Navegando por Autor "Souza, Luana Talita Mateus de"
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Dissertação Documentação de requisitos e compartilhamento do conhecimento: uma proposta a partir de um estudo etnográfico(2019-04-26) Souza, Luana Talita Mateus de; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; ; ; Silva, Lyrene Fernandes da; ; Gomes, Apuena Vieira; ; Ramos, Ricardo Argenton;A documentação de requisitos estabelece uma comunicação entre todos os envolvidos e nivela o conhecimento destes sobre o projeto. Nesse sentido, a documentação se revela como um ativo específico para transferir e compartilhar conhecimento, trazendo consigo todos os desafios atrelados à esta tarefa. Observando o contexto das dificuldades na elaboração da documentação de requisitos e na atividade de transferir e compartilhar o conhecimento dos analistas de requisitos, foi elaborado um estudo etnográfico organizacional para entender de perto como uma fábrica de software lida com essa questão. Este estudo fundamenta-se no problema da documentação que é ineficiente ou insuficiente impactando no compartilhamento do conhecimento e no aprendizado dos requisitos para os envolvidos. O objetivo é investigar na literatura e na indústria (com um estudo aplicado) quais são os desafios que impactam na criação e manutenção da documentação de requisitos, assim como identificar as necessidades informacionais do público-alvo da documentação. A metodologia utilizada foi um processo etnográfico adaptado, composto das seguintes etapas: observação das equipes de requisitos, entrevistas (com analistas de requisitos, líderes de equipes e direção de sistemas) e análise de material. Ao final deste processo, os resultados coletados são interpretados e organizados numa etapa chamada de triangulação e em seguida agrupados nas categorias: compartilhamento de conhecimento, documentação, metodologias ágeis e consulta ao público-alvo. Após o levantamento desses desafios, dois surveys foram aplicados aos públicos-alvo da documentação para entender suas necessidades informacionais. Nos resultados, além de levantar e analisar desafios reais uma fábrica de software brasileira, a pesquisa sugeriu possíveis soluções com aplicação de práticas advindas da gestão do conhecimento e das metodologias ágeis e revelou também as necessidades informacionais do público-alvo da documentação. As contribuições deste trabalho são: a adaptação do processo etnográfico que pode ser utilizado em outras fábricas de softwares a fim de identificar desafios e os surveys que podem ser reaplicados periodicamente pela fábrica de software estudada para verificar se houve mudança nas necessidades ou por outras fábricas que desejam identificar a necessidade informacional do público-alvo da documentação.Tese Integrando a lei geral de proteção de dados ao desenvolvimento de software: um novo modelo de especificação de requisitos aplicado na saúde digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Souza, Luana Talita Mateus de; Lucena, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/7982148962089986; http://lattes.cnpq.br/0408460002749662; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Schuenemann, Carla Taciana Lima Lourenco Silva; Freire, Marilia AranhaEsta pesquisa aborda o problema da especificação de requisitos insuficiente para atender às demandas de conformidade no desenvolvimento de software, destacando a importância de integrar requisitos legais, como os da LGPD, ao processo de desenvolvimento. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um novo modelo de especificação de requisitos que atenda à LGPD no contexto do desenvolvimento ágil. Este modelo visa estabelecer uma estratégia de Engenharia de Requisitos que proporcione a conformidade com a LGPD, facilitando sua aplicação prática no desenvolvimento de software. Além disso, o modelo deve ter um caráter educativo, sendo útil para alunos e professores, permitindo uma integração prática dos conceitos de privacidade e proteção de dados tanto nos processos de desenvolvimento quanto no ensino. A metodologia desta pesquisa foi dividida em três partes: (1) Fase de Identificação de Requisitos e Estruturação do Modelo de Especificação; (2) Fase de Definição de Público e Instrumentos de Avaliação; e (3) Fase de Apresentação e Aplicação da Avaliação. O modelo foi aplicado em exemplos no contexto da Saúde Digital. Na avaliação do modelo, foi desenvolvido um instrumento de avaliação direcionado a dois perfis de participantes (profissionais e professores de tecnologia da informação). Obtivemos um total de 24 respostas nos formulários. Os resultados demonstram que a adoção do modelo de especificação dos requisitos pode ser favorável, pois tem o potencial de auxiliar na identificação e comunicação eficaz dos requisitos adequados à LGPD para equipes de desenvolvimento ágeis, facilitando a conformidade com as exigências legais e a proteção de dados. Além disso, foi identificado um importante potencial educacional no modelo, pois os professores participantes avaliaram que ela pode ser utilizada como uma ferramenta adequada para o ensino sobre requisitos e a LGPD em sala de aula.