Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Gustavo Henrique Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    O cinema como modelo de treinamento: um estudo empírico em alunos de pós-graduação em administração (lato-sensu)
    (Revista de Administração IMED, 2013) Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Costa, Antonio Carlos Silva; Lima, Nilton Cesar; Martins, Elvis Silveira
    Este artigo analisa as preferências e perspectivas de alunos de pós-graduação em administração (Lato-Sensu) acerca de mediadores cinematográficos em processos de treinamento baseando-se em fundamentos cognitivos. Em formato empírico, a metodologia baseou-se em um caráter descritivo, de cunho quantitativo, pela aplicação de um questionário semiestruturado. Verificou-se que o alunado pesquisado optou pelo gênero Drama como preferido, provavelmente, segundo a literatura, pelo apelo emocional. Em contrapartida, o tipo de lme Documentário teve preferência do alunado na utilização em treinamentos. Apesar de lmes serem muito utilizados nos ambientes educacionais, torna-se evidente a não existência de estudos sistemáticos quanto à criação de métodos específicos para uso deste recurso
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
    (Universidade Federal de São Carlos, 2019-05-09) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Lima, Nilton Cesar; Souza, Gustavo Henrique Silva de
    Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Development of new products in a veterinary chemical company
    (IJECM Pub UK, 2014) Queiroz, Jamerson Viegas; Penedo, Antonio Sergio Torres; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Lima, Nilton Cesar; Silveira-Martins, Elvis; Costa, Antonio Carlos Silva; Silva, Thiago Emídio Esteves da
    Demands for greater work capacity and increasing competition in various sectors of Brazil economy, is leading to urge of making techniques and processes continuously efficient. Within moderns business, the development of new products and processes is highlighted as differential in environment competitiveness at organizational and global levels. In Brazil, although these are becoming more frequent, studies on the development process of new products has newness conceptual in implementation of the economic sectors/large industrial. This shows the need for research that takes into consideration the factors considered impactful addressed by business institutions and practices used by them in the development process of new products. Thus, this study has an interest in presenting the process of new product development in a company that operates with veterinary chemical products. Study is aimed at identifying the responsible factors for the prominent business success and financial of products developed by that company
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Diferenças nos preços do etanol hidratado no mercado brasileiro
    (Custos e Agronegócio Online, 2015) Queiroz, Jamerson Viegas; Lima, Nilton Cesar; Penedo, Antonio Sergio Torres; Furukava, Marciano; Souza, Gustavo Henrique Silva de
    O propósito do presente estudo é investigar a formação de preços do etanol hidratado no mercado brasileiro de combustíveis. O processo metodológico envolveu a regressão linear múltipla e a Anova. Pela regressão linear múltipla os resultados mostraram que os preços são formados significativamente pelos preços pagos ao produtor, distribuidora e custos de produção. Pela Anova, os resultados comprovaram também que a região Centro-Oeste foi a única que consolidou a vantagem do uso do etanol hidratado. Nesse sentido, uma reflexão estendida dos resultados permitiu analisar que a vantagem do uso do etanol hidratado na região Centro-Oeste, decorre de variáveis como frota, bases de distribuição, tributos, produção específica e número de usinas produtoras
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Gestão energética e inovação sustentável: a formação de preço da energia eólica no estado do Rio Grande do Norte
    (Revista de Administração e Inovação, 2014) Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Lima, Nilton Cesar; Silveira-Martins, Elvis
    O cenário energético mundial nos últimos anos tem passado por um processo de mudança devido ao aumento dos preços dos combustíveis fósseis e dos impactos ambientais, impelindo inúmeros investimentos e estudos em energia eólica. A isso, o estado do Rio Grande do Norte tem recebido diversos investimentos, com a construção de novos parques eólicos na região, tendo em vista, este ter o maior potencial eólico do Brasil, que por sua vez tem fomentado o setor com políticas específicas à produção de energia renovável. Nesse sentido, o seguinte artigo tem por objetivo desenvolver um modelo de formação de preço da energia eólica no estado do Rio Grande do Norte no processo de gestão energética dessa inovação sustentável. Em formato teórico-empírico, por uma metodologia exploratória e explicativa, encontraram-se resultados que evidenciam e definem as principais variáveis que interferem no preço da energia eólica, sendo estas: os custos com equipamentos, os incentivos governamentais e o formato brasileiro de competitividade dos leilões de energia elétrica
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Marketing approach of brazilian wind energy sector
    (Universidad Alberto Hurtado. Facultad de Economía y Negocios, 2013) Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Lima, Nilton Cesar; Penedo, Antonio Sergio Torres; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Costa, Antonio Carlos Silva
    Prospects for the wind energy market have proposed changes of focus to managerial issues. The objective of this article is to map the specific market factors from Brazilian wind energy industry, in order to develop reflections and considerations on the subject, towards to the managerial, strategic and commercial development of the sector. Through an exploratory methodology in empirical format, and by a SWOT analysis of Telescopic Observations Strategic Framework, were found results that show funding and grants determined by Brazilian government, as the big question of the wind energy industry marketing, allowing the economic viability of wind energy projects. Further, it appears that the wind energy industry is eager to investments and has great potential for new business, but there are problems within the producing companies which that have to be assessed, such as the competitiveness capability, the high equipment costs, the installation locations limitations and lack of specialized employees with specific skills and capacities
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Marketing Informal: um modelo de comercialização pautado em jeitinho brasileiro, informalidade e empreendedorismo
    (Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2014) Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Lima, Nilton Cesar
