Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Mayra Montenegro de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 25
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A mímica no teatro e construção de um personagem mímico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Barreto, César Andrade; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Motta, Mauricio Moraes; Souza, Mayra Montenegro de
    O presente trabalho tem como objetivo falar sobre a mímica. Busca-se estudar o significado da palavra, as citações de alguns teóricos de teatro, os momentos históricos, bem como os artistas que revolucionaram essa arte, da antiguidade até o século XX. Pretende-se também relacionar as diferentes formas e abordagens da mímica e propõe -se uma reflexão sobre como construir um figurino e uma maquiagem de mímico ou de qualquer outro tipo de personagem através da observação. Por fim, busca-se falar sobre o um processo pessoal de caracterização e construção de personagem na disciplina “Figurino e Maquiagem” – 2013.1, apresentando nas últimas páginas o roteiro de uma apresentação “improvisada” na disciplina.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A música como elemento da atuação teatral: uma experiência na Licenciatura em Teatro da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Nogueira, Nara Coralina Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Maria Eleonora M. de.; Silva, Sebastião de Sales
    Esta monografia tem como objetivo abordar a música como instrumento de trabalho para a atuação teatral, a partir da análise dos meus Diários de Bordo dos seguintes componentes curriculares da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Preparação Vocal I, Atuação III e TCC Espetáculo, bem como das minhas vivências no componente Estágio Supervisionado IV. O texto analisa a minha vivência acadêmica à luz de referências da música e do teatro, como Souza (2012), Maletta (2005) e Schafer (1991), com destaque para os conceitos de ruído, som, silêncio, melodia, ritmo e intensidade. Considero que tais vivências na Licenciatura em Teatro contribuíram para minha formação como atriz e professora de Teatro e especialmente, para a compreensão do papel da música como parte constituinte do fazer teatral.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Almeida, Mizraim Paiva de; Souza, Mayra Montenegro de
    O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo, a bailarina/pesquisadora defende esse entrelaçamento entre voz e dança como um formato contemporâneo de se produzir arte. Uma dança que se faz através do “como” e não em uma concepção fechada e limitada dela mesma. Para uma melhor compreensão é feita uma breve contextualização sobre o uso da voz a partir do final do século XIX no teatro e são tecidas reflexões sobre a sua utilização em obras de dança hoje. Da mesma forma, são estabelecidas algumas relações entre elementos musicais, elementos técnicos do trabalho vocal e as dinâmicas de movimento sistematizadas por Rudolf Laban. Através de relatos de vivências na disciplina Preparação Vocal I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, abordam-se possibilidades de se trabalhar a voz para que esta, sendo corpo, também alcance uma dinamicidade ao ser projetada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-12) Souza, Mayra Montenegro de; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522; ; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Costa, Valério Fiel da; ; http://lattes.cnpq.br/5177466124567380
    Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música assim como o faz um compositor de música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Caminhos de experiência e formação de uma professora - artista de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-10) Tertulino, Taize Michelle Mendes; Figueiredo, Laura Maria de; Figueiredo, Laura Maria de; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de
    Este memorial cujo objetivo é a realização do trabalho de Conclusão do Curso aborda minhas experiências como aluna do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Caminhos de uma atriz: um processo de aprendizagem através da construção da personagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-06) Gomes, Magnólia Revoredo; Lopes, Melissa dos Santos; Lopes, Melissa dos Santos; Carrico, André; Souza, Mayra Montenegro de
    O presente trabalho apresenta parte das descobertas e aprendizados que obtive durante minha formação acadêmica no curso de Licenciatura em Teatro, considerando minhas pesquisas, meus estudos e o desejo contínuo de alcançar ensinamentos. Como proposta de escrita, apresento uma narrativa, desenvolvida em formato de Memorial, onde descrevo e reflito parte deste meu processo de formação, em especial alguns processos de criação de personagens. A pesquisa está ancorada no estudo prático que deu origem as personagens Tempestade, inspirada na peça ―A Tempestade‖, do escritor inglês William Shakespeare, Liúba Andrêievna, da peça ―O Jardim das Cerejeiras‖, do escritor russo Anton Tchekhov e Fada Matilde, do espetáculo infantil ―A Revolta dos Brinquedos‖, do autor Pernambuco de Oliveira.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Caminhos por onde atravessei e fui atravessada: relatos de uma viajante na trajetória das palavras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Freitas, Glênia Maria da Silva; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Maria Eleonora Montenegro de; Coutinho, Karyne Dias
    O presente trabalho pretende relatar o processo de experiência por meio do uso da palavra durante a trajetória no Curso de Licenciatura em Teatro e no curso de Mímesis Corpórea no Lume. Trago a palavra como mote de criação e investigação de uma proposta cênica, a fim de destacar a importância do poder que ela tem como estímulo de criador de imagens mentais. Lanço mão da utilização da palavra como proposta para experimentar de outras formas a metodologia da Mímesis Corpórea, que parte a princípio da observação de uma imagem para em seguida encontrar equivalência no corpo. Adentrando nessa metodologia, encontro a Mímesis da Palavra, lugar de íntima investigação para o uso da palavra como mote de criação cênica a partir da observação da palavra falada.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Coro-cênico na terceira idade: uma alternativa para a iniciação musical no centro de convivência de idosos na cidade de Macaíba - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Carvalho, Bárbara Emannuelly Andrade de; Souza, Mayra Montenegro de; Andrade, Magno Augusto Job de; Motta, Mauricio Moraes
    Esta pesquisa tem como objetivo abordar a temática do canto coral, mais especificamente do coro-cênico e seus desdobramentos enquanto espaço oportunizador de vivências musicais para o público da terceira idade. Discutiremos o envelhecimento populacional como fenômeno gerador da demanda crescente de idosos que procuram essas atividades artístico-musicais, o direito do idoso à educação, as contribuições do canto coral para essa faixa etária e o coro-cênico, como um nova possibilidade para o canto coletivo. Dessa forma, essa investigação tem como objetivo analisar se o coro-cênico pode ser uma prática metodológica útil no processo musicalizador de pessoas idosas, bem como compreender de que forma contribui para uma vivência artística mais abrangente, pretendendo também identificar como coopera pra melhoria da qualidade de vida dos indivíduos envolvidos nesse fazer musical. A metodologia deste trabalho fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como ferramentas de construção de dados a entrevista semiestruturada o questionário e a intervenção no campo de investigação. A pesquisa-ação foi desenvolvida no Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro – CCI, na cidade de Macaíba-RN. Os resultados deste trabalho demonstram que o coro-cênico se mostra como mais uma possibilidade para o processo musicalizador em idosos, além de proporcionar uma vivência artística mais ampla uma vez que está pautado sobretudo em uma proposta artística transdisciplinar que tem como um dos seus principais benefícios o estímulo a descoberta do corpo sonoro e expressivo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Enquanto falo, descubro quem sou: reflexões sobre o feminino na cena, a partir da performance enquanto falo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Cunha, Thâmara Monique; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Figueiredo, Laura Maria de
    Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo partilhar e refletir a minha experiência de ter participado como co-criadora da performance “enquanto FALO”, da Cia. Matriona, da qual faço parte desde 2015. Este trabalho foi desenvolvido por três estudantes durante o período da graduação em Licenciatura em Teatro e contou com a participação de diversas alunas do mesmo curso. A performance aborda como tema central o feminino e os assédios diários, sejam eles verbais ou físicos, por meio de relatos pessoais das atrizes envolvidas. Entendendo a arte como uma importante ferramenta de luta, desenvolvi esta escrita ancorada em textos de atrizesfeministas-ativistas, a saber, Stela Fischer (2017), Julia Varley (2010), Ligia Tourinho; Luciana Mitkiewicz (2016). A proposição desta pesquisa também pressupõe um olhar sobre a minha prática enquanto mulher, atriz, performer e futura docente e as descobertas e transformações que sofri ao longo de dois anos de circulação com esta performance.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Escola de palhaças: ser palhaça é brincadeira séria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-26) Martins, Kathleen Louise Costa; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro de; Lewinsohn, Ana Caldas; Paludo, Raiana de Freitas
    Há séculos a figura do palhaço é mundialmente conhecida, com suas diversas facetas e façanhas, porém com uma questão em comum: a arte de rir de si mesmo e com os outros. A bibliografia referente a este tema é extensa, mas são poucos os registros referentes especificamente à palhaçaria feminina, principalmente pelo fato de que há apenas alguns anos as mulheres vêm conquistando diferentes papeis sociais e compreendendo como influenciam toda a comunidade ao seu redor, inclusive quando se fala em comicidade. Por este motivo, esse artigo vem pautar sobre a metodologia de ensino na Escola de Palhaças (SP), uma das mais novas iniciativas de ensino da palhaçaria feminina, e sobre a importância da ampliação dos registros bibliográficos sobre esse tema.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Araújo, Gefferson Medeiros; Coutinho, Karyne Dias; Souza, Mayra Montenegro de; Lopes, Melissa dos Santos; Coutinho, Karyne Dias
    Este memorial acadêmico traz em seu corpo alguns recortes dos acontecimentos que acometeram um jovem caicoense durante sua formação ainda como aluno do Ensino Básico e que, por sua vez, culminaram na escolha/necessidade por fazer, pensar e estudar teatro. Assim, narra a construção de elos entre a vida como aluno e, em sequência, como docente estagiário de Teatro, tecendo análises que atravessam sua história, em especial sobre as relações entre os temas corpo, gênero e sexualidade. Ao longo do trabalho, organizados de forma cronológica, encontram-se descrições e reflexões sobre duas experiências vivenciadas como bolsista do projeto PIBID – Teatro: a primeira ambientada na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura (acompanhando uma turma de 4° ano do Ensino Fundamenta I) e a segunda na Escola Estadual Professor Veríssimo de Melo (acompanhando as turmas de 9° ano). Também compõem as experiências elegidas para análise neste trabalho as vivências e análises críticas de uma experiência de um ano como estagiário de Teatro na Escola Madre Fitzbach, parte do núcleo de atendimento educacional da Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE). Para as análises são usados como aporte teórico os estudos de Judith Butler sobre gênero, política, ética e poder, agregados às discussões sobre construção de identidade apresentadas por Stuart Hall em A identidade cultural na pós-modernidade. Além disso, no decorrer do trabalho outros autores e autoras tem seus escritos sobre ensino de Teatro e temas correlacionados evocados: Leandro Cavalcante, Zandra Argüello, Marina Marcondes Machado, Janaína Nogueira Maia, Raquel Guedes, Júlia Mello, Monique Oliveira. Por fim, é retomada a reflexão sobre o constante atravessamento dos temas gênero, corpo e sexualidade em meus percursos formativos e como a linguagem teatral, apesar de ter seus códigos e conteúdos próprios, surgiu sempre como meio que permitiu trabalhar essas questões e os impactos que elas causam sobre os processos de construção de identidade dos indivíduos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Existir: a formação integral do ator como ação política de resistência coletiva no surgimento do espaço teatral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-26) Costa, Luiz Eduardo Silva; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro; Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda; Spinelli, Diogo de Oliveira
    O presente trabalho é um memorial acadêmico que tem como objetivo central promover uma reflexão acerca da importância da ação coletiva de resistência a partir de experiências formativas de um graduando em licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enquanto busca sua identidade em meio a afirmações de sua ancestralidade e orientação sexual também vivencia o seu primeiro processo coletivo de criação, conhecendo todos os aspectos que envolvem o fazer teatral em um grupo de teatro. A preparação para atuação, os laboratórios de criação, a elaboração de personagens, a produção de um espetáculo, a luta pela sobrevivência do grupo, contextualizam a discussão acerca dessas vivências. A apresentação e discussão desses elementos têm como base autores como Augusto Boal, Peter Brook, Jerzy Grotowski, André Carreira, dentre outros. Trata também da dissolução do primeiro grupo de teatro que participou e o surgimento de um novo coletivo, em busca de resistir para existir. Aprender com os erros e reinventar-se, em coletivo. Relata a experiência pedagógica de participar da montagem de um espetáculo de Bertolt Brecht, dentro de um componente curricular da Licenciatura em Teatro. Por fim, traz uma reflexão de suas experiências levando a prática teatral para a escola, através do Circuito de Teatro Escolar e também no lugar da docência, através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Teatro UFRN). Refletindo principalmente a partir das obras de Ricardo Japiassu e Joana Lopes, percebe a relevância do diálogo entre a universidade e as escolas, compreende a prática teatral como coletiva e pedagógica em sua essência, e como primordial para uma formação humana e integral.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Grupo Tons de Vida: teatro como promoção de saúde mental durante a pandemia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Medeiros, José Eduardo Pereira de; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Bárbara Araújo Gomes e; Souza, Mayra Montenegro de
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal, a organização e análise da experiência e do aprendizado que tive durante os dois anos que participei do projeto de extensão intitulado “Grupo Tons de Vida: oficinas artísticas, teatro popular e saúde mental na cidade a partir do Centro de Convivência e Cultura de Natal/RN”. Esta atividade foi desenvolvida no período da pandemia do COVID-19 (2020-2021) e, apesar dos desafios do ensino remoto e posteriormente, do retorno ao presencial obedecendo os protocolos de segurança, me permitiu entender como “professor-artista”, a importância da arte, mais especificamente do teatro, na promoção de saúde física, mental e fortalecimento da autonomia em indivíduos que apresentam algum tipo de deficiência psíquica.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A Importância da ação física na formação do professor-artista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Lima, Samuel Leon Freire de; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Tatiane Cunha de
    A presente pesquisa se propõe a discutir a importância do conceito “ação física”, a partir do sistema elaborado pelo ator, encenador e pedagogo russo Constantin Stanislavski na formação de professores artistas. Para desenvolver essa escrita adoto como ponto de partida a minha vivência pessoal durante a graduação de Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com base nessas experiências práticas e correlacionando com a prática pedagógica, desenvolvo este trabalho de conclusão de curso, apoiado em textos de Matteo Bonfitto, Eugênio Kusnet, Viola Spolin e do próprio Constantin Stanislavski.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância do encontro com o feminino no processo de formação de si
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Santos, Samara Batista dos; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro de; Souza , Maria Eleonora Montenegro de; Freitas , Glênia Maria da Silva
    A formação de si não é, na maioria das vezes, produto de reflexão. Agenciada pelo Estado e/ou por instituições como a família, escola, igreja, escapa a questionamentos mais profundos, sendo adquirida de forma mais inconsciente do que consciente. Neste trabalho de conclusão de curso, revisito minha biografia, procurando e esmiuçando até onde me levou a formação que os “outros” me facultaram, desde a infância até o presente momento. Questiono-me, nesse caminhar, sobre os valores que me foram passados pelos meus progenitores e escola e sobre o quanto isso me guiou e privou, ao menos parcialmente, da assunção de minha própria subjetividade, destacando o papel do feminino (ou do encontro com o feminino), que se deu na academia, na minha formação enquanto persona livre e senhora do seu próprio destino e tempo. Nesse caminho, utilizo como aparato teórico Souza (2017), Souza (2007), Ribeiro (2017), Freire (1996), Estés (2014), Althusser (1985), Marashinsky (2007) e Leite (2016). A metodologia passa pelo mergulhar na minha própria vida, nas histórias e causos que vivi e que me fizeram chegar até aqui tal como hoje sou. Meu método é, portanto, autobiográfico e reflexivo. Como resultado aponto a consciência e segurança do meu caminhar, a cura apenas possível através deste mergulho no passado e, acima de tudo, em mim.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    “Muito para o leste e tanto para o oeste”: relato de um processo de criação em teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Silva, Gabriel Jason da; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Souza, Mayra Montenegro de; Oliveira Neto, Leônidas de
    O presente trabalho de conclusão de curso envereda por uma escrita em formato de memorial a fim de elucidar as etapas do processo de criação da cena curta “Muito para o Leste e tanto para o Oeste” do Grupo Interferências de Teatro desenvolvido ao longo de 2019. No corpo do trabalho explicito o processo de formação do Grupo e as experimentações cênicas desenvolvidas pelos atores-encenadores durante o referido processo de criação. Partindo de um estudo de caso, reflito sobre a importância do olhar externo num processo de criação cênica e reconheço a relevância dos ensaios abertos para a organização do material cênico final.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O dia em que me descobri uma atriz brincante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Silva, Milêdja Lurian de Souza; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro de; Silva, Sebastião de Sales; Martins, Carla Pires
    Esta pesquisa se deu a partir das minhas vivências como atriz, com elementos do treinamento pré-expressivo advindo das pesquisas do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, e o treinamento através das manifestações populares, usadas como ponto de partida para composição do ator/atriz. O trabalho traz o relato um processo de pesquisa dentro e fora de sala de ensaio, construção de personagem e montagem de um espetáculo teatral de rua. Através do espetáculo Tombo da Rainha, do grupo Pele de Fulô, dirigido e coordenado pela Professora Mestra Carla Martins, pude construir e desenhar um caminho de formação a partir das manifestações populares. Por fim ressalto a importância tanto do espetáculo Tombo da Rainha como da Licenciatura em Teatro da UFRN e as correlações que consegui fazer entre as disciplinas que cursei com cada passo do processo de criação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ô do mar: processo de criação inspirado no encontro com pescadores de Macau/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Souza, Max Kennedy Costa; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Maia, Sebastião Alves
    Esta monografia trata do processo de criação do espetáculo teatral “Ô do Mar”, inspirado no meu encontro com os pescadores de Macau/RN. A montagem cênica nasce do meu reencontro com a minha cidade natal e com as minhas “raízes” teatrais. Este processo criativo tem como base a observação e as histórias e depoimentos de trabalhadores do mar. Para elaboração das personagens me apoiei em algumas metodologias, a saber, do ator e encenador russo, Constantin Stanislavski e a Mímesis Corpórea, desenvolvida pelo Grupo LUME Teatro (Campinas/SP). Tanto a escrita quanto o trabalho artístico também foram atravessados pelo universo literário, contos, poemas e músicas macauenses.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O som que se faz... a voz da mulher na cena do RN.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Clara Oliveira de; Lopes, Melissa dos Santos; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Oliveira, Acácia Batista de
    Esse trabalho se propõe, a investigar as várias abordagens que vem aparecendo em produções artísticas da cidade de Natal acerca do tema do Feminino. Para tanto, fiz o mapeamento de algumas dessas produções cênicas, que tratam de temas feministas e dentre tantos, elegi o espetáculo O som que se faz debaixo d´água, encenação do grupo potiguar Cores de Teatro como estudo de caso. A discussão desse trabalho será atravessada pela minha trajetória de mulher e artista seridoense, radicada em Natal, assim como por outras vozes femininas do estado do Rio Grande do Norte.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A poética da contação de histórias no espetáculo “O lendário coração da África"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12) Nunes, Bárbara Cristina Nascimento; Souza, Mayra Montenegro de.; Souza, Mayra Montenegro de; Feliciano, Lucélia da Silva; Martins, Carla Pires
    O presente artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas das experiências que tive dentro de minhas pesquisas com contação de histórias e teatro. Contar histórias pode ser o hibridismo de muitas artes, tornando-se um ato performático-artístico (SISTO, 2012). Como fruto dessas pesquisas, elaborei uma oficina intitulada “Contação de Histórias com Técnicas Teatrais”, em que compartilho práticas pedagógicas do teatro para que se conte encenando uma história. Faço o relato de oficinas ministradas e, em seguida, abordo a montagem de uma encenação teatral empregando as mesmas estratégias pedagógicas que criei para a oficina. Tal processo de criação envolvendo contação de histórias e técnicas teatrais traz contribuições para a área do teatro infanto-juvenil e do teatro para todas as idades, bem como para o ensino de artes nas escolas. O espetáculo foi criado a partir de contos e lendas africanas e se chama “O Lendário Coração da África”. Inspirado na filosofia Ubuntu e na figura do griot (BERNAT, 2008), com um elenco de representatividade negra, o espetáculo é relevante para despertar em pessoas de todas as idades a importância de se reconhecer, afirmar e valorizar a cultura afro-brasileira.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM