Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Amarílis da Guia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Criança família e educador: estratégias de adaptação na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Souza, Amarílis da Guia; Oliveira, Maria Patrícia Costa de; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Batalha, Esthephania Oliveira Maia
    O presente trabalho tem por objetivo, compreender e refletir sobre princípios e aspectos que norteiam a importância que a instituição educativa infantil deve tratar o processo de adaptação da criança na faixa etária entre um ano e onze meses e três anos de idade na educação. O locus de pesquisa deu-se na Creche Municipal de Educação Infantil Maria de Fátima Araújo, localizado na cidade de Acari/RN. Discutimos e examinamos algumas questões teóricas e estudos de campo acerca do ingresso de bebês e crianças pequenas na creche. Em particular, a problemática de separação das crianças dos pais/responsáveis e da adaptação delas num ambiente educacional, além do planejamento realizado para que tudo ocorra de maneira esperada. Demonstrar a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança na formação das estruturas cognitivas para a aprendizagem e a capacidade de continuar aprendendo é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, frisando que a importância dos educadores não é a de estar somente com a criança na creche para cuidar, mas também para educar. Através da realização deste trabalho, tendo como base uma entrevista de campo realizada com alguns pais/responsáveis e educadoras da instituição, observamos que é possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para os bebês/crianças, além de uma educação que será porta de ingresso para sua formação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM