Navegando por Autor "Souza, Jéssica Natália de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Efeitos socioculturais da prática do futebol para alunas do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Souza, Jéssica Natália de; Surdi, Aguinaldo Cesar; Maia, Mayara Cristina Mendes; Tinôco, Rafael de GóisEste estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos socioculturais da prática do futebol para as meninas participantes do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (PROFESP), através da análise das respostas do questionário aplicado e entrevista em grupo focal realizada com as alunas. Ao todo, 6 (seis) meninas, com faixa etária entre 13 (treze) e 18 (dezoito) anos, que estão no programa há pelo menos 2 (dois) anos, participaram da pesquisa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Como resultados, foi visto que o futebol é um fenômeno sociocultural de grande influência na vida das alunas, capaz de provocar mudanças significativas no que diz respeito aos seus vínculos sociais, aos locais frequentados por elas e na relação das mesmas com seus familiares, assim como também foram identificados discursos de preconceitos que permeiam a prática do futebol pelas garotas.TCC Natação nos contextos do esporte de rendimento, de participação e educacional: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-15) Souza, Jéssica Natália de; Pinto, PriscilaEste trabalho tem como objetivo geral discutir a experiência vivenciada como professora de natação sobre diferentes dimensões do esporte: Participação, educação e rendimento e suas estratégias metodológicas, levando em conta os contextos do esporte de rendimento, participação e educacional. A partir da vivência prática, buscou-se compreender quais estratégias podem ser utilizadas para atender, de forma eficaz, alunos com diferentes interesses dentro de um mesmo grupo. A pesquisa, configurada como um relato de experiência, analisa as percepções docentes sobre os perfis e motivações dos alunos, discutindo abordagens metodológicas capazes de promover um ambiente inclusivo e estimulante para todos. Os resultados revelam que a adaptação das estratégias de ensino, com atividades lúdicas para iniciantes e propostas técnicas para os mais avançados, favoreceu o engajamento e a evolução dos participantes. A flexibilidade metodológica permitiu equilibrar o desenvolvimento pessoal, a socialização e o prazer pela prática com a preparação para o rendimento esportivo, respeitando os objetivos individuais. Observou-se, ainda, que a prática regular da natação contribuiu para o fortalecimento da autoestima, da confiança e das habilidades motoras dos alunos. O estudo reforça a importância de práticas pedagógicas diversificadas na natação escolar e sugere, para futuras experiências, a incorporação de avaliações mais sistemáticas e pesquisas comparativas que aprofundem a compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes.