Navegando por Autor "Souza, Bárbara Araújo Gomes e"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Grupo Tons de Vida: teatro como promoção de saúde mental durante a pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Medeiros, José Eduardo Pereira de; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Bárbara Araújo Gomes e; Souza, Mayra Montenegro deEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal, a organização e análise da experiência e do aprendizado que tive durante os dois anos que participei do projeto de extensão intitulado “Grupo Tons de Vida: oficinas artísticas, teatro popular e saúde mental na cidade a partir do Centro de Convivência e Cultura de Natal/RN”. Esta atividade foi desenvolvida no período da pandemia do COVID-19 (2020-2021) e, apesar dos desafios do ensino remoto e posteriormente, do retorno ao presencial obedecendo os protocolos de segurança, me permitiu entender como “professor-artista”, a importância da arte, mais especificamente do teatro, na promoção de saúde física, mental e fortalecimento da autonomia em indivíduos que apresentam algum tipo de deficiência psíquica.Dissertação A tríade movimento-imagem-memória no percurso de criação de uma atriz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-29) Souza, Bárbara Araújo Gomes e; Lopes, Melissa dos Santos; ; ; Lewinsohn, Ana Caldas; ; Almeida, Verônica Fabrini Machado de;O presente trabalho busca rastrear o percurso e as potencialidades da imaginação no processo de criação do espetáculo “Retalhos”, um monólogo inspirado na vida e no universo particular da minha avó materna, que há anos tem lidado com a perda de memória. Nesse processo, a imaginação atravessa dois elementos essenciais ao meu trabalho de atriz: a memória, enquanto (re)criação, e o movimento corporal. Esses três elementos estabelecem uma dinâmica, que se torna a base para a criação do espetáculo, e que eu denomino de tríade do movimento-imagemmemória. Essa investigação teórico-prática parte dos registros de alguns dos meus diários de trabalho realizados no processo criativo do espetáculo “Retalhos”. A reflexão teórica é acompanhada de alguns princípios da Somática e dos procedimentos desenvolvidos pelos atores e encenadores-pedagogos russos Constantin Stanislávski e Michael Chekhov.