    No Brasil, vendedores de rua e comerciantes ambulantes, atualmente reconhecidos como microempreendedores, comumente, vêm desenvolvendo em mercados informais estratégias de marketing não convencionais, isto é, com características de intuição, improviso e ilegalidade. Admiravelmente, essas estratégias de comercialização têm demonstrado bons resultados de vendas, pondo em evidência a seguinte questão: Que tipo de marketing é esse, que não está nos handbooks de marketing e é negligenciado pelos principais autores da área? Partindo desse problema, esse estudo tem o objetivo de propor um modelo explicativo para esse fenômeno de “marketing”, fundamentado teoricamente e dentro de bases empíricas, à luz de teorias que abordam a composição psicológica do Jeitinho Brasileiro, a cultura da Informalidade e o Empreendedorismo. Assim, propõe-se um conceito que preenche uma lacuna por sobre as teorias tradicionais de marketing existentes
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Materials management: a reverse logistics case of agrotoxics empty containers in a sugar and alcohol company
    (European Scientific Journal, 2013-09-30) Queiroz, Jamerson Viegas; Pereira Junior, Humberto dos Santos; Cortez, Renan Marcelo; Penedo, Antonio Sergio Torres; Lima, Nilton Cesar; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Silva, Thiago Emidio Esteves da; Martins, Elvis Silveira
    With the advances in today's chemical pesticides, global agriculture has become extremely productive, which, from another point of view, brought many environmental problems, especially in relation to damage caused by pesticides and the improper disposal of their packages. Brazil, on the other hand, holds the world record in the collection and recycling of empty pesticides containers, which could only be configured within a process of compromise among all stakeholders: from the manufacturers of pesticides to the farmer (or rural enterprise). The objective of this study was to analyze the measures taken from storage, to transportation, and to collection posts of empty pesticides containers, by a large Brazilian sugar and ethanol company. The methodology has adopted of an exploratory nature within a qualitative approach, through a semi-structured interview with the logistics and material manager of the company investigated. It was found that the company follows a strict process of handling empty containers of pesticides, following the standards and laws of the country, aiming to achieve the ISO14000 certification, for the social compromise to the community in which it operates
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Measuring the economic cost of hydrated ethanol by the EVA®: a case study in the São Martinho Mill, in Brazil
    (Canadian Center of Science and Education, 2014-04-24) Bruno Júnior, Vicente; Alves, Renata Danielle Sousa; Lima, Nilton César; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    The aim of this paper is to evaluate and measure the economic costs of hydrated ethanol during the periods from 2004 to 2012 in the São Martinho Mill (a large Brazilian company) by the EVA® (Economic Value Added) approach. We adopted as initial conception the economic costs of hydrated ethanol towards their respective sectoral economic aspects, so as to clarify the EVA® among the levels of investment versus the capital cost employed. For this, it was applied a quantitative metric within of an exploratory approach adopted in the studies by Saito, Savoia and Angelo (2011). Results offer reflections that the São Martinho Mill is in a situation of economic value aggregation and emphasize the importance of adequacy of capital costs from the year 2012 in order to align the metric and also allow the assessment of investments and achieve economies of scale by the optimizing of the production cost, enabling the real perception of the assessment by the shareholders on an analysis of the next cycle of the EVA® performance. Results also allow us to infer the importance of parametric consideration of the capital cost, and moreover, in parallel, reinforce the need to understand the structure of the operational cost, hence the need for a new approach to the opportunity capital cost
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Medição de desempenho: avaliando o sistema de uma instituição de ensino do RS
    (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013-08-01) Queiroz, Jamerson Viegas; Silveira-Martins, Elvis; Lima, Nilton Cesar; Penedo, Antonio Sergio Torres; Souza, Gustavo Henrique Silva de
    Este trabalho busca avaliar os atributos dos sistemas de medição de desempenho de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. A metodologia baseou-se em pesquisa quantitativa com amostra intencional, onde as informações foram coletadas por meio de questionários respondidos pelo corpo administrativo. Observou-se que o ponto crítico do sistema de medição de desempenho reside na baixa participação dos colaboradores na definição dos indicadores, por outro lado, a integração dos sistemas com os objetivos dos diversos setores foi o atributo com o maior realce positivo. O estudo destaca-se por abordar um tema específico e explorar suas características, contribuindo para a literatura, gerando suporte as decisões gerenciais e ampliando os horizontes para novas pesquisas. Por fim, o presente artigo procura reduzir a fronteira entre o tema avaliação de desempenho e estudos organizacionais
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Multivariate analysis for the choice and evasion of the student In a higher educational institution from southern of Santa Catarina, in Brazil
    (Anadolu University, 2014-12-01) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Samohyl, Robert Wayne; Queiroz, Jamerson Viegas; Lima, Nilton Cesar; Souza, Gustavo Henrique Silva de
    This paper aims to develop and implement a method to identify the causes of the choice of a course and the reasons for evasion in higher education. This way, we sought to identify the factors that influence student choice to opt for Higher Education Institution parsed, as well as the factors influencing its evasion. The methodology employed was the use of multivariate statistics to identify the factors that contribute to the process investigated. The research method was the case study of a community educational institution from Southern Santa Catarina, in Brazil. Results show that the factors that influence the choice of the Higher Education Institution are the infrastructure for the development of education, and also for the development of research and extension activities, as well as highlight the possibility of the student attending the course chosen and pursue their professional activities
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM