Navegando por Autor "Souza, Kennyth Stephane Albano de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Práticas educativas em um contexto não formal: atuação dos educadores sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Souza, Kennyth Stephane Albano de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima deO presente estudo objetiva analisar como são apropriadas e executadas as práticas educativas desenvolvidas pelos educadores sociais na realização do trabalho com os indivíduos atendidos no Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Natal/RN. Os trabalhos desenvolvidos pelos educadores sociais no contexto da educação não formal são pouco investigados e conhecidos pela sociedade, no que se refere às questões de participação educacional. A fim de compreender esses e outros pontos referentes ao profissional em questão, foi desenvolvida uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, caráter exploratório, descritivo e analítico segundo um estudo de caso. Baseada em entrevistas semiestruturadas enquanto ferramenta para a coleta de dados com os educadores sociais e a coordenação do projeto SCFV da instituição CEDB. As discussões estabelecidas contaram com a participação de referenciais teóricos e estudos realizados por Gohn (2006; 2011; 2013); Gadotti (1998; 2012), Moura e Zucchetti (2007; 2010); Severo (2015); Machado (2014); Freire (1987; 1996; 2001) entre outros. E ainda, alguns documentos oficiais como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Conselho Brasileiro de Ocupações (CBO). Os resultados apontaram para a necessidade de formação profissional dos educadores, uma vez que, esse aspecto pode implicar diretamente nas finalidades das práticas educativas e na aprendizagem dos sujeitos.