Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Francisca Luana da silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    “Encontra-me um tesouro?”, o Pequeno Príncipe visita a terra: jogos, brincadeiras e literatura nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Souza, Francisca Luana da silva; Silva, Francielly Coelho da; https://lattes.cnpq.br/8109474468710942; Ignácio, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Ribeiro, Wagner Leite; https://lattes.cnpq.br/2622014367423112
    Este relato de experiência tem por objetivo abordar a aplicação de uma proposta de ensino voltada para a literatura infantil atrelada a jogos e brincadeiras em uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta foi elaborada com base nas teorias de estudiosos do desenvolvimento da criança, Piaget e Vygotsky, que explicam como a criança se desenvolve cognitiva e socialmente, a partir de vivências com o simbolismo dos jogos e das brincadeiras. Além disso, os estudos de Cosson, sobre letramento literário, e de Amarilha, sobre literatura infantil, também embasam a proposta de ensino, que foi aplicada em uma escola pública de Major Sales, município do Rio Grande do Norte. A pesquisa possui natureza bibliográfica e caráter qualitativo por estar baseada em autores do campo da pedagogia e os estudos literários, se caracterizando também uma pesquisa. A partir dos estudos, das vivências e das análises, constatou-se que, de fato, os jogos e as brincadeiras contribuem para o processo de aprendizagem das crianças bem como cooperam para o seu desenvolvimento interacional e pessoal. Diante dos resultados obtidos, faz-se necessário maiores estudos sobre essa temática, tendo em vista a importância e a relevância do tema no contexto educacional e social das crianças.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM