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Navegando por Autor "Souza, Luana Gabriele Garcia de"

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    TCC
    Linguagem escrita e telefonoaudiologia: evidências de efetividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Rocha, Jéssika Santiago da; 0000-0001-7178-578x; http://lattes.cnpq.br/5961116337369356; 0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; 0000-0002-4992-332X; http://lattes.cnpq.br/5514979180536261; Giacchini, Vanessa; https:orcid.org0000-0002-0322-6641; Souza, Luana Gabriele Garcia de; http://lattes.cnpq.br/9324074826314771
    Introdução: No contexto da pandemia, profissionais da saúde ao redor do mundo receberam o desafio de transpor a sua atuação para o ambiente online. Dada a importância da Telefonoaudiologia ser fundamentada em evidências, às dúvidas quanto à efetividade desse sistema constataram a necessidade de uma busca ao material científico, em especial na linguagem escrita, para comprovar sua validação. Objetivo: Integrar evidências científicas a respeito da confiabilidade da telefonoaudiologia em linguagem escrita. Estratégia de pesquisa: Foi realizado o levantamento bibliográfico nacional e internacional indexados nas bases de dados: Medline, Scielo, Eric e LILACS. Critérios de seleção: Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos quais os internacionais deveriam ser escritos em inglês, com texto completo disponível na base de dados, com a data de publicação entre 2003 e 2022. Os descritores utilizados foram os termos livres, em inglês: “telepractice and reading”, “telepractice and reading disabilities”, “telehealth and reading disabilities” e "telehealth and reading". Análise dos dados: Realizada através de uma planilha com a tabulação dos seguintes dados: autores, ano de publicação, país onde o estudo foi realizado, objetivo, resultados e conclusão. Resultados: Nove estudos foram incluídos nesta revisão. O resultado inicial foi de 1120 artigos, sem a retirada de duplicatas, com as datas de publicação entre 2010 e 2022. Conclusão: Nota-se a escassez de estudos referentes a telefonoaudiologia em linguagem escrita. Portanto, não existe um consenso na literatura a respeito da eficiência dessa prática. Todavia, os achados desta revisão apontam uma visão otimista, pois grande parte da literatura constata dados favoráveis.
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    Dissertação
    Preditores linguísticos da alfabetização em crianças pré-escolares de baixa renda
    (2019-04-08) Souza, Luana Gabriele Garcia de; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Navas, Ana Luiza; ; Delgado, Isabelle Cahino;
    Introdução: o Brasil está entre os piores países em leitura na educação básica, conforme avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Os estudos que relacionam os preditores da leitura com fatores ambientais em préescolares ainda são escassos no país. Objetivo: Caracterizar o desempenho de preditores linguísticos da alfabetização em pré-escolares de baixa renda e relacionar fatores ambientais, vocabulário e consciência fonológica. Método: A pesquisa apresenta dois estudos: no primeiro, a amostra foi composta por 96 crianças do último ano da educação infantil avaliadas quanto a discriminação fonológica, produção da fala, vocabulário, consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras; no segundo, 34 crianças foram avaliadas em vocabulário, consciência fonológica e um questionário socioeconômico e cultural foi aplicado com o responsável. Resultados: No estudo 1 foi observado desempenho aquém do esperado em vocabulário, consciência fonológica, memória de trabalho, nomeação automática rápida e identificação de letras nos pré-escolares; houve correlação significativa entre consciência fonológica e memória de trabalho, consciência fonológica e identificação de letras, nomeação automática rápida e identificação de letras. No estudo 2 houve correlação significativa apenas entre o percentual de acertos no campo profissões do vocabulário e frequência de passeios realizados pela criança nos últimos 12 meses no questionário. Conclusão: As crianças pré-escolares de baixa renda apresentaram desempenho inferior quanto aos preditores linguísticos da alfabetização; estes apresentam correlação desenvolvimental entre si. Os achados do estudo ratificam a importância do monitoramento periódico desde o ensino infantil a fim de evitar problemas relacionados à alfabetização em anos posteriores da vida escolar dessas crianças.
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