Navegando por Autor "Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de"
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TCC A internet e o futuro das agências de viagns: um estudo de caso no Polo Seridó (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-15) Cavalcante, Cecília Meirelles de Oliveira; Guardia, Mabel Simone; Guardia, Mabel Simone; Guardia, Sérgio Ramiro; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis deO presente estudo abordará sobre a utilização da internet como ferramenta para facilitar os serviços nas agências de viagens sobre a percepção dos empresários e gestores das agências de viagens do polo Seridó. Em virtude dos grandes avanços tecnológicos é possível identificar a realidade da internet para as agências de viagens, analisando os impactos positivos e/ou negativos causados nas empresas. Desta forma, tem como objetivo principal: analisar o impacto da internet na realidade das agências de viagens do polo Seridó. A natureza do estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativa, e o universo abrange as agências de viagens inseridas no polo e amostra se limita as empresas que se encontram cadastradas no CADASTUR. Logo, a técnica utilizada para coleta de dados foi à entrevista. Para construção da fundamentação teórica foi realizado a pesquisa bibliográfica utilizando-se de livros de estudiosos, tanto da área de agência de viagens como também de mídias sociais. Os resultados da pesquisa foram analisados e discutidos e identificou-se que estas oferecem uma gama de serviços diferenciados e mostra que existe empresa que não considera a internet como uma concorrente. É possível concluir que a internet é um meio facilitador para as empresas de agenciamento.TCC Análise situacional do turismo cultural no município de Acari - RN: prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Medeiros, Tamara Emília da Silva; Fernandes, Paula Rejane; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; Silva, Márcio Vieira daA pesquisa teve como objetivo o estudo da atual situação física e gerencial dos atrativos turísticos que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do município de Acari, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, que são o Museu Histórico de Acari (a antiga casa de câmara e cadeia) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os objetos de estudo foram escolhidos com o intuito de analisar a gestão desses prédios por parte dos órgãos que os gerenciam. Os prédios fazem parte do patrimônio arquitetônico histórico da formação da cidade, e levando essa informação em consideração, fomos também estudar a história do lugar. Pesquisamos desde sua colonização no século XVII, até os dias atuais no século XXI. Obtivemos como fontes alguns autores e órgãos públicos que tratam sobre cultura, patrimônio histórico cultural, história de Acari, e utilização do patrimônio no turismo, como por exemplo, Canclini (1999), Cifelli (2015), Galvão (2013), Geertz (2008), IBGE, IPHAN, Laraia (2003), Macedo (2004), Malinowski (1975), Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Morais (2016), Portuguez (2004), Rosa (1974), Sala (1990), SETUR – RN, Simão (2006), entre outros autores. Além disso, fomos a campo para conseguirmos mais informações e também capturarmos imagens necessárias para a pesquisa. Mediante isso, tentamos responder a problemática que foi a de que maneira era gerido os atrativos turísticos da cidade de Acari, vinculados ao IPHAN.Tese Desenvolvimento turístico e sustentabilidade: análise da percepção dos residentes sobre o impacto da atividade turística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-24) Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/1239531502714500; Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Milito, Marcelo Chiarelli; Marques Júnior, SérgioA atividade turística interage com diversos setores da sociedade e é responsável por movimentar as localidades por meio de diversas perspectivas. Os fatores que influenciam os efeitos que o turismo pode causar em determinada sociedade relacionam-se ao seu planejamento e gestão. Nas últimas décadas, diversos estudos e teorias têm buscado compreender o processo evolutivo da atividade turística nos destinos, bem como seus impactos positivos e negativos para a comunidade. O turismo tem sido uma força motriz significativa para o desenvolvimento econômico e social de muitas comunidades, porém, é acompanhado de desafios ambientais, sociais, culturais e econômicos, que podem impactar o bem-estar das populações locais. Nesse contexto, a adoção de práticas sustentáveis tornou-se uma prioridade para garantir a preservação dos recursos naturais e culturais e a qualidade de vida dos moradores, especialmente no que concerne à percepção do residente quando considerada como um fator fundamental para a avaliação da sustentabilidade do turismo em um destino. Diante disso, a presente tese investiga a evolução do turismo, com ênfase na sustentabilidade orientada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, considerando os aspectos voltados para o desenvolvimento ambiental, social, cultural e econômico através da análise da percepção dos residentes em destinos turísticos. O parâmetro evolutivo foi observado à luz do Modelo de Butler (1980) Tourism Area Life Cycle – TALC e os níveis de desenvolvimento turístico foram considerados a partir da categorização orientada pelo Ministério do Turismo (MTur). A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa, tipo survey, de corte transversal. Foram utilizados os dados coletados pelo Programa DEL Turismo (IDEL – FECOMÉRCIO RN-MS, FACISC, FECAM, FEDERAMINAS, FIEAC) – 2019-2022 disponibilizados para finalidades deste estudo. Por meio de entrevistas foram coletadas informações sobre a percepção dos residentes em relação aos impactos do turismo com 1.247 respondentes residentes nas cinco regiões brasileiras, divididas em 06 estados e 21 municípios. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva através do software Statistical Package for Social Science (SPSS 22.0) utilizando o coeficiente Rho de Spearman. Dentre os resultados observou-se que quanto mais desenvolvido o destino, mais os residentes têm percepções positivas sobre os benefícios do turismo em relação ao desenvolvimento econômico e social; quanto mais desenvolvido o destino, mais os residentes correlacionam negativamente o turismo com o desenvolvimento ambiental; e quanto mais desenvolvido o destino, mais percepções neutras há em relação aos impactos do turismo para o desenvolvimento cultural. Por fim, a presente tese conclui que o envolvimento ativo dos residentes é essencial para alcançar um turismo verdadeiramente sustentável e que a percepção da comunidade deve ser valorizada como uma importante ferramenta na avaliação do impacto das atividades turísticas. Ao adotar medidas baseadas nas perspectivas dos residentes, é possível promover um turismo mais responsável, que contribua para o desenvolvimento socioeconômico do destino, sem comprometer seus recursos naturais e culturais a longo prazo.Dissertação A evolução do turismo no Seridó: uma análise à luz do modelo de Butler(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-05) Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; ; http://lattes.cnpq.br/1239531502714500; Costa, Benny Kramer; ; http://lattes.cnpq.br/4524013741486821; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; ; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015O Turismo configura-se como uma atividade que apresenta constante movimento podendo impulsionar o desenvolvimento local nas esferas econômica, sociocultural e humana em localidades com potencial e estruturação para tal. Por ser uma atividade dinâmica, o turismo permite mudanças em seu fluxo, ampliando os períodos de sazonalidade. Para tanto, tendo em vista a dinamicidade citada, torna-se relevante a presença do planejamento turístico, inicialmente partindo do poder público para que este crie leis e elabore normas e projetos para a gestão da atividade de forma ordenada, visando a participação cidadã, tornando imprescindível a presença dos atores e agentes do turismo local no processo, ampliando a democracia e o conhecimento de seu lugar de origem. Neste cenário, o Ministério do Turismo desponta com o Plano Nacional de turismo que incorpora entre suas ações o Programa de Regionalização do Turismo, adotando um modelo de gestão regional local, de forma participativa, através das instâncias de governança instituídas nos polos, sendo as ações da política pública em suas diferentes instâncias os maiores responsáveis pelo fomento do turismo no polo Seridó. O presente trabalho científico se propõe a analisar o polo Seridó, sob a teoria do Ciclo de Vida de Áreas Turísticas (TALC) proposta por BUTLER (1980), localizando as ações voltadas para o turismo e a cronologia da atividade aplicada à localidade no processo proposto. Para tanto a metodologia utilizada foi a descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, de nível histórico e narrativo, de amostragem não-probabilística, utilizando fontes secundárias, através de documentos e demais registros ocorridos durante os processos de planejamento na região, assim como fontes primárias, através de entrevista estruturada aplicada à gestora pública do PNMT e PRT no Estado do RN, no intuito de ter acesso às informações relacionadas ao processo de planejamento da atividade turística no Seridó. Utilizou-se como forma de investigação dos dados coletados a técnica de análise do conteúdo. Como conclusão deste estudo observa-se que a partir do levantamento feito em relação ao histórico do turismo na região que as atividades econômicas da pecuária, cotonicultura, mineração e indústria ceramista foram responsáveis pela iniciação do turismo na localidade através do fluxo direcionado às mesmas, da inserção dos primeiros hotéis e da realização de eventos tradicionais, dando margem à demanda por políticas públicas que auxiliassem no direcionamento da atividade estando por isso, inserida na fase de envolvimento, segunda fase do modelo proposto por Buttler (1980), sendo o estudo finalizado com sugestões para a continuidade da atividade turística na região.TCC Gestão ambiental em meios de hospedagem na cidade de Currais Novos/RN: uma análise do uso da água(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-31) Bernardino Filho, João; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis deO presente trabalho aborda conceitos e definições do turismo e sua evolução, desde que o homem começou a se mover com o intuito de alimentar-se entre outros motivos. A invenção dos meios de transporte, onde houve um aumento das viagens e mais pessoas se deslocavam para lugares mais distantes de seu ligar de origem. Logo após segunda guerra mundial cresceu o número de aeronaves e o aumento das tecnologias, dando um impulso nas viagens internacionais. Logo percebeu-se que os meios de transporte começaram a poluir o ar, as águas e o solo. Com isso, sobreveio a preocupação com a deterioração do meio ambiente, foi então que surgiram alguns métodos que poderiam melhorar os níveis de poluição na Terra, tais como: a gestão ambiental, que procurava amenizar os impactos causados por indústrias e empresas que poluem a natureza; e um sistema de sustentabilidade, que procura fazer com que as empresas sejam autossustentáveis, isto é, reduzam o uso, reciclem ou reusem produtos advindos dos recursos naturais, com destaque para a água, que além de ter em abundância na Terra e ser um recurso natural, é também o mais poluído. Associando a questão ao turismo, há uma preocupação dom os meios de hospedagem, que precisam estar informados e conscientes de que uma empresa com sistema de gestão ambiental e autossustentável, conseguirá gastar menos e consequentemente, ajudará a natureza e a sociedade que faz parte dela. Este trabalho Investigou as estratégias de reaproveitamento ou de economia do uso da água nos empreendimentos de hospedagem na cidade de Currais Novos/RN. Para isso, foi necessário o emprego de metodologia, de técnica e de ferramentas que beneficiaram o julgamento das informações colhidas, sendo utilizadas as fontes primárias (dados colhidos in loco), e secundárias (leitura de livros sobre o tema em discussão). Para atingir os objetivos foi usado o método dedutivo e a pesquisa exploratória. A técnica de abordagem empregada foi a qualitativa com a técnica de observação, sendo uma pesquisa exploratória, e o instrumento de coleta de dados se deu a partir da realização de entrevista. Percebe-se que existem poucas pesquisas que abordem o uso racional da água nas empresas receptoras de turismo, pois não existe um incentivo por parte do poder público e as empresas em geral. Foi constatado que os meios de hospedagem entrevistados, apesar de apresentar técnicas e meios de economia como o reaproveitamento e reuso da água, preocupavam-se no geral, por causa do racionamento ou falta da mesma, não deixando claro a responsabilidade dos mesmos com a sustentabilidade do seu entorno ou com o meio ambiente, e sim com o lado econômico para o empreendimento.TCC Qualidade em serviços: um estudo no restaurante recanto verde - Parelhas/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-18) Santos, Juciane Azevedo dos; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; Silva, Rodrigo Cardoso da; Milito, Marcelo ChiarelliA qualidade dos serviços prestados de um empreendimento se faz necessária, pois garante a satisfação das pessoas que usufruem dos serviços prestados, fazendo com que o mesmo compareça mais vezes, adquirindo uma imagem positiva da empresa. Diante disso, o presente estudo que tem como título Qualidade em serviços: um estudo no Restaurante Recanto Verde - Parelhas/RN, tem como objetivo geral da pesquisa avaliar a partir da visão dos clientes, a importância da qualidade dos serviços prestados pelo Restaurante Recanto Verde, e como objetivos específicos, saber se a qualidade é um fator indispensável para que os clientes retornem ao estabelecimento, descrever os serviços oferecidos pelo empreendimento, listar os pontos positivos e negativos na opinião dos clientes para identificar a satisfação dos serviços prestados da empresa em questão. Utilizou-se neste estudo um procedimento metodológico de abordagem quantitativa, tendo como estratégia de pesquisa a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A análise dos dados foi realizada por meio dos questionários aplicados com os clientes do Restaurante. Os resultados permitiram conhecer na visão dos clientes do Restaurante que é de grande relevância a qualidade dos serviços prestados em um estabelecimento turístico, pois satisfazendo o cliente refletirá como pontos positivos para o restaurante.TCC Rede de serviços em eventos: uma análise das empresas de cerimonial no município de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-17) Silva, Paulo Roberto Dantas da; Milito, Marcelo Chiarelli; Milito, Marcelo Chiarelli; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; Gehrke, Bernardo MeisterO presente trabalho teve como principal finalidade, analisar a rede de serviços em eventos a partir das empresas de cerimonial do município de Currais Novos/RN, onde se procurou observar como se dá o funcionamento desta rede através das empresas de cerimonial, que atuam como organizadoras de eventos no município e para isto necessitam para efetuar o seu serviço final, da contratação de empresas locais do mais variados tipos de serviços em eventos ocasionando deste modo a formação de uma “rede”. Como recursos de metodologia, foram utilizadas as tabulações de dados no Excel 2010 e uma análise de redes através dos aplicativos UCINET 6 for Windows – Version 6.587 e NETDRAW 2.155 nos quais se possibilitou obter relevantes resultados em relação a temática abordada. Na caracterização do perfil das empresas, descobriu-se que em sua grande maioria elas têm mais funcionários temporários do que fixos, assim como também ambas já tem bastante atuação no mercado e são empresas formalizadas na maioria das vezes como Micro Empreendedores Individuais. Nas análises de redes apresentadas, observou-se que as empresas além de atuarem com o serviço de cerimonial, possuem também seu próprio serviço de decoração, deste modo entre as empresas de cerimonial existem ligações indiretas, havendo assim a formação de varias redes de serviços nos mais diversos segmentos, que são contratados por elas, sejam eles: imprensa; montagem e instalações; sinalização e serviços turísticos. Constatou-se também que as empresas Excelência Cerimonial e Michelle Silveira Cerimonial atuam dentro da rede como atores principais na contração destes serviços. As empresas pesquisadas neste estudo relatam que a cidade está bem servida de todos os serviços, no entanto ainda é encontrada certa dificuldade na contratação de determinados tipos de serviços que não estão disponíveis no município. Observa-se desta forma, a existência de uma rede de serviços em eventos de cerimonial em Currais Novos, rede essa que engloba as empresas locais dos mais variados e diversos tipos ou categorias de serviços.TCC Um estudo sobre o clima organizacional na pousada MAX- Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-19) Araújo, Angélica Carla de; Batista, Saulo Gomes; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; Milito, Marcelo ChiarelliO clima organizacional tem um papel fundamental nas organizações, pois tudo que envolve uma empresa depende da gestão voltada para o clima, tendo em vista que este está relacionado com as percepções dos funcionários em relação ao ambiente interno da empresa que, inclusive, depende de pessoas para funcionar e estas precisam estar aptas para melhor exercer as funções. Se essas pessoas enxergam a empresa como sendo boa, o clima tende a ser bom, se enxergam como ruim, o clima tende a ser ruim. Por isso a importância de se estudar a percepção que determinados funcionários têm da empresa onde trabalham. Pensando assim, o presente trabalho tem como tema um estudo sobre o clima organizacional na pousada Max-Currais Novos/RN objetivando analisá-lo de acordo com a percepção dos colaboradores, tendo como objetivos específicos conhecer as percepções dos funcionários; identificar os fatores que influenciam negativamente e/ou positivamente o clima organizacional da empresa; apontar o nível de satisfação quanto ao clima na empresa. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, e as técnicas quanti-qualitativas, utilizadas na coleta e fundamentação de dados, que foi possível através de visitas à pousada Max onde foram aplicados questionários com os funcionários. A análise e discussão dos dados evidencia a satisfação que foi possível medi-la em 82%. Entretanto alguns aspectos precisam ser revistos para continuarem atendendo as necessidades e percepções positivas, tais como valorização dos funcionários, as instalações inadequadas (banheiros, vestuários), treinamentos, flexibilidade por parte da gerência, a pressão que o chefe exerce nos funcionários, a forma de tratá- los, falta de reconhecimento e o salário. Assim, sugere-se investir mais no potencial dos funcionários, demonstrando a importância deles na empresa e oportunizar crescimento e desenvolvimento profissional. Conclui-se que de modo geral a percepção foi positiva e o clima, portanto, agradável.