Navegando por Autor "Souza, Rosana Curvelo de"
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Dissertação Autoavaliação institucional na dimensão do SINAES comunicação com a sociedade : estudo de múltiplos casos em instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-21) Souza, Rosana Curvelo de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Lima, Edmilson de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2700716884947412Esta dissertação trata da autoavaliação institucional na Dimensão 4, Comunicação com a Sociedade , do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, obrigatória a todas as instituições de ensino superior do Brasil. Realizou-se um estudo de múltiplos casos com três instituições do estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo geral de conhecer como a referida avaliação é realizada, descrevendo o conceito para avaliação da comunicação proposto por elas e identificando aspectos controladores ou emancipatórios, categorizando os procedimentos metodológicos empregados e discutindo as dificuldades relatadas no processo avaliativo da comunicação. Os coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação das instituições foram entrevistados e, os dados, categorizados por meio de análise qualitativa de conteúdo. Percebeu-se características das correntes controladora, emancipatória e híbrida nas concepções das três instituições para avaliação da comunicação, revelando a falta de um corpus teórico constituído que transite em acordo com a perspectiva sistêmica e a epistemologia da complexidade do SINAES. Constatou-se que as dificuldades mais relatadas nos processos avaliativos da comunicação encontram-se na etapa de preparação, principalmente na definição de indicadores e instrumentos e no trabalho de sensibilização. A fragilidade no planejamento faz com que as próprias atividades do setor de comunicação tornem-se objetivos da avaliação, constituindo objetivos pobres e relacionados de maneira pouco significativa com metas organizacionais mais abrangentes. Concluiu-se também que o domínio técnico da avaliação não pode sobrepor-se às questões associadas com o tema mais amplo da complexidade que envolve o paradigma da avaliação proposta pelo SINAES, pois contradições e imperfeições fazem parte do processo avaliativo e são diversas as referências atuais na literatura que sustentam essa visão. Por fim, comenta-se que objetivos como transparência e mudanças de comportamento podem contar com metodologias e técnicas de pesquisa voltadas para a questão da construção de sentidoTese Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Souza, Rosana Curvelo de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0001-6447-1985; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Junger, Alex Paubel; https://orcid.org/0000-0002-5072-1012; http://lattes.cnpq.br/3440956514829383; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; https://orcid.org/0000-0002-7338-2180; http://lattes.cnpq.br/6893001614570105; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.