Navegando por Autor "Souza, Alba Yung Sook Shin de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ludicidade, jogos e gamificação no ensino de piano: mapeando saberes e práticas no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Souza, Alba Yung Sook Shin de; Gomes Filho, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; http://lattes.cnpq.br/3414350046685083; Holanda, Joana Cunha de; http://lattes.cnpq.br/0283849472198089; Camargo, Fernando Emboaba de; https://orcid.org/0000-0003-4491-3197; http://lattes.cnpq.br/9263257736346586O presente trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da ludicidade, do uso de jogos e da gamificação no ensino de piano no Brasil. Foi motivado pela experiência da autora com o uso de jogos em sala de aula e pela necessidade de ampliação de conhecimentos visando aprimoramento de sua prática pedagógica. Como ferramenta para a obtenção de dados, recorremos à revisão de literatura, adotando o recorte temporal entre os anos de 2015 e 2024. Os dados foram coletados nos anais dos congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Concluiu-se que, embora a ludicidade e o uso de jogos sejam temáticas recorrentes, a gamificação ainda é um tema escasso nas pesquisas em música no país. Assim, o trabalho contribui para ampliar a compreensão sobre o tema e incentivar novas investigações no campo da pedagogia do piano.