Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Jacqueline Aparecida de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 16 de 16
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise da encontrabilidade dos websites e sua aplicação ao site do departamento de Biblioteconomia da UFRN
    (Biblioteconomia, 2011) Farias, Ronnie Anderson Nascimento de; Souza, Jacqueline Aparecida de
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise da estrutura curricular do curso de Biblioteconomia da UFRN com vistas a inclusão digital
    (Biblioteconomia, 2011) Anjos, Dinara Batista dos; Souza, Jacqueline Aparecida de
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise da relação leitura-lazer no contexto do estudante de Biblioteconomia da UFRN
    (Biblioteconomia, 2012) Santos, José Edinaldo dos; Souza, Jacqueline Aparecida de
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de domínio em Ciência da Informação: contribuição para o estudo dos novos movimentos sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Igor Oliveira da; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; 0000-0003-1098-8633; http://lattes.cnpq.br/4307759154757060; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Souza, Jacqueline Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8939049222796130
    Este trabalho objetiva compreender como a análise de domínio pode ser utilizada pelos profissionais e pesquisadores da informação para contribuir com as lutas dos Novos Movimentos Sociais (NMS). Em relação aos objetivos específicos, este trabalho pretende: (I) Descrever as características e aplicações da Análise de Domínio na Ciência da Informação; (II) Entender os integrantes dos Novos Movimentos Sociais como produtores e sujeitos informacionais e (III) Refletir sobre aplicações da Análise de Domínio para contribuir com as reivindicações dos movimentos sociais. Para isso, utiliza como aporte teórico a Análise de Domínio, desenvolvida por Birger Hjørland e Hanne Albrechtsen, no ano de 1995, que pensa as comunidades discursivas como parte da divisão social do trabalho. Domínio se compreende como o entramado de relações entre documentos, canais de comunicação, práticas de produção e comunicação, conceitos, relações sociais entre os membros, a forma como se estruturam e se organiza em um contexto social. A investigação se constitui de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, que utiliza a produção de pesquisadores já consagrados na área para justificar a expansão da Análise do Domínio do campo científico para o campo social. Mostra que, para além dos campos científicos, os Novos Movimentos Sociais e as percepções dos integrantes desses grupos, dotados de sentimentos e anseios, podem ser materializadas e transformadas em informação, tornando possível relacionar a Análise de Domínio com os Novos Movimentos Sociais, enquanto comunidade discursiva. Como resultados, se descrevem as características e aplicações da Análise de Domínio na ciência da informação. Também se analisa como os Novos Movimentos Sociais se tornam produtores e consumidores de informação. A partir da criação de categorias se apontam exemplos de canais de comunicação utilizados pelos NMS no Brasil. O estudo apresentou categorias segundo três tipos de canais de comunicação a) canais formais: Periódico Científico, Sites de ONG’s; b) canais semiformais: Central de atendimento, Conferências, palestras e encontros nacionais desenvolvidos por órgãos federais, e c) canais informais: Mídias Sociais. Ao identificar categorias e canais de comunicação, mostrou-se que os NMS podem ser delimitados como domínios, com vocabulários e práticas de produção e circulação de informação específicas, susceptíveis de ser estudadas pelos profissionais da informação. Como terceiro resultado, a pesquisa reflete sobre algumas aplicações da análise de domínio para contribuir com as reivindicações dos movimentos sociais, como a implantação de políticas de informações voltada para o público específico e uso de sistemas de organização do conhecimento que contribuem para minimizar as práticas discriminatórias e excludentes. Finalmente, considera, a partir dos elementos apresentados, que os Novos Movimentos Sociais se constituem importante domínio que pode se tornar objeto de estudo para o desenvolvimento social da Ciência da Informação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise dos repositórios de fanfictions na perspectiva da organização da informação e do conhecimento na web
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Araújo, Glaucia Oliveira; Souza, Jacqueline Aparecida de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Davi, Maria da Conceição
    Apesar de ter aumentado em popularidade nos últimos anos, os fandoms e as fanfictions ainda são temas pouco estudados na área da Ciência da Informação, apesar de dialogar e se estruturar a partir de elementos da organização da informação e do conhecimento. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral conhecer como os repositórios de fanfiction, empregam elementos derivados dos Sistemas de Organização do Conhecimento, nomeadamente as taxonomias, as folksonomias e classificação facetada. Especificamente, tem o objetivo de caracterizar a organização da informação e do conhecimento, com suas principais contribuições teórico-metodológicas para a web como a teoria do conceito e a teoria da classificação facetada, apresentar os sistemas de organização do conhecimento basilares para este trabalho, discutir fandom e fanfictions, reconhecer os tipos de sistemas de organização empregado em cada uma das plataformas escolhidas e apontar vantagens e desvantagens. A execução do trabalho iniciou-se a partir do levantamento bibliográfico, sobre os conceitos organização da informação e do conhecimento na web, Sistemas de organização do conhecimento, fandom e fanfiction na literatura das áreas de Ciência da Informação e Comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, acompanhada de uma análise de conteúdo. Os sítios da internet escolhidos para a análise comparativa foram o Fanfiction.net, o Archive of Our Own (AO3) e o Wattpad, devido a sua popularidade e relevância. Os critérios de análise foram estabelecidos a partir da literatura sobre organização do conhecimento. Os resultados demonstram que os repositórios de fanfictions estruturam-se significativamente a partir de elementos derivados da organização da informação e do conhecimento. Relativamente ao estudo comparativo, verificam-se que as estruturas são diferentes pois apoiam-se em distintos sistemas de organização. Por fim, cada um deles possui pontos positivos e negativos relativos à recuperabilidade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Arquitetura da Informação no âmbito da saúde: Análise do portal do Ministério da Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Oliveira, Lais Nascimento de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dos
    Com o fácil acesso à internet, cada vez mais pessoas utilizam a rede para a busca de informações sobre saúde. Desse modo, destaca-se o portal do Ministério da Saúde como um canal de comunicação entre profissionais da saúde, gestores e a população de um modo geral. Entretanto, para que haja uma troca eficaz de informações, é necessário que essas informações sejam disponibilizadas de forma que o usuário consiga navegar pelos sites de forma fácil e intuitiva. A arquitetura da informação é uma ferramenta que auxilia na disposição das informações em ambientes digitais. Dessa forma, com vistas a contribuir para um melhor uso da informação na área da saúde, este trabalho tem o objetivo de analisar a Arquitetura da Informação do site do Ministério da Saúde, assim como a sua Usabilidade. Especificamente, analisar o sistema de rotulagem, navegação, organização e busca, assim como aplicar as heurísticas da usabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, além da revisão bibliográfica, utilizou como instrumento de coleta de dados dois formulários composto pelos critérios da arquitetura e da usabilidade. Ao final, foi possível identificar e avaliar o uso da Arquitetura da Informação no site, bem como alguns critérios da sua Usabilidade. A análise demonstra a presença dos elementos da Arquitetura da Informação e atende a maioria dos critérios de usabilidade, mas pode ser melhorado em relação a clicabilidade, relevância dos resultados de pesquisa e alguns elementos visuais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Biblioteconomia clínica: o profissional da informação em equipe multidisciplinar em assistência ao paciente com câncer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Silva, Laryssa Marques; Souza, Jacqueline Aparecida de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Tanus, Gabrielle Francinne De Souza Carvalho; Felipe, Carla Beatriz Marques
    Este trabalho trata sobre a importância da atuação do profissional da informação, trabalhando na área da saúde e sobre a interação do bibliotecário com profissionais de outras áreas do conhecimento, assim evidenciando a interdisciplinaridade da Biblioteconomia. Tem como objetivo geral analisar como o bibliotecário, a partir de suas habilidades e competências, pode se inserir em uma equipe multidisciplinar de assistência ao paciente com câncer, considerando que a medicina baseada em evidências (MBE) configura-se como um campo de atuação para este profissional. Objetiva especificamente descrever as ações desempenhadas pelo profissional da informação, juntamente com os benefícios atribuídos tanto a equipe multidisciplinar em oncologia, quanto ao paciente; conhecer como uma equipe multiprofissional em assistência ao paciente com câncer conduz suas pesquisas; apresentar a experiência de um profissional bibliotecário clínico brasileiro com vivência na área de oncologia e verificar a percepção dos profissionais da saúde sobre a atuação do bibliotecário clínico atuando nas equipes multidisciplinares de tratamento do câncer. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e um estudo de caso. Para coleta de dados, foi realizada uma entrevista online com uma bibliotecária clínica com experiência em oncologia e um questionário virtual aplicado para profissionais de saúde que constituem uma equipe especializada de um hospital de oncologia no estado do Rio Grande do Norte. Evidencia como resultados: um quadro com as principais atividades desenvolvidas pelo bibliotecário clínico em oncologia com atividades relacionadas à Classificação Brasileira de Ocupações; um relato de experiência coletado através da entrevista; a descrição do modo como são realizadas as pesquisas pela equipe, como também o conhecimento e prática da medicina baseada em evidências e o reconhecimento da importância da atuação do bibliotecário clínico pela equipe multidisciplinar. Conclui-se que a MBE não é o único motivo que justifica a atuação do bibliotecário em conjunto com os profissionais de saúde; há a necessidade de ampliar pesquisas sobre o uso da medicina baseada em evidências e a presença da Biblioteconomia Clínica no Brasil, como também realizar estudos sobre os novos cenários de atuação, divulgando o potencial do profissional da informação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
    (Páginas A & B. Arquivos & Bibliotecas, 2012-07) Souza, Jacqueline Aparecida de; Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de
    Este ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Clube de leitura: dispositivo para literacia informacional e literária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Aline Cristina Jeremias da; Souza, Jacqueline Aparecida de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Souza, Gustavo Tanus Cesário de
    Este trabalho discorre acerca dos contributos do clube de leitura para a literacia informacional e literária. Tem como objetivo geral verificar como o clube de leitura é um dispositivo para literacia informacional e literária. Objetiva-se especificamente descrever o papel ou ações do bibliotecário como mediador literário; reconhecer os contributos do bibliotecário na perspectiva da literacia informacional; pontuar aspectos da literacia literária; apontar as convergências entre as literacias informacional e da literária; estruturar um clube de leitura literária. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, uma vez que foi realizada uma pesquisa que revela explicitamente o universo de contribuições científicas de autores sobre um tema específico. O projeto clube de leitura evidenciará a importância da atuação do profissional bibliotecário como mediador literário frente ao público juvenil trazendo benefícios aos seus usuários com iniciativas educativo-culturais desenvolvidas na instituição, colaborando igualmente com o desenvolvimento da cidadania e educação nas comunidades onde estão inseridas. Conclui-se que o clube de leitura é de fato um dispositivo para literacia informacional e literária, visto que por intermédio dele seus integrantes desenvolverão competências informacionais que possibilitarão buscar, selecionar e avaliar as informações em diferentes fontes, utilizando-as de modo crítico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Elos interdisciplinares para estruturação semântica com vistas à organização da informação
    (Páginas A & B. Arquivos & Bibliotecas, 2017-07) Souza, Jacqueline Aparecida de; Pestana, Olivia
    O objetivo deste artigo é apresentar e contextualizar o inveterado diálogo entre teorias que abordam o conceito e suas relações como elemento fundamental na estruturação de esquemas de Organização da Informação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura em fontes de informação convencionais e eletrônicas das áreas de Ciência da Informação, Comunicação e Ciências da Linguagem. Evidenciou-se a Teoria da classificação, considerando especificamente os contributos de Ranganathan, decorrente do método analítico-sintético e a abordagem multidimensional. Também, a Teoria da Terminologia e suas distintas abordagens, destacando o aspecto comunicativo do termo. Complementarmente, seguiu-se com a Teoria do Conceito e com as definições acerca dos tesauros, enquanto primeira linguagem de indexação mais flexível e adaptável ao contexto digital
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias
    (2013) Sousa, Maria Gersomara de Carvalho; Souza, Jacqueline Aparecida de
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da classificação decimal universal na organização do conhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-26) Silva, Dariênio Xavier da; Souza, Jacqueline Aparecida de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Felipe, Carla Beatriz Marques
    Este trabalho trata sobre a Classificação Decimal Universal, criada por La Fontaine e Otlet e atualmente uma das classificações mais utilizadas em bibliotecas. O objetivo geral é dissertar sobre a importância da Classificação Decimal Universal na Organização do Conhecimento. Especificamente, pretende-se discutir o conceito de Organização do Conhecimento e seus princípios; apontar as vantagens e aspectos críticos trazidos pela utilização da CDU na OC; e refletir sobre a posição da CDU perante os demais sistemas de classificação bibliográfica. Para execução, apoiou-se na revisão bibliográfica de livros e periódicos na área de Ciência da Informação. Verificou-se que atualmente a CDU é o sistema mais indicado devido a sua classificação mista, que permite a utilização de classificação numérica e classificação analítico-sintética.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da Empresa Júnior para o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Silva, Bruno Vinício do Nascimento; Moreira, Luciana de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0001-7265-3164; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/3217343690936495; Moreira, Luciana de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0001-7265-3164; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Souza, Jacqueline Aparecida de; https://orcid.org/ 0000-0002-8157-4692; http://lattes.cnpq.br/8939049222796130; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/ 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012
    A universidade é um local de construção do conhecimento que deve promover experiência e aprendizado ao passo que prepara para o mercado de trabalho. Para tanto, existem atividades obrigatórias, como o estágio obrigatório, e outras como atividades extensionistas. Para uma preparação mais intensiva surge a empresa júnior, promovendo uma experiência em primeira mão do mercado de trabalho. Esse trabalho objetiva discutir sobre a importância e os caminhos da construção de uma empresa júnior, em especial, para o curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e como específicos, indicar os desafios, demandas e os passos para a montagem de uma empresa júnior; e identificar por meio de relatos de experiência as melhores práticas de uma EJ da área. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para compor o referencial teórico e entrevistas com antigos participante da empresa júnior do curso para compreender suas experiências. Conclui-se que a empresa júnior é uma grande oportunidade de presenciar os desafios do mercado de trabalho, praticar o que foi aprendido em sala de aula, ao passo que implanta um pensamento mais empreendedor no discente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Informação na sociedade contemporânea
    (Rocha Gráfica e Editora, 2020-11-30) Moreira, Luciana Albuquerque; Souza, Jacqueline Aparecida de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
    Livro produzido pelo grupo de pesquisa "Informação na Sociedade Contemporânea", composto de treze capítulos distribuídos nas seguintes partes: 1. Comunicação científica e Estudos métricos; 2. Organização da informação e do conhecimento; 3. Informação, mediação e memória.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Percepção dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN sobre a biblioteca escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Carvalho, Gisely Karla de Medeiros; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; https://orcid.org/ 0000-0001-6303-2649; http://lattes.cnpq.br/0556869951716866; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Souza, Jacqueline Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8939049222796130; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307
    Investiga a percepção dos mediadores de leitura em relação à biblioteca escolar e ao letramento informacional. O estudo apresenta questões pertinentes às bibliotecas escolares, aos mediadores de leitura que atuam nelas, aos conhecimentos sobre a Lei 12.244/2010, que trata da universalização das bibliotecas escolares no Brasil, e sobre desenvolvimento do letramento informacional no ambiente escolar. A pesquisa, que possui caráter descritivo e segue a metodologia de abordagem indutiva, coletou dados de dezessete mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim (Rio Grande do Norte) por intermédio de questionário. Os resultados traçam o perfil desses profissionais, sua atuação e interesses na biblioteca escolar, bem como mostram que são os mediadores de leitura que administram esses espaços informacionais no município, mas reconhecem que não têm o domínio das técnicas de competência bibliotecária e que, por isso, cogitam trabalhar com profissional formado em biblioteconomia. Por fim, considera-se que a pesquisa atingiu o seu propósito e que pode render estudos adicionais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Periódico científico eletrônico: análise das suas especificidades
    (Biblioteconomia, 2012) Barbosa, Patrícia Severiano; Souza, Jacqueline Aparecida de
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM