Navegando por Autor "Souza, Ana Beatriz Oliveira de"
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TCC Escola Vila Verde: centro educacional Waldorf(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Souza, Ana Beatriz Oliveira de; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; https://orcid.org/0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; Teixeira, Rubenilson Brazão; https://orcid.org/0000-0001-8472-9197; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908; Ramos, Henrique Sérgio Macedo; http://lattes.cnpq.br/8303060359035122O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens e crianças, influenciando não apenas seu desenvolvimento acadêmico, mas também suas habilidades sociais e emocionais. Tanto a qualidade do ensino quanto a infraestrutura das escolas são elementos-chave que moldam a experiência educacional dos estudantes. No entanto, considerando a atual crise na educação brasileira, que revela falhas no modelo de ensino tradicional associado a uma educação mecanicista, há uma demanda crescente por metodologias alternativas. A relevância do tema reside na necessidade de repensar o sistema educacional brasileiro, atualmente avaliado por indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que apontam para resultados insatisfatórios, gerando questionamentos sobre os métodos e as formas de avaliação dos alunos. Essa realidade se apresenta como um desafio significativo para a educação nacional, evidenciando a necessidade de repensar as abordagens pedagógicas adotadas. A pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner, se destaca ao proporcionar uma abordagem que valoriza o desenvolvimento integral do aluno, promovendo uma educação mais humanizada, unindo o lúdico, a natureza e o contato com as artes como instrumento de aprendizado. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola pública de ensino infantil e fundamental, para atender crianças de 4 a 14 anos de idade, na Vila de Ponta Negra, Natal/RN, com base na pedagogia Waldorf. Considerando que a área de estudo enfrenta uma carência de infraestrutura educacional pública, evidenciada pela escassez de vagas em creches e escolas, além das condições precárias nas instituições existentes, a proposta surge como uma oportunidade para atender às demandas educacionais da região. Além de ampliar a oferta de vagas, esse método pedagógico, centrado no desenvolvimento do aluno, oferece uma abordagem que se contrapõem ao modelo de ensino tradicional. Como objetivos específicos, busca-se (i) identificar como os fundamentos da pedagogia Waldorf podem ser aplicados no planejamento de ambientes educacionais; (ii) identificar a compatibilidade, possíveis divergências e alinhamentos entre as exigências legais para o planejamento de ambientes educacionais e os princípios da pedagogia Waldorf; e por fim, (iii) identificar as principais características da arquitetura antroposófica e sua influência no planejamento dos espaços escolares para um ambiente de aprendizagem alinhado aos princípios pedagógicos das escolas Waldorf. Como resultado, o trabalho apresenta o projeto, em nível de estudo preliminar, de uma escola Waldorf, organizada em blocos independentes com formas orgânicas e elementos naturais, com um núcleo central que integra os setores e as áreas verdes.