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Navegando por Autor "Souza, Sandra Mara de Oliveira"

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    Acessibilidade​ ​digital​ ​para​ ​surdos​ ​no​ ​ensino​ ​superior: experiências​ ​de​ ​design​ ​colaborativo​ ​do​ ​Portal​ ​UFRN​ ​LIBRAS
    (2017) Grilo, André; Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Silva, Bruno Santana da; Pereira, Simone Lorena da Silva; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    ​Este artigo relata experiências no processo de design de página acessível ao público surdo no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objeto a página oficial da Instituição. Discorre-se sobre aspectos de acessibilidade na interação entre surdos e conteúdos provenientes da web, observando as implicações de design e conteúdo em páginas eletrônicas voltadas para este grupo. Descrevem-se os principais aprendizados oriundos de sessões colaborativas, envolvendo diferentes especialistas, pesquisadores e participante surdo. Ao final, são apresentados protótipos desenvolvidos e discutidas as relações entre o desenvolvimento de páginas acessíveis para surdos e sua potencial contribuição para consolidação da língua brasileira de sinais no contexto universitário.
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    TCC
    Comunicação organizacional: pesquisa e análise dos vídeos institucionais da UFRN divulgados no período de 2017 a 2018
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Guimarães, Gabriel Nunes Duarte; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204; Souza, Sandra Mara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4505038998214152; Lima, Wannise de Santana; http://lattes.cnpq.br/2529324410602260
    Este trabalho realiza um resgate documental, categorizando e analisando os vídeos institucionais produzidos e divulgados pelo Setor de Produção Audiovisual (SPA) da Agência de Comunicação (AGECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre 2017 e 2018. Ao investigar a evolução das tecnologias digitais e a convergência midiática, a pesquisa destaca o impacto dessas transformações na comunicação organizacional, no fortalecimento da transparência institucional e no acesso à informação pública. A importância da comunicação institucional nas universidades, especialmente no contexto acadêmico, é analisada, abordando os desafios enfrentados na adaptação às novas tecnologias e no uso de plataformas digitais, como YouTube e redes sociais, para disseminar conteúdos audiovisuais. A produção audiovisual da AGECOM/UFRN, com foco nos vídeos institucionais, se torna central para promover a acessibilidade à informação, engajar a comunidade acadêmica e ampliar a participação cidadã. A pesquisa detalha as etapas da produção audiovisual e explora o uso de ferramentas como narração, entrevistas, música, animações e elementos gráficos para enriquecer a transmissão de informações e reforçar a identidade institucional da universidade. Além disso, a análise do impacto desses vídeos no fortalecimento da comunicação digital e institucional revela como a AGECOM/UFRN, por meio de uma comunicação estratégica e inclusiva, tem consolidado sua presença no ambiente digital e ampliado o alcance da sua mensagem. A utilização de diferentes categorias de vídeos, como os "Informativos Agecom", "Tô no Campus" e "Outros Vídeos", é parte de uma estratégia mais ampla de engajamento do público e construção de uma imagem institucional coerente e eficaz. Em síntese, a AGECOM, ao adotar novas ferramentas e plataformas digitais, fortalece a conexão entre a UFRN e seus públicos, promovendo uma comunicação ética, acessível e alinhada com os princípios constitucionais de transparência e inclusão social.
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    Tese
    Uma conversa na escola: o diálogo e a mídia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-14) Souza, Sandra Mara de Oliveira; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/4505038998214152; Palmeira, Maria José de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3917948215397527; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; Almeida, ângela Maria de;
    O diálogo figura como condição essencial para a plena efetivação da Comunicação. Em Paulo Freire, encontramos uma concepção de diálogo que se expressa, fundamentalmente, em duas dimensões: por um lado, no encontro de subjetividades; por outro, na ação. O diálogo não seria, portanto, um pensar para , mas, um pensar com . Por outro lado, a mídia, aqui compreendida como sinônimo de meios técnicos de informação e expressão está difundida na sociedade como sinônimo de meios de comunicação. Nessa direção, este trabalho tenciona verificar se a mídia possibilita o diálogo, no seio do conceito de comunicação freirerano. Partimos do pressuposto de que não é possível chegar a uma resposta, se continuamos a aceitar a abordagem teórica que polariza o processo da comunicação entre emissor e receptor. Utilizandonos de elementos da etnometodologia como a análise da conversação e a reflexividade, mergulhamos no cotidiano escolar de educadores e educandos de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, para, através de algumas experiências com a mídia, corroborar as ideias de Paulo Freire, afirmando a mediação feita pelo mundo e buscando um viés para utilização da mídia no sentido de proporcionar uma educação mais dialógica
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    TCC
    Mini reportagens: conhecendo profissionais quebradores de pedra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Ramos, Taís da Silva; Pinheiro, Mirian Moema Filgueira; Andrade, Alice Oliveira de; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    Diante da popularização das redes sociais e a transição do Jornalismo para o mundo digital, é importante experimentar novos formatos da proliferação do jornalismo nas redes sociais, unindo o jornalismo ao mundo midiático, surgindo assim, o projeto experimental de criar minis reportagens. O tema escolhido foi a profissão de quebradores de pedras, visando documentar o oficio e chegando ao conhecimento do máximo de usuários que a plataforma Instaram permite alcançar. O projeto experimental conceitua e mostra na pratica do que são minis reportagens, priorizando as diretrizes do jornalismo e a ética. O resultado final está disponível no instagram @alemdamanchete__
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    TCC
    Podcast "Novelaços" - Temporada 1
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Santos, Maxwell Souza; Medeiros, Helcio Pacheco de; Pinheiro, Mirian Moema Filgueira; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    Trata-se da realização de um Projeto Experimental na produção de uma série de podcasts intitulada “Novelaços”, que tem por objetivo principal discutir o papel da teledramaturgia brasileira a partir de novelas que foram exibidas na televisão, contando com a participação de convidados que acompanharam as exibições ao longo dos anos e que são entrevistados como audiências receptoras e consumidores das telenovelas. Os episódios se baseiam em teóricos da comunicação como Andréas Huyssen e Emílio Prado para estabelecer uma análise crítica sobre a relação de consumo entre telenovela e telespectador. Busca-se identificar as mudanças do gênero a partir de cada episódio da primeira temporada.
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    TCC
    Show da História: análise do formato de um programa educativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Nunes, Ricardo Rubens Morais; Aires, Janaíne Sibelle Freires; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; http://lattes.cnpq.br/8295959924050238; Aires, Janaíne Sibelle Freires; Pavan, Maria Angela; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    Este estudo aborda o formato do programa Show da História, buscando analisar as alternativas de como levar um conteúdo educacional sobre a história do Brasil para televisão e internet ao mesmo tempo, mantendo o intuito de atingir o público jovem. Para isso, foi necessário entender a essência do programa, o que nos levou a decompô-lo através de quem o criou, dos elementos que o estruturam e das diferenças apontadas nas duas temporadas que foram ao ar entre 2017 e 2019. Todos esses pontos foram analisados por meio da observação dos 52 episódios da série, disponibilizados na internet, e de uma entrevista com seu cocriador, diretor geral e roteirista Tom Hamburger. Chegamos ao final da pesquisa entendendo que o formato do Show da História atinge sua unicidade na proposição do uso de uma linguagem combinada entre o clássico da televisão e a atualidade da internet para trazer conhecimentos sobre a formação do Brasil não somente de um modo informativo, mas também sugerindo questionamentos, com revisões dos acontecimentos e de quem fez parte de cada momento, para então mostrar o quanto a nossa história é volátil.
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    TCC
    Tecnologias da informação e comunicação (TICs) e formação de professores: incorporações realizadas por discentes e docentes de um curso de pedagogia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Braga, Bruna Patrícia da Silva; Weck, João Tadeu; Andrade, Adja Ferreira de; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    Esta monografia tem como objetivo analisar a formação dos graduandos em Licenciatura em Pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior privado de Natal/RN, quanto ao conhecimento e uso mediado das TIC´s (Tecnologia de Informação e Comunicação) demonstrando assim, a importância de uma formação docente de qualidade, principalmente no âmbito dos recursos tecnológicos atrelados a educação. Assim destacou-se a inserção do ser humano nos aspectos social, tecnológico e sua expansão considerando o aluno, como o centro do processo de ensino; assim como, o papel do professor quanto às práticas pedagógicas que estes necessitam desempenhar em sala de aula, de forma que venham a contribuir para uma formação crítica e significativa para os seus respectivos aprendizes. Através do ponto de vista, de uma educação contemporânea, que sejam analisadas a formação continuada, bem como, práticas relevantes será possível uma melhor articulação entre os saberes e habilidades desenvolvidas em meio à teoria e prática proporcionando assim, um processo de formação significativa quanto aos conhecimentos científicos obtidos e as reais exigências do uso de tecnologias na educação.
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    TCC
    TIC's e educação: o blog em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Santana, Maria Amália Bezerra; Weck, João Tadeu; Souza, Sandra Mara de Oliveira; Andrade, Adja Ferreira
    Esta pesquisa consiste em uma análise de caso desenvolvida sob abordagem qualitativa e quantitativa do uso do blog como ferramenta de suporte à disciplina de biologia, no auxilio ao processo de ensino-aprendizagem de alunos da modalidade EJA da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo. Partimos do pressuposto que o blog é um recurso tecnológico que contribui no processo de ensino-aprendizagem da EJA, pelas peculiaridades encontradas em tal modalidade, proporcionando um ambiente dinâmico e atrativo para esses aprendizes. Discutimos as modificações na sociedade relacionadas com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação – TIC’s, ressaltando os ambientes virtuais de aprendizagem, precisamente o blog, seu conceito, origem e caracterização, bem como a necessidade de uma formação docente inicial e continuada — no intuito da incorporação das tecnologias da comunicação e informação na escola. Através dos dados coletados, por meio de questionários e observações, pode se anunciar que os resultados apontam que o blog, na qualidade de ferramenta, possui uma potencialidade enquanto ambiente virtual de aprendizagem. Os relatos da pesquisa acerca do seu uso evidenciaram pontos de dificuldades, bem como pontos positivos de sua contribuição na apropriação de saberes necessários à formação crítica e reflexiva do aluno.
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