Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Jéssica Natália de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Efeitos socioculturais da prática do futebol para alunas do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Souza, Jéssica Natália de; Surdi, Aguinaldo Cesar; Maia, Mayara Cristina Mendes; Tinôco, Rafael de Góis
    Este estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos socioculturais da prática do futebol para as meninas participantes do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (PROFESP), através da análise das respostas do questionário aplicado e entrevista em grupo focal realizada com as alunas. Ao todo, 6 (seis) meninas, com faixa etária entre 13 (treze) e 18 (dezoito) anos, que estão no programa há pelo menos 2 (dois) anos, participaram da pesquisa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Como resultados, foi visto que o futebol é um fenômeno sociocultural de grande influência na vida das alunas, capaz de provocar mudanças significativas no que diz respeito aos seus vínculos sociais, aos locais frequentados por elas e na relação das mesmas com seus familiares, assim como também foram identificados discursos de preconceitos que permeiam a prática do futebol pelas garotas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Natação nos contextos do esporte de rendimento, de participação e educacional: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-15) Souza, Jéssica Natália de; Pinto, Priscila
    Este trabalho tem como objetivo geral discutir a experiência vivenciada como professora de natação sobre diferentes dimensões do esporte: Participação, educação e rendimento e suas estratégias metodológicas, levando em conta os contextos do esporte de rendimento, participação e educacional. A partir da vivência prática, buscou-se compreender quais estratégias podem ser utilizadas para atender, de forma eficaz, alunos com diferentes interesses dentro de um mesmo grupo. A pesquisa, configurada como um relato de experiência, analisa as percepções docentes sobre os perfis e motivações dos alunos, discutindo abordagens metodológicas capazes de promover um ambiente inclusivo e estimulante para todos. Os resultados revelam que a adaptação das estratégias de ensino, com atividades lúdicas para iniciantes e propostas técnicas para os mais avançados, favoreceu o engajamento e a evolução dos participantes. A flexibilidade metodológica permitiu equilibrar o desenvolvimento pessoal, a socialização e o prazer pela prática com a preparação para o rendimento esportivo, respeitando os objetivos individuais. Observou-se, ainda, que a prática regular da natação contribuiu para o fortalecimento da autoestima, da confiança e das habilidades motoras dos alunos. O estudo reforça a importância de práticas pedagógicas diversificadas na natação escolar e sugere, para futuras experiências, a incorporação de avaliações mais sistemáticas e pesquisas comparativas que aprofundem a compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM