Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Odair Soares de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Capacitação em pensamento computacional voltada aos anos iniciais do ensino fundamental com base no cotidiano dos alunos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Souza, Odair Soares de; Campos, André Mauricio Cunha; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; http://lattes.cnpq.br/1552882462971372; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; Carvalho, Windson Viana de
    O crescimento exponencial e a adoção de soluções tecnológicas impulsionam constantes transformações nos setores social, cultural, econômico e político. Diante desse contexto, a criatividade e a capacidade de pensar tendem a ser cada vez mais valorizadas. Muitos vêm apontando a adoção das metodologias ativas de ensino e aprendizagem como uma maneira de estimular a formação dessas habilidades. Nesse sentido, especialistas têm enfatizado a integração do pensamento computacional desde os primeiros níveis da Educação Básica para colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade de resolução de problemas. Quando se fala no ensino do pensamento computacional, é comum que se pense no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. No entanto, a realidade das escolas públicas brasileiras, que ainda é de infraestrutura precária e escassez tecnológica, evidencia que se apoiar somente nessas tecnologias se mostra uma solução pouco praticável. Outro problema é o déficit na formação de professores, que também ainda é uma barreira a ser vencida. Diante desse panorama, a computação desplugada se apresenta como uma alternativa acessível. Porém, uma análise preliminar indicou que a maior parte dos estudos que investigou a integração do pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se limitou a replicar práticas e experiências desenvolvidas e pensadas para contextos e realidades bem diferentes das que são vivenciadas pelos alunos das escolas públicas. Diante dessa problemática, esta pesquisa pretende contribuir com o ensino e aprendizagem do pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, procedeu-se com uma revisão de literatura e com a elaboração de um material didático embasado em teorias que priorizam os conhecimentos prévios, a realidade local, os interesses e preferências dos alunos. O material é composto por orientações e um conjunto de atividades desplugadas. Além disso, foram realizadas duas formações com os professores do município de Parnamirim-RN. Para validar a proposta, durante a última formação os professores foram orientados a utilizar o material didático no planejamento das atividades práticas. De acordo com os resultados, pode-se dizer que os procedimentos metodológicos e o material didático proposto ainda apresentam pontos que precisam ser melhorados. Porém, as atividades realizadas contribuíram significativamente com o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos e professores que participaram do curso.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM