquisa tem como objeto de estudo a perspectiva dos professores da educação infantil sobre a inclusão escolar de crianças atípicas no município de Acari/RN. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como os docentes compreendem e vivenciam o processo inclusivo em suas práticas pedagógicas, buscando identificar as dificuldades enfrentadas, mapear estratégias utilizadas e discutir possibilidades e sugestões de melhoria. A base teórica do estudo se apoia em autores como Kramer (1994), Nóvoa (2009), Campos (1994), Corsino, Didonet e Nunes (2011), e Bruno (2006), os quais discutem a formação docente, a complexidade do trabalho na educação infantil e os desafios da inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, com aplicação de entrevistas estruturadas a oito professoras atuantes na rede municipal de educação infantil de Acari. Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes dizem respeito à falta de formação continuada, ausência de materiais pedagógicos adequados, turmas superlotadas, insuficiência de apoio especializado e escassez de parceria com as famílias. Em contrapartida, destacam-se, como estratégias utilizadas, a adoção de rotinas visuais, atividades adaptadas, uso de materiais lúdicos e construção de vínculos com os alunos. As professoras sugerem melhorias, como a redução do número de alunos por sala, valorização profissional, ampliação das formações, fornecimento de recursos e fortalecimento da parceria entre escola, família e equipe multidisciplinar. Conclui-se que a inclusão efetiva demanda investimentos estruturais, humanos e formativos, comprometidos com uma educação equitativa e de qualidade